Era uma vez um ritual que nasceu no berço e nunca mais se perdeu. Não é história da carochinha: estimular a leitura desde a primeira infância é mesmo uma forma de criar um hábito para a vida toda. Nas páginas dos livros infantis moram aventuras e descobertas capazes de transformar o futuro das crianças.
Para a coordenadora de evolução de conteúdo do Sistema Positivo de Ensino, Anna Baratieri, contar histórias é um ritual tão antigo quanto a história da humanidade. “Foi, e ainda é, por meio das histórias que promovemos a manutenção das nossas heranças culturais. Por termos nos afastado um pouco da prática de contar histórias de cabeça, a leitura nos permite acessar um mundo que extrapola o real”, afirma. É nessas histórias que o ser humano pode exercitar sua imaginação, viver aventuras, conhecer realidades distantes e até mesmo falar sobre temas complexos.
Dessa forma, incentivar o hábito da leitura não serve apenas para desenvolver bons leitores, mas também para ajudar a ampliar o repertório das crianças. Quanto mais os pequenos lêem, mais chances têm de se tornar bons exploradores, curiosos, pessoas que consideram novas hipóteses e possibilidades. Por isso, esse incentivo precisa ser dado mesmo antes que eles sejam formalmente alfabetizados.
“As crianças aprendem e crescem com muita velocidade e o desenvolvimento da linguagem atua como catalizador desse crescimento. Mas, mesmo antes disso, a leitura já pode fazer parte da rotina das crianças, ajudando a criar vínculo emocional com seus cuidadores e a expandir seu universo”, destaca a especialista. Além das habilidades de interpretação e ampliação de conhecimentos, a leitura também tem um papel importante no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e cultural. O contato constante com os livros aumenta o vocabulário, potencializa o desenvolvimento da fala e melhora o rendimento escolar.
Páginas físicas em um universo virtual
Um dos desafios mais significativos, na sociedade contemporânea, é continuar encantando as crianças pelos livros, mesmo frente ao tentador apelo dos meios digitais. Jogos eletrônicos, redes sociais, filmes e séries disponíveis por streaming estão constantemente disputando a atenção dos pequenos com as páginas de papel. Mesmo assim, diz Anna, é possível criar novas gerações de leitores. “As crianças aprendem muito por observação. A leitura é um hábito que também se desenvolve por meio de prática constante. Ao observar as pessoas ao seu redor lendo, a criança pode desenvolver interesse pela leitura.”
Ela explica que o estímulo visual de observar outra pessoa lendo é tão importante quanto a maneira como se promove a leitura. “Para a criança, se a leitura for conduzida como um momento de brincadeira, a atividade ganha mais significado. Nesse sentido, a leitura se transforma em diversão e interação”, detalha. E é por essa razão que os pais e professores devem evitar recompensar a leitura com tempo de tela, por exemplo. Isso faz com que a criança associe o ato de ler a uma tarefa qualquer que precisa ser cumprida ao longo do dia.
Páginas do futuro
Estimular a leitura entre crianças é, por fim, uma maneira eficaz de garantir um futuro melhor para o planeta. É por meio dela que se inicia uma jornada de desenvolvimento pessoal e intelectual. “Nesse processo, a criança passa a interagir, questionar e interpretar o mundo de forma mais ativa e autônoma, pois detém as habilidades necessárias para participar do mundo letrado”, lembra Anna. O contato com as experiências de outras pessoas é, ainda, uma chance de refletir, planejar e agir, ao mesmo tempo desenvolvendo habilidades como a empatia e a generosidade para com os outros. “Por isso, a leitura contribui para que as crianças se tornem cidadãos melhores, pois dá a elas diferentes perspectivas e, também, autonomia para viver de forma mais consciente”, finaliza.
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Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.