Mercado Municipal recebe feira de jovens empreendedores neste sábado

Projeto faz parte do programa Miniempresa, da Junior Achievement Paraná

Neste sábado, 26 de outubro, o Mercado Municipal de Curitiba recebe a 22.ª Feira das Miniempresas, das 8h às 18h. O evento, promovido pela Junior Achievement (JA) Paraná, reúne estudantes do Ensino Médio que participam do programa Miniempresa, uma ação voltada a incentivar o espírito empreendedor entre jovens. 

Na feira, mais de 200 estudantes entre 15 e 17 anos, de dez escolas de Curitiba, apresentam os produtos desenvolvidos ao longo da formação empreendedora. Quatro dessas equipes são formadas por alunos do Colégio Positivo, das unidades Boa Vista, Ambiental, Hauer, Ângelo Sampaio e Positivo International School. As demais equipes participantes incluem alunos do Colégio Estadual Dom Orione, Colégio Estadual Dirce Celestino do Amaral, Colégio Estadual Ivo Leão, Colégio Estadual Santa Cândida (CESC), Fundação Weiss Scarpa e Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná.

Os jovens empreendedores vão exibir e comercializar os produtos criados ao longo do projeto, celebrando os esforços realizados durante o processo de formação. A feira oferece uma oportunidade única para as miniempresas demonstrarem o conhecimento adquirido no decorrer do programa, que, em parceria com instituições educacionais públicas e privadas envolve 255 estudantes neste ano no estado do Paraná.

A diversidade e a energia do Mercado Municipal proporcionarão às equipes do Programa Miniempresa uma experiência comercial autêntica, permitindo que vivenciem o cotidiano de um ambiente de negócios bem-sucedido. As equipes foram orientadas por 17 profissionais voluntários e contaram com o apoio de um professor em cada colégio. Ao longo de 13 encontros semanais, totalizando 36 horas de atividades, os estudantes participaram de uma imersão empreendedora. A formatura dos alunos está prevista para novembro, marcando o encerramento desse intenso processo de aprendizado.

Conheça algumas das miniempresas

  • Nu Air

Um grupo de 24 alunos do Colégio Positivo – Boa Vista criou a miniempresa Nu Air, responsável pelo desenvolvimento de um colar difusor de aromas, uma ideia que se destacou na votação da escolha dos produtos. O colar permite a aplicação de perfumes ou óleos essenciais diretamente no acessório, por meio de um tecido no pingente, unindo estética e funcionalidade. Os estudantes ressaltam a satisfação de trabalhar em equipe e o sucesso nas atividades como uma forma de reconhecimento. “Estamos conseguindo ter êxito nas atividades, o que já é, por si só, um grande reconhecimento para nós”, afirma o estudante João Vitor Cimatti Pereira.

  • Prendi

A miniempresa Prendi, composta por 25 alunos do Colégio Positivo – Jardim Ambiental e Hauer, desenvolveu um gancho portátil que alia funcionalidade, design prático e consciência ambiental. A estudante Juliana Collaço de Melo conta que o grupo superou desafios na criação do protótipo graças à colaboração entre os membros e se envolveu em atividades sociais, como doações e voluntariado. Para a equipe, o maior reconhecimento é o aprendizado e os resultados obtidos. “É uma experiência excepcional, que possibilita o desenvolvimento de novas habilidades e a conexão com pessoas inspiradoras”, ressalta Juliana.

  • Pet Forever

Formada por 20 alunos do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, a miniempresa Pet Forever criou um porta-retrato pet que oferece uma experiência interativa, permitindo incluir a marca da pata junto à foto, além de funcionar como um suporte para chaves. Byanca Vendramin destaca que o produto tem como objetivo valorizar memórias e fortalecer vínculos afetivos com os animais de estimação. Os alunos veem a participação no programa Miniempresa como uma oportunidade valiosa para se prepararem para o empreendedorismo, apontando que o maior reconhecimento é a satisfação dos clientes e a chance de representar a miniempresa em uma feira internacional.

  • Tekohá

Matheus Tebet da Rocha Leal é o presidente da miniempresa Tekohá, formada por 28 alunos do Positivo International School, que desenvolveu aromatizadores inspirados na aromaterapia, unindo bem-estar e sustentabilidade. O grupo enfrentou o desafio de apresentar o produto de forma atraente, optando por frascos de vidro e embalagens sustentáveis, refletindo seu compromisso com o meio ambiente. Com aromas de lavanda e capim-limão, os aromatizadores buscam proporcionar uma experiência sensorial que conecta os consumidores à rica biodiversidade brasileira. Matheus destaca que participar do programa Miniempresa tem sido transformador, promovendo aprendizado sobre empreendedorismo e trabalho em equipe.

O Programa Miniempresa

A iniciativa da Junior Achievement permite que alunos do Ensino Médio vivenciem a realidade do mundo dos negócios. O Programa Miniempresa é caracterizado pela abordagem prática, que envolve a criação de uma empresa simulada e o aprendizado de conceitos de empreendedorismo. Os estudantes criam produtos ou serviços, aprendem a gerenciar finanças, trabalham em equipe e vendem suas ideias, assumindo papéis como diretores, gerentes de vendas, diretores financeiros e outros cargos típicos de uma empresa real. 

Todo o processo é orientado por mentores experientes, frequentemente profissionais das áreas de negócios e gestão. O programa culmina com o Prêmio Miniempresa, que reconhece as equipes que se destacaram em categorias como inovação, criatividade, desempenho financeiro, liderança, trabalho em equipe e sustentabilidade. O Prêmio Miniempresa representa um marco importante na construção de um futuro mais empreendedor, criativo e sustentável.

Sobre a Junior Achievement Paraná

A Junior Achievement (JA) Paraná faz parte de uma das maiores e mais impactantes ONGs para jovens no mundo. A organização promove educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo” e foi pioneira em levar conhecimentos de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho aos jovens da América Latina. Já impactou 800 mil jovens em mais de 150 municípios do Estado, envolvendo 200 escolas e mil voluntários. Presente em mais de 100 países, a JA está há quatro décadas no Brasil, com mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem oferecidas, apoiadas por 207,8 mil voluntários. Em 2022, a Junior Achievement Worldwide foi reconhecida pelo quarto ano consecutivo como a 6ª ONG mais influente do mundo pela thedotgood e indicada ao Prêmio Nobel da Paz por três anos consecutivos.

Serviço:

22.° Feira das Miniempresas da Junior Achievement (JA) Paraná

Dia: 26 de outubro, das 8h às 18h

Local: Mercado Municipal de Curitiba (Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro)

Entrada gratuita

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >