Municípios se engajam para melhorar a educação pública

[flgallery id=764 /]

22 municípios da Grande Florianópolis realizam, até o final do ano, estudos e ações coletivas para melhorar o ensino público municipal

Em articulação conjunta e inédita no sul do Brasil, municípios de Santa Catarina estão buscando soluções para melhorar a qualidade do ensino público. Em reuniões periódicas, os representantes da Educação de cidades da região da grande Florianópolis traçaram um raio-x dos desafios e potencialidades de cada município e do território. Entre as metas traçadas e que já estão sendo colocadas em prática, estão ações visando o aumento da aprendizagem (proficiência) e correção do fluxo escolar .
O Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) é uma iniciativa da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), com o ativo envolvimento das prefeituras envolvidas, Instituto Positivo e parceiros da iniciativa privada, o trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Educação é dividido na investigação dos desafios, das potencialidades e na troca coletiva de experiências para solucioná-los. O projeto iniciou em julho de 2015 em 22 municípios da região da grande Florianópolis.
Como parte do projeto, o primeiro encontro coletivo com os atuais secretários de Educação aconteceu em Florianópolis, na última terça-feira (21), e reuniu mais de 60 representantes dos municípios participantes. A apresentação da metodologia do programa e dos avanços das quatro metas propostas foi o grande objetivo do evento. Além disso, o encontro foi marcado pela apresentação da parceria com o Instituto Ayrton Senna para a Meta 2 (corrigir o fluxo de alunos que tem distorção entre a faixa etária e a série que frequentam). A gerente Executiva do Instituto Ayrton Senna, Inês Kisil Miskalo, apresentou as soluções educacionais que poderão ser aplicadas nos municípios para o fortalecimento e a aceleração da aprendizagem dos alunos em defasagem idade/ano escolar.
 
Resultados
Após o diagnóstico, o estabelecimento  das metas e da criação do calendário para executar as ações, as ações previstas começaram a ser colocadas em prática. Foram definidas quatro metas, três das quais já estão em andamento. No ano passado, para o cumprimento da primeira meta (compreender as dificuldades para os alunos assimilarem o conhecimento repassado em sala de aula), os secretários optaram por aplicar uma avaliação externa, em larga escala, nos moldes da Prova Brasil. A ação envolveu 18 mil alunos de 20 municípios participantes.
Como segunda meta, foi detectada a necessidade de corrigir o fluxo de alunos que apresentam distorção entre a faixa etária e a série que frequentam. Até o final de 2017, o ADE GRANFPOLIS quer reduzir a média geral do território de distorção idade/ano de 12,3% para 8%.
O projeto estabeleceu ainda, como terceira meta, a criação de um documento contendo referenciais técnicos que contribua para viabilizar a análise e a implementação, pelas prefeituras, do 1/3 da hora-atividade para os professores.
Com elaboração prevista para este ano, a quarta meta engloba o desenvolvimento de um programa de avaliação institucional que permita diagnosticar a organização e o funcionamento dos sistemas municipais de ensino.
“Para além das metas encaminhadas e alcançadas, conquistamos, acima de tudo, confiança mútua e um ambiente de forte comprometimento e colaboração. Podíamos até ter divergências de opinião, mas, ao final, partilhávamos de propósitos comuns. Por essas razões, é motivo de orgulho para nós, do Instituto Positivo, participar deste processo, que tem no diálogo e no foco da qualidade da educação os seus principais ativos”, afirma Eliziane Gorniak, diretora executiva do Instituto Positivo.
“O ADE permitiu aos municípios da Grande Florianópolis enxergar a realidade da região por meio do diagnóstico realizado. Também permitiu aos municípios perceber que, juntos, podem desenvolver ações mais complexas e com menores custos, compartilhando inclusive recursos humanos. O programa possibilitou aos 22 municípios o compartilhamento de dificuldades e a busca de soluções conjuntas. Nesse trabalho, formou-se uma rede de trocas e de construções coletivas que já apresenta resultados, como a avaliação em larga escala”, ressalta Mário Fernandes, secretário municipal de Educação de Águas Mornas e líder eleito do ADE/GRANFPOLIS.
O Instituto Positivo atua como facilitador no processo de implantação dos regimes de colaboração entre as secretarias municipais de Educação por meio de uma metodologia estruturada e voltada para a melhoria do sistema educacional. Coube à GRANFPOLIS articular e mobilizar os municípios e seus secretários da Educação para executar a metodologia proposta. Foi eleito também um secretário de educação que representa os demais no ADE para dialogar com todos os participantes e propor ações que facilitem na busca conjunta de soluções. Empresas, ONGs e representantes da sociedade civil entram como apoiadores das ações de melhoria.
“Fizemos um profundo diagnóstico nos 22 municípios, o que nos despertou para perspectivas e grandes desafios e vem direcionando o nosso trabalho territorial. São muitos os desafios a serem enfrentados. No entanto, nossa consciência nos anima e motiva para que as transformemos em expectativas para um futuro de melhor qualidade de vida para nossas crianças”, afirmou Antão Antônio David, assessor de Educação da GRANFPOLIS.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >