Secretários municipais e equipes de Educação das 22 cidades que integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis se reuniram, na quarta-feira (7), para olhar de forma coletiva, dialogar, pensar estrategicamente e observar os pontos de melhoria para a Educação do território. O objetivo é realizar um diagnóstico voltado para a gestão educacional como um todo, com a finalidade de fortalecer, ainda mais, uma das missões da educação básica que éaos preceitos, às prioridades e às evidências de um trabalho que busca alcançar a equidade, ou seja, a garantia da oportunidade para todos.
Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Cristiane da Fonseca, o trabalho segue algumas etapas, sendo a primeira delas o diagnóstico, que passa pela análise dos dados populacionais e de matrículas, bem como a comparação entre eles, além da análise financeira e de aprendizagem. “Queremos trabalhar com foco na principal necessidade do território no momento. Por isso, faremos o diagnóstico do território como um todo para identificar o que é comum. A partir desse diagnóstico será possível elencar a meta e estabelecer os projetos a serem desenvolvidos em Regime de Colaboração entre os municípios para o triênio 2021-2023”, destaca.
O trabalho está sendo desenvolvido com apoio do Instituto Positivo, parceiro da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), em Santa Catarina, que, em uma articulação pioneira, lançou em 2015 o primeiro ADE do sul do país. O debate continua no próximo dia 19, em nova reunião agendada para desenvolvimento do diagnóstico.