Lição de cidadania social e ambiental leva alimentação saudável à comunidade de Piraquara

[flgallery id=669 /]
Ideia simples, responsabilidade social, alimentação saudável e educação ambiental resumem o projeto Horta Cidadã, desenvolvido por alunos do Colégio Cidadão do Amanhã, de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba (PR), sob a coordenação da professora de biologia e mestre em bioética Flávia Roberta Amend. A iniciativa foi apresentada no II Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras, realizado pela Editora Positivo, e conquistou o primeiro lugar no júri popular da Feira Virtual de Ciências do Portal Educacional Positivo.
Tudo começou em março de 2016, quando Flávia sugeriu à sua turma trabalhar com um projeto interdisciplinar, que envolvesse aspectos sociais e ambientais, para melhorar a qualidade de vida dos moradores no entorno do colégio por meio do consumo de vegetais e legumes produzidos e doados pelos estudantes. “Os estudantes aceitaram a ideia na hora, com muito carinho”, lembra. “Pretendemos aproximar a comunidade do convívio escolar, conscientizar sobre a importância de uma alimentação equilibrada e ensinar os pais ou responsáveis como utilizar os alimentos de forma integral numa oficina de culinária de reaproveitamento”, explica a professora. O projeto já conta com 12 canteiros com plantação de alface, espinafre, couve, salsa e tomate cereja. A colheita tem beneficiado 30 famílias que moram no Jardim Primavera, e a intenção é ampliar o número de pessoas neste ano.
Mãos na terra
A equipe do projeto é formada pelos alunos Caroline Santos de Souza, Elinéia da Rosa Cordova, Gabriel José Barão Jess, Laura de Freitas Belão, Laura Catarina Ribeiro de Melo, Rodrigo Cesar de Almeida Cristofolli e Sibele Marques Schmitz. Todos se envolveram desde o começo do projeto: limparam o terreno cedido pelo colégio, prepararam os canteiros usando garrafas pets, adubaram a terra preta com húmus de minhoca. A água para irrigação das plantas foi coletada diretamente da chuva por uma cisterna e galões de água. Para tornar o solo mais fértil, a equipe desenvolveu uma composteira. E para aproveitar melhor o espaço também foi preparada uma horta vertical.
O estudante Gabriel Jess afirma que a experiência tem sido muito gratificante. “No início não tínhamos noção de que o projeto iria tomar a proporção que acabou tomando. Fico muito feliz em saber que conseguimos atingir a meta principal que era poder ajudar pessoas da comunidade”, observa. Para ele, o melhor momento de todo o processo foi a entrega dos alimentos. “Foi prazeroso ver o sorriso no rosto das crianças quando ganharam uma simples cabeça de alface. Percebi que realmente estávamos fazendo a diferença ali”.
A sensação de dever cumprido também é compartilhada pela aluna Caroline Santos de Souza. “Participar do projeto fez com que cada um dos integrantes crescesse e amadurecesse. Tenho muito orgulho de fazer o bem ao próximo e ser exemplo para as pessoas”, ressalta. Segundo ela, o resultado foi sensacional. “Ajudamos pessoas, ensinamos e fomos ensinados”, observa. No momento da entrega de alimentos, Caroline percebeu que valeu a pena cada esforço. “O sorriso das crianças fez valer por todas as dificuldades que enfrentamos e superamos. A lição mais importante que vamos levar com a gente é sempre fazer o bem ao próximo”, afirma.
 
Sobre a Editora Positivo: fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino  e com o Conquista. Cerca de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >