Interesse em economia circular aumenta 135% em 2020

[flgallery id=3726 /]

Solução é usada para evitar esgotamento dos recursos naturais e está entre as estratégias para recuperação da economia pós Covid-19

O processo industrial baseado na extração, manufatura e descarte (economia linear), tem sido substituído pela reutilização dos recursos e resíduos em diversas etapas da produção. Conhecida como economia circular, esse modelo sustentável busca evitar o desperdício de matéria e o esgotamento dos recursos naturais pelas indústrias. 

Com a necessidade de recuperar a economia em meio à crise da Covid-19, surge o debate sobre os caminhos para alcançar tal melhora. Nesse cenário, a reutilização sustentável de insumos, em várias frentes, tem sido a grande aposta das empresas ao redor do mundo. Para se ter uma ideia dessa tendência houve um aumento de 135% nas buscas por ‘economia circular’ no Google em 2020, em comparação com 2019. 

Disposta a combater dois grandes desafios mundiais, como a falta de recursos naturais e as mudanças climáticas, a economia circular foi destacada pelo Fórum de Ministros do Meio Ambiente em fevereiro deste ano, na Coalizão de Economia Circular, um projeto que une governos da América Latina e Caribe para recuperar a economia por meio de um crescimento sustentável. 

Na Valmet, principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, a economia circular é parte integrante das soluções, seguindo a missão de converter recursos renováveis em resultados sustentáveis. Para o diretor de Estratégia, Qualidade e Marketing da Valmet na América do Sul, Pedro Ferraz Paciornik, a economia circular é parte integrante das soluções da empresa. “A economia circular é uma forma de construir um futuro sustentável para nós, para os nossos clientes e toda a sociedade. Por exemplo, as tecnologias da Valmet são projetadas para usar água e matérias-primas da forma mais eficiente possível e nossas tecnologias também permitem substituir os combustíveis fósseis por energias renováveis”, afirma. 

Por meio da economia circular, as empresas podem usar e recuperar energia, água e produtos químicos de forma mais eficiente, além de diminuir o desperdício, usando fluxos colaterais de produção de outras aplicações, processos ou indústrias. Paciornik explica que, na Valmet, essas tecnologias ajudam a levar a economia circular adiante. “Nossos processos permitem a conversão de resíduos em energia e nossos serviços de automação ajudam os clientes a utilizarem essas tecnologias por décadas – com grande retorno financeiro e menor impacto ao meio ambiente. Por meio de design modular das máquinas e da engenharia inteligente, possibilitamos que o equipamento tenha múltiplos usos. A manutenção bem planejada e as substituições ou conversões parciais podem prolongar significativamente a vida útil do equipamento, o que contribui para medidas sustentáveis na indústria”, exemplifica. 

Sobre a Valmet

A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Os serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

Em todo o mundo, a empresa finlandesa possui mais de 14 mil colaboradores diretos e, em 2019, as vendas líquidas foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A sede está localizada em Espoo, na Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, as unidades estão localizadas em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.

Share:

Latest posts

Health insurance card
Recorde de reclamações contra planos de saúde acende alerta no Judiciário
foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Health insurance card
Recorde de reclamações contra planos de saúde acende alerta no Judiciário
I Congresso Nacional de Direito Médico e da Saúde do IMKN analisa desafios do setor e propõe soluções...
Saiba mais >
foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >