[flgallery id=559 /]
Destinado a estudantes de baixa renda que estão cursando ou já concluíram o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas, o Cursinho Solidário oferece 410 vagas para um curso preparatório de vestibular, que inicia no dia 06 de fevereiro de 2017 e é isento de mensalidade.
Idealizado e coordenado há 14 anos, o Cursinho Solidário deu origem a ONG Formação Solidária e conta com a parceria do Curso Positivo, do Instituto Positivo, UTFPR, e de mais de 50 professores voluntário. A metodologia utilizada é a mesma do Curso Positivo e o material é subsidiado pela Editora Positivo, primeira empresa a apoiar o projeto. Do total de vagas, 300 são para aulas na sede do Curso Positivo, no Batel, e 110 na UTFPR, campus Centro. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h20 e aos sábados, das 7h30 às 12h.
Desde o início do projeto, em 2002, aproximadamente 3000 alunos passaram pelo Cursinho Solidário. O coordenador geral da Comissão de Seleção e Acompanhamento Formação Solidária, Elias Bonfim, comemora as aprovações nos vestibulares mais concorridos do Paraná. Em 2015, foram mais de 120 alunos que ingressaram na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também foram obtidos resultados em universidades de outros estados, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
De acordo com o coordenador, o curso de Medicina, um dos mais concorridos do país, teve aprovados na UFPR, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e na Universidade Positivo (UP), com bolsa de 100% pelo ProUni. Além disso, muitas bolsas integrais foram alcançadas pelos alunos em diversas instituições e cursos privados. Neste ano, o Cursinho Solidário já comemora o melhor resultado na 1° fase do vestibular da UFPR da história. São 186 estudantes que vão disputar uma vaga para o vestibular mais concorrido do Paraná. “O resultado expressivo e cada vez melhor tem uma grande representatividade e importância para o Cursinho Solidário, já que é fruto de todo o esforço dos alunos e parceiros”, afirma Bonfim.
As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser feitas até 30 de novembro pelo site www.cursinhosolidario.org.br. A seleção dos candidatos é realizada em duas fases: a primeira delas é uma prova de conhecimentos gerais com 48 questões, do primeiro e segundo anos do Ensino Médio, e acontece no dia 18 de dezembro. A segunda fase, que acontece nos dias 28 e 29 de janeiro, consiste em uma entrevista socioeconômica com assistentes sociais, que vão selecionar os candidatos com maior vulnerabilidade. Mais informações pelo telefone (41) 3234-2363.
Serviço
Cursinho Solidário
Inscrições até 30 de novembro de 2016
Primeira fase: 18 de dezembro de 2016
Segunda fase: 28 e 29 de janeiro de 2017
Início das aulas: 06 de fevereiro de 2017
Inscrições: R$ 50,00
Informações e inscrições: www.
Sobre o Instituto Positivo
Alinhado à estratégia de sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Grupo Positivo, o Instituto Positivo tem a Educação como foco prioritário. Ele articula e promove iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da educação básica do país, direcionando os seus investimentos para ações sustentáveis e estruturantes. O IP atua por meio de três frentes: Fortalecimento da Gestão Municipal para a Educação, Produção e Disseminação de Conhecimento e Mobilização Social Estruturada.