Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios para o corpo, como melhoria da saúde cardiovascular, aumento da resistência e fortalecimento muscular, a corrida é fundamental na promoção da saúde mental. Em primeiro lugar, ela serve como uma poderosa ferramenta de combate ao estresse e à ansiedade.

Durante uma corrida, o corpo libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer. Essas substâncias ajudam a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade. Além disso, correr permite que os indivíduos se desconectem temporariamente das preocupações do dia a dia, oferecendo um momento de introspecção e reflexão.

Segundo o coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo e coordenador técnico da UPX Sports, Zair Cândido, por meio da prática da corrida, é possível impulsionar a produção dos hormônios associados à felicidade. “É um benefício não apenas para o corpo, mas também para o bem-estar emocional. A atividade física promove uma série de processos fisiológicos, como a melhoria da circulação e da oxigenação dos tecidos, destacando-se como uma ferramenta eficaz para o cuidado integral da saúde”, explica o especialista. 

Recentemente, o Senado aprovou a Lei 14.831, que criou o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental. Trata-se de uma honraria a ser dada pelo governo federal a empresas que adotem critérios de promoção da saúde mental e do bem-estar de seus colaboradores. No mundo corporativo, muitas empresas estão adotando a prática da corrida como forma de promover a qualidade de vida entre os colaboradores, o que impacta diretamente na produtividade, redução de faltas e na rotatividade de funcionários. Nesse sentido, uma empresa de São Paulo patrocinou e incentivou seus funcionários a participarem da The Bull Run, uma corrida de rua do ecossistema financeiro. Os resultados foram extremamente positivos. Para a gerente financeira da Tecnobank, Michele Ferreira de Vasconcelos, essa corrida foi um divisor de águas em sua vida. “Sempre sonhei em correr, e agora, ao realizar esse sonho, percebo que posso continuar progredindo com dedicação. A paixão pela corrida representa minha vitória sobre o sedentarismo que me afetava há quatro anos”, exalta Michele. 

O engenheiro DevOps, Rodrigo Pastro de Biagi, destaca o incentivo da empresa como um diferencial em sua busca pela saúde mental. “Para mim, a corrida é uma válvula de escape para o estresse, um momento íntimo e pessoal para refletir sobre o dia e me preparar para tomar novas decisões. Saber que a Tecnobank incentiva seus colaboradores a uma melhor qualidade de vida me conquistou completamente. Mal posso esperar para participar de mais corridas”, enfatiza.

A advogada Leslie Gabriela conta que, com o apoio do marido, começou a correr e não parou mais. “Ele me acompanhava no surf e eu o acompanhava na corrida. Enquanto ele já acumulava 12 meias maratonas, rumando para sua primeira maratona, eu comecei com distâncias mais curtas, treinando 3 km, depois 5 km, até chegar aos 10 km. Agora, estou me preparando para minha primeira meia maratona de 21 km”, relata.

Além disso, a corrida é uma oportunidade para cultivar resiliência e autoconfiança. Superar os desafios físicos e mentais envolvidos na prática fortalece a mente, auxiliando os corredores a lidar melhor com os obstáculos da vida cotidiana. Cada passo dado é uma prova de determinação e força de vontade, alimentando um sentimento de realização pessoal e autoestima.

Por fim, a corrida estimula a mente, melhorando a clareza mental, a concentração e a capacidade de tomada de decisão. Durante uma corrida, os corredores podem experimentar momentos de insight e criatividade, encontrando soluções para problemas ou desafios enfrentados em suas vidas pessoais e profissionais.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >