Faturamento é sinal de recuperação após crise causada pela pandemia de covid-19
Página após página, a indústria gráfica começa a se recuperar depois de uma crise sem precedentes causada pela pandemia de covid-19 ao longo dos últimos anos. A Posigraf, gráfica do Grupo Positivo e uma das maiores da América Latina, comemora, um crescimento de 56% nas vendas. Os números são favoráveis de qualquer ângulo e se referem às impressões, faturamento e produção.
De acordo com o diretor-geral da Posigraf, Gilberto Alves, esses resultados de 2022 representam uma clara recuperação em relação ao balanço de 2021, por exemplo. “Ficamos muito satisfeitos por ver que o mercado está não apenas se recuperando, mas também conseguindo quebrar recordes”, celebra. Ele se refere à quantidade de giros de impressão, calculados em bilhões. Cada giro de impressão gera 16 páginas prontas. Em 2022, a Posigraf teve 7,56% de aumento nos giros de impressão, em comparação com o ano anterior, com um total de mais de 16 bilhões de páginas impressas.
Além disso, houve aumento, ainda, no faturamento da empresa. Enquanto, em 2021, o faturamento foi de R$ 274 milhões, no ano passado essa soma chegou a impressionantes R$ 429 milhões. “Faturar mais é apenas uma consequência do imenso esforço das nossas equipes para viabilizar um número cada vez maior de páginas impressas. Não adiantaria nada crescer sem ter a capacidade de absorver esse crescimento, então se trata de uma operação conjunta”, explica.
O resultado positivo vai na contramão do que foi registrado pela indústria gráfica brasileira no último ano. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), houve queda de 2,7% na produção em 2022. O relatório da Abigraf detalha que “o desempenho negativo da Indústria Gráfica em 2022 foi influenciado pelas perdas do segmento de Atividades de Impressão (que inclui, por exemplo, livros, revistas, cartões magnéticos, impressos para fins promocionais diversos e de segurança), que registrou redução de 4,4%, enquanto o segmento de Embalagens (que inclui cartuchos, caixas, sacolas, sacos e bolsas de papel impressas) registrou contração de 2%”. No entanto, no mesmo período, o segmento de produtos de papel, que abrange agendas, cadernos e etiquetas adesivas teve um crescimento de 2,5% em comparação a 2021.
Projeção positiva também para 2023
Para manter o cenário positivo, as metas para 2023 já foram estabelecidas sobre os resultados de 2022. Depois de um crescimento expressivo no último ano, os executivos da Posigraf projetam que, ao longo do ano, a gráfica conseguirá crescer outros 6%. “Estamos trabalhando sobre uma base que já é muito forte, que é o resultado do ano passado. Mesmo assim, nosso objetivo é manter o crescimento e fechar o ano com mais motivos para comemorar”, finaliza.
Excelência em materiais gráficos
Fundada há 50 anos, a Posigraf tem, hoje, 52 mil metros quadrados e é responsável pela impressão dos mais variados tipos de material gráfico. Além das demandas do Grupo Positivo, a marca atende a pedidos de outros mercados. As tecnologias e insumos empregados nos processos são resultado da constante formação dos profissionais que atuam na Posigraf, que viajam o mundo para trazer o que há de mais recente na indústria. Já em 1995, liderou pela primeira vez o ranking da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), nos segmentos promocional e editorial, posição em que se mantém até hoje. A Posigraf é a primeira empresa brasileira do segmento de impressão de livros e revistas a se tornar Aterro Zero, ou seja, a zerar a destinação dos resíduos para aterros sanitários.