Maurício de Sousa: “Crianças e jovens precisam desde cedo adquirir consciência financeira”

Com série de gibis e desenhos animados sobre Educação Financeira, o criador da Turma da Mônica fala sobre a importância desse aprendizado começar cedo e de forma lúdica

Com revistas publicadas em mais de 80 países, a Turma da Mônica, criação do desenhista e escritor Mauricio de Sousa, já encantou milhares de leitores, atuando, inclusive, em defesa de muitas causas. Dentre elas, está a importância de desenvolver desde cedo, nas crianças, a consciência financeira. Segundo ele, esse é um trabalho que deve ser realizado em parceria entre família e escola, a partir de exemplos e estímulos. 

E quando se trata de aprendizagem voltada aos pequenos, nada melhor que ensinar de forma lúdica. Uma parceria de Mauricio com o Sicredi rendeu uma série especial de quadrinhos com o tema Educação Financeira para crianças, além de desenhos animados da Turma da Mônica abordando o assunto. Os desenhos podem ser vistos no canal oficial do Sicredi no YouTube.

Quando questionado sobre por que abordar um tema como esse nos quadrinhos, Mauricio destaca que, atualmente, as crianças compartilham seus conhecimentos e experiências com os pais, resultando em uma saudável troca familiar. Se elas aprendem algo, logo passam para os adultos. “Ao aprenderem sobre educação financeira, além de se prepararem bem para o futuro, já ensinam aos pais sobre os cuidados que precisam ter com o dinheiro”, explica o autor.

Ele defende também ser fundamental que os pais conversem sobre o tema com as crianças e adolescentes. “É uma via de mão dupla. Aprendemos muito com nossos filhos, mas também devemos ensinar. Sempre procurei dizer para os meus filhos o que poderia ou não comprar para eles. Nossa família era humilde e não sobrava dinheiro para muitos pedidos. Depois, quando fiquei em uma situação melhor, comecei a trabalhar com as mesadas e dei dicas de como deveriam gastar para aproveitarem melhor e não desperdiçarem. Acho que aprenderam alguns ensinamentos. Hoje, não consomem além do que podem comprar e todos mantêm hábitos simples”, afirma.

Para Mauricio, faltam aos brasileiros informações para que consigam entender melhor  alguns pontos sobre como administrar seus ganhos. “O principal deles é: não gaste mais do que recebe. Tudo isso precisa ser passado de forma simples – e não na linguagem de mercado. Por isso é tão importante que esses conhecimentos comecem a ser trabalhados junto às crianças, por família e escola, a partir de estímulos lúdicos”, acrescenta.

O pai da Turma da Mônica destaca que os pais devem sempre conversar com os filhos sobre os “nãos” que eles receberão pela vida. “Isso deve começar na infância quando pedem algum brinquedo caro, por exemplo. Saber mostrar para eles que precisam poupar para poder comprar algo mais dispendioso, mostrar que o dinheiro vem do trabalho e, por isso, tem que ser valorizado (e não gasto com bobagens), ser criterioso ao comprar um produto fazendo pesquisa de onde tem a melhor oferta, e assim por diante. Crianças e jovens precisam saber desde cedo como resolverem problemas que seus pais já enfrentam e que eles enfrentarão por toda a vida. Os quadrinhos e as animações que desenvolvemos sobre o tema ajudam para que essas informações cheguem de forma correta e direta para todos. Assim, as crianças têm acesso à informação de maneira lúdica e prazerosa, diferente da obrigação de decorar um conteúdo, normalmente estranho à sua realidade e ao seu vocabulário”, enfatiza.

O autor é um dos convidados do 1º Congresso da Conquista “Educação 4.0: conectando tradição e inovação”. Mauricio de Sousa ministra, no dia 28 de maio, às 18h, a palestra “Como trabalhar a Educação Financeira de forma lúdica em casa e na escola”.  O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo link https://comunicacao.conquistaeducacao.com.br/congresso-da-conquista .

Serviço:

Congresso da Conquista – Educação 4.0: conectando tradição e inovação

Palestra com Mauricio de Sousa – “Como trabalhar a Educação Financeira de forma lúdica em casa e na escola”

Data: 28 de maio

Horário: 18h

Inscrições:  pelo link https://comunicacao.conquistaeducacao.com.br/congresso-da-conquista 

Sobre a Conquista Solução Educacional

A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação e futuro que integra a família, a escola e a comunidade. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 1700 escolas de todo o Brasil utilizam a solução. 

Share:

Latest posts

Divulgação Shopping Palladium Curitiba
Campanha de Dia das Mães no Shopping Palladium Curitiba marca lançamento de nova ação com itens colecionáveis exclusivos
DSC03129-1-
Robô com inteligência artificial que otimiza processos logísticos terá demonstração inédita no maior evento do setor na América Latina
monitoramento-maraba
Aracaju recebe totens para garantir maior segurança na cidade

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Shopping Palladium Curitiba
Campanha de Dia das Mães no Shopping Palladium Curitiba marca lançamento de nova ação com itens colecionáveis exclusivos
Brinde da primeira ação pode ser completado em futuras datas comemorativas A campanha de Dia das Mães...
Saiba mais >
DSC03129-1-
Robô com inteligência artificial que otimiza processos logísticos terá demonstração inédita no maior evento do setor na América Latina
Multinacionais WEG e Senior Sistemas expõem resultados do AMR WEG integrado ao WMS da Senior na Intermodal...
Saiba mais >
monitoramento-maraba
Aracaju recebe totens para garantir maior segurança na cidade
Dez equipamentos da Helper Tecnologia estão sendo instalados em pontos estratégicos da capital A integração...
Saiba mais >
neo
Parkinson pode afetar muito mais do que movimentos; casos devem crescer consideravelmente
Dificuldade em realizar tarefas simples, como escovar os dentes, pode levar a complicações graves. Estudos...
Saiba mais >