Natividade tem crescimento de 81% no Ideb

Município alcança melhor 3ª melhor nota do estado do Rio de Janeiro e melhor nota histórica no Ideb do Ensino Fundamental

Os dados do Ideb 2019 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados na terça-feira pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação (MEC), mostraram um crescimento de 81% na nota de Natividade nos anos finais do Ensino Fundamental, comparado ao resultado de apenas dois anos atrás. A nota de 3.1 no índice de 2017 passou para 5.6 em 2019, ultrapassando a meta estipulada para o município (4.9).

Natividade também ultrapassou a média nacional da rede pública para essa etapa de ensino (do 6º ao 9º ano), que foi de 4.5. Somente 23,1% dos municípios brasileiros atingiram a meta proposta (5.0). Em 23 estados, menos da metade das cidades tiveram boa avaliação nesta etapa. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o município também apresentou aumento e ultrapassou a meta estipulada: a nota subiu de 5.1 para 5.6.

A secretária de Educação do município, Paula Ferreira dos Santos, conta que a melhora é resultado do investimento que vem sendo feito nas escolas municipais desde o início de sua gestão. “Nós tivemos que implementar uma seriedade no nosso trabalho pedagógico desde a construção do currículo com o professor até a forma de trabalhar com o aluno. Trabalhamos em uma perspectiva interacionista, que coloca o aluno como protagonista da aprendizagem, que leva isso pra realidade dele, e esse interacionismo nós consolidamos agora com o Sistema de Ensino Aprende Brasil para poder firmar ainda mais a nossa proposta pedagógica, que tenho certeza que, dentre outros fatores, foi um fator primordial alcançarmos esse resultado”, expõe.

O Ideb foi criado em 2007 e está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. O Ideb é obtido por meio da nota do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e da taxa de aprovação escolar, sendo divulgado a cada dois anos.

Para Damila Bonato, gerente de marketing e produto da Editora Aprende Brasil, esses números são resultado de um bom investimento e gestão educacional apropriada em conjunto com os docentes. “A partir do momento que a escola tem amparo pedagógico e bons materiais didáticos, o estudante começa a sentir a diferença – e isso reflete nos resultados”, afirma Damila, que destaca também a média acima da nacional dos municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que alcançaram a avaliação média de 6.0, considerando as duas etapas do Ensino Fundamental, frente à 5.1 dos municípios brasileiros.

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 275.000 alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Share:

Latest posts

Health insurance card
Recorde de reclamações contra planos de saúde acende alerta no Judiciário
foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Health insurance card
Recorde de reclamações contra planos de saúde acende alerta no Judiciário
I Congresso Nacional de Direito Médico e da Saúde do IMKN analisa desafios do setor e propõe soluções...
Saiba mais >
foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >