Irani avança na transformação digital com implementação de Sistema Digital de Controle Distribuído na unidade de Vargem Bonita

Projeto bem-sucedido foi conduzido pela Valmet e transforma a operação da empresa catarinense

A bem-sucedida implementação do Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD) na Irani Papel e Embalagem S.A. representa um marco importante na transformação digital na unidade de Vargem Bonita (SC). Conduzido pela Valmet, líder mundial no desenvolvimento, fornecimento de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, o projeto foi motivado pela necessidade de modernização e ampliação da produção e recuperação química nesta unidade. A implementação se destaca por ter sido realizada em um cenário de brownfield, substituindo os sistemas de controle (PLCs existentes) da linha de fibras e do sistema de evaporação existente, além da automatização da ETA/ETAC (estação de tratamento de água) e caustificação, sem interrupção das operações da planta. Isso comprova a eficácia, usabilidade, confiabilidade e performance do novo sistema. 

“O diferencial crucial para o sucesso do nosso projeto foi a sinergia exemplar entre as equipes da Valmet e da Irani durante a implementação. O resultado foi notável, com a entrega não apenas atendendo às expectativas do nosso cliente, mas também alcançando um marco vital de zero acidentes.”, relata Sérgio Bandeira Junior, Diretor de Operações de Automations Systems da Valmet. 

“Esse foi um dos principais investimentos, se não o mais importante, dos últimos anos da Irani. Focamos na sustentabilidade da empresa, e a Valmet foi escolhida por ser uma empresa confiável, com tecnologia alinhada ao nosso projeto”, explica Henrique Zugman, Diretor de Papel e Florestal da Irani. “Com o SDCD, conseguimos ter uma rastreabilidade das operações, identificar a causa de possíveis problemas e solucioná-los imediatamente. Com isso, a planta ganha mais disponibilidade e produtividade. Além de ser um controlador, o sistema armazena dados. Hoje, temos mais de 12.000 tags sendo vistoriadas historiados simultaneamente. O sistema nos proporcionou uma melhor operação, coordenação e gerência das atividades”, complementa João Santos, Gerente de Manutenção da Irani. 

O sistema Valmet DNA foi escolhido por sua interface intuitiva e interativa, facilitando a transição dos operadores para o novo sistema. Ele fornece uma interface de fácil entendimento para controles, análises, configuração e manutenção. A usabilidade intuitiva simplifica as operações e permite que os usuários gerenciem áreas de processo maiores com mais facilidade, tanto nas interfaces com o campo quanto nas redes de comunicação e serviços voltados ao funcionamento das estações de operação. A localização assertiva das remotas de campo proporcionou flexibilidade operacional e uma economia substancial de custos. 

Um dos pontos altos do sistema é a aquisição do historiador integrado da Valmet. Este recurso permite a aquisição e disponibilização dos dados de processo, que são apresentados aos operadores por meio de gráficos interativos e KPIs. Hoje no sistema da Irani temos próximo à 100% dos dados da planta historiados. Esses dados podem ser transformados em relatórios de produção detalhados e dashboards gerenciais, facilitando a centralização das informações e garantindo sua correta distribuição aos usuários. “Esta parceria ilustra a viabilidade de modernizações em ambientes industriais complexos e a importância da colaboração entre empresas nacionais e fornecedores globais de tecnologia”, conclui André Kakehasi, Diretor de Automation Systems da Valmet na América do Sul. 

“Outro fator importante da ferramenta é a capacidade de não ser apenas um sistema supervisório; há um historiador nativo que oferece diversos recursos. Não precisamos comprar outro software, gerar uma interface e contratar uma equipe de engenharia para desenvolver o historiador. A funcionalidade  está integrada na própria ferramenta, com dashboards e relatórios completos. Conseguimos unificar tudo em um único sistema que gera resultados a curto, médio e longo prazo”, finaliza Hernandez Camargo, Coordenador de Automação da Irani na unidade de Vargem Bonita.

Detalhes técnicos

A Valmet realizou uma entrega abrangente, que incluiu várias etapas cruciais em um projeto de implantação de SDCD. O escopo englobou o detalhamento e a concepção do sistema, a engenharia de desenvolvimento da aplicação, a manufatura dos painéis que compõem o SDCD, os testes de aceitação de fábrica de toda a aplicação e painéis, além da instalação do sistema na planta da Irani. Na sequência, foram realizados o comissionamento e partida do sistema e da planta.  Atualmente, todas as áreas de processos estão integradas em uma única plataforma, facilitando o acesso aos dados pelos usuários e incentivando a colaboração. O sistema de automação virtualizado Valmet DNA é uma solução orientada para o futuro, com capacidade de incluir facilmente extensões de aplicações de internet industrial.

Jornada de transformação digital

A implementação do novo DCS é um dos passos da estratégia da empresa para impulsionar seus negócios por meio da transformação digital. Zugman afirma que “estamos trabalhando no processo de digitalização da fábrica, como a implementação de controles avançados de processo (APC), para avançarmos nas aplicações relacionadas a Industria 4.0. Além disso também estamos analisando como utilizar componentes de interligência artificial para aumentar a autonomia e a confiabilidade da fábrica, tornando-a ainda mais competitiva”.

Sobre a Valmet: 

A Valmet possui uma base global de clientes em diversas indústrias de processo. Somos líderes globais no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia e, com nossas soluções de automação e controle de fluxo, atendemos uma base ainda mais ampla de indústrias de processo. Nossos mais de 19.000 profissionais em todo o mundo trabalham próximos aos nossos clientes e estão comprometidos em impulsionar o desempenho de nossos clientes – todos os dias. A empresa tem mais de 220 anos de história industrial e um forte histórico de melhoria e renovação contínuas. As vendas líquidas da Valmet em 2023 foram de aproximadamente 5,5 bilhões de euros. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki e sua sede fica em Espoo, na Finlândia.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >