Last mile: smart lockers chegam ao setor da saúde com desafio de entrega mais rápida e sustentável ao cliente

A relação entre empresas e consumidores está cada vez mais digital. Mas há um ponto desse relacionamento que não há como deixar de ser físico: a entrega. A chamada last mile é um dos grandes gargalos no processo logístico, já que demanda agilidade, redução de custos e zelo pelo meio ambiente. Estima-se que essa etapa entre o centro de distribuição e o consumidor representa cerca de 20% do custo de toda cadeia, principalmente num momento de combustíveis nas alturas. Uma saída encontrada inicialmente por grandes marcas do varejo foram os smart lockers. Esses pontos físicos de retirada praticamente excluem a possibilidade de desencontro entre entregador e destinatário ao automatizar o processo de pick up.

Pesquisas feitas antes da pandemia já demonstravam que os smart lockers em grandes centros urbanos podem trazer redução de até 70% nas emissões de gases de efeito estufa, até 70% no tempo de trabalho humano e até 35% nos custos da entrega. E a estratégia, que está totalmente alinhada à grande tendência ESG, agora chegou a um dos setores mais demandados durante a pandemia: o da saúde. Na Neodent, indústria de implantes dentários com sede em Curitiba (PR) e distribuição nas principais capitais do país, o projeto tem alcançado resultados além do esperado.

Os equipamentos, instalados com o objetivo de oferecer mais conveniência nas entregas para o cliente final, têm otimizado a experiência da retirada de pedidos nas lojas físicas. O sistema está disponível nas lojas de Curitiba (PR), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Recife (PE), Florianópolis (SC) e Salvador (BA), e devido ao grande número de dentistas que aderiram à modalidade, a empresa tem a meta de expandir para outras filiais que possuem alto movimento e fluxo de loja. Só em 2022, mais de 10 mil entregas haviam sido realizadas nesse novo modelo, atendendo 3.700 clientes que normalmente eram atendidos por vendedores em loja. Em Curitiba mais de 80% dos pedidos retirados em loja foram entregues por meio dos lockers, em Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife esse número chega a 50%.

Retiradas em poucos segundos

As retiradas, que antes levavam de cinco a sete minutos, sem considerar filas, reduziram para, em média, 30 segundos. “Em dias de maior movimento na loja, o cliente podia ficar até 30 minutos esperando só para retirar o pedido. Com essa tecnologia, tivemos um ganho expressivo para nossos clientes e para nossa equipe, que passa a ter mais disponibilidade para atender outras pessoas que estão em loja procurando ajuda ou querendo conhecer nossos produtos”, conta diretor de operações da Neodent, Rodrigo Pascini.

A dentista Natalia Rafaela de Assis Costa é moradora da cidade de Contagem (MG), região metropolitana de Belo Horizonte, e costumava ter que ir até a loja na capital ou solicitar o serviço de motoboy, que, muitas vezes, aguardava de 40 minutos a uma hora para retirar o pedido. “Tenho utilizado o serviço desde que começou a funcionar e a vantagem tem sido, sem dúvida, a rapidez. Costumo fazer de três a quatro pedidos por semana e essa agilidade é muito vantajosa”, elogia.

Atualmente, os lockers são exclusivos para produtos de implantodontia e funcionam da seguinte forma: após a compra on-line, o cliente recebe um SMS com um código ou QR Code, e vai até a loja realizar seu autoatendimento no totem. Após registrar a assinatura digital, a porta abre e é possível retirar o produto. “Atingimos aquilo que queríamos: um modelo de entrega que alia eficiência e conveniência”, comemora Pascini.

Digitalização do estoque reflete na entrega 

Mas, para que o consumidor final receba seu produto com qualidade, outra importante área da logística que deve ser valorizada é a dos estoques. E foi pensando nisso que a indústria da área odontológica também criou o projeto PackID, que permite armazenar e monitorar em tempo real e a distância, todo o estoque das duas fábricas e das 19 filiais da empresa. “Tínhamos uma urgência de passar mais confiabilidade, tanto no processo interno da empresa, nas auditorias do nosso setor de qualidade quanto dos órgãos externos”, complementa o diretor de operações da Neodent.

Anteriormente, as temperaturas eram anotadas manualmente, exigindo alto esforço humano e controles físicos. Hoje, além de gerar um relatório de forma automática e instantânea, com certificação de uma assinatura eletrônica, a qual não é possível alterar, a tecnologia também é preventiva, soando um alarme caso a temperatura de algum produto suba ou desça, e possibilitando que o responsável tome uma providência imediata.

As 30 pessoas envolvidas nessa área são as mesmas de antes da digitalização, com a diferença que, agora, não precisam ficar exclusivamente focadas nesse monitoramento. Essa foi a forma encontrada para possibilitar que os colaboradores façam a própria gestão, criando um ambiente corporativo adaptável às necessidades da empresa e dos clientes.

“O gatilho para darmos início a procedimentos internos de melhoria, implantando plataformas digitais, foi a otimização do tempo e a agilidade dos processos. Nosso objetivo final sempre é chegar no melhor serviço ao nosso cliente, nunca abrindo mão da qualidade e segurança. O melhor é que grande parte destas ideias, vêm dos próprios colaboradores.”, conta Rodrigo Pascini.

Sobre a Neodent 

Fundada há 30 anos por um dentista e para dentistas, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Líder em implantes no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo, a Neodent oferece um portfólio completo de soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis. É responsável pela criação de produtos originais, como o Grand Morse e o Neodent Ceramic Implant System, entre outros que hoje estão presentes em mais de 80 países. O propósito da marca faz parte da cultura organizacional e do cotidiano dos seus mais de dois mil colaboradores, que trabalham com orgulho de pertencer à empresa. A inovação também faz parte também do DNA da empresa, assim como a constante busca por aprendizado e crescimento. 

A Neodent, que faz parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, acredita que a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores são a chave do sucesso, e o êxito da marca se deve aos seus produtos e soluções odontológicas de alta tecnologia, com excelentes resultados, que permitem que milhares de pessoas sorriam.

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