Mês da Mulher: setor automotivo vivencia ascensão feminina

Com crescimento de 19,4% de representatividade nas indústrias e 23,1% no comércio de automóveis, mulheres conquistam espaço num setor tradicionalmente masculino

O público feminino vem ganhando destaque nas mais variadas áreas a cada ano que passa, incluindo a indústria e o mercado automotivo. A presença feminina no setor teve um aumento significativo na última década. De acordo com um estudo realizado pela Data OLX Autos, o envolvimento das mulheres no segmento cresceu quase 3%, nos últimos 6 anos. Segundo a avaliação, que utilizou informações da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e dados atualizados do mercado de trabalho formal, a força de trabalho feminina no mercado automobilístico era de 16,8% em 2011. Dez anos depois, essa participação  subiu para 19,4%. A pesquisa também revelou um leve aumento da presença feminina no setor de comércio de automóveis. De 22,6% em 2011, passou para 23,1% em 2021.

Apesar da participação feminina no comércio de automóveis ser maior do que na indústria automotiva, há uma grande diferença quando comparada ao comércio em geral, onde as mulheres representam 44,1% do total de postos de trabalho, um percentual mais próximo da divisão populacional do país.

O setor, majoritariamente ocupado por homens, vem evoluindo ano a ano. Linda Rossi Oliveira, consultora de Vendas na Concessionária Ford Slaviero, de Curitiba, relembra alguns desafios: “Com certeza, ainda temos barreiras que precisamos enfrentar para avançar, pois há quem pense que as mulheres não entendem de carros. Ainda bem que, aos poucos, o cenário está mudando”.

Crescimento e importância da mulher

Mesmo com o preconceito enfrentado no passado, Linda e a também consultora de Vendas da Ford Slaviero Flávia Alves Machado Rosa acreditam que as mulheres tendem a ganhar cada vez mais espaço na área. “Aos poucos, o público feminino vem crescendo e conquistando o mercado, ao ocupar cargos de liderança. Com o passar dos anos, vamos conquistando nosso lugar, com muito profissionalismo, superando o preconceito”, relata Flávia. Segundo ela, o tabu vem sendo quebrado nos últimos anos. “Nós mostramos que entendemos muito de carros e temos uma sensibilidade apurada para entender as demandas do consumidor.”.

A presença feminina vai além de inspirar outras mulheres a ingressarem no setor automotivo. “Não é à toa que elas ocupam cargos diversos, desde desenvolvimento, engenharia, gestão e pesquisa, até pintura e reparos. Caminhamos a passos largos rumo a maior diversidade e igualdade de oportunidades no mercado de trabalho”, finaliza Flávia.

Sobre a Ford Slaviero

Há quase 80 anos no mercado automotivo, a Ford Slaviero é uma das concessionárias de veículos mais tradicionais e sólidas do mercado, sendo revenda Ford com maior tempo de mercado em Curitiba. Os clientes podem contar com as facilidades oferecidas no comércio de veículos 0km, seminovos multimarcas, peças e serviços especializados. Mais informações: fordslaviero.com.br.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >