Acesso a bibliotecas, laboratórios e até a serviços básicos, como eletricidade, água, saneamento e telefone, interfere no aprendizado, dizem estudos
Laboratórios, bibliotecas, banheiros. Para além das salas de aula, a infraestrutura do restante da escola também tem um papel crucial para que estudantes de todas as idades aprendam adequadamente. A relação entre a infraestrutura e o aprendizado vai além da mera provisão de um espaço físico, envolve a criação de um ambiente que favoreça o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes.
No Brasil, de acordo com dados do Censo Escolar de 2023, apenas 52,5% das escolas possuem biblioteca. Quadras esportivas estão presentes em apenas 38,1% das instituições de ensino básico e os laboratórios são ainda mais raros: só 12,6% das escolas têm um. A qualidade da infraestrutura escolar afeta a equidade educacional. Escolas com instalações adequadas oferecem um ambiente propício para o aprendizado e a convivência social, contribuindo para a formação integral dos alunos. De acordo com o diretor-executivo da Tom Educação, Cesar Cunha, ter os recursos materiais adequados também contribui para a motivação dos estudantes. “Um dos grandes desafios do ensino no Brasil é lidar com as altas taxas de evasão escolar. Ter um ambiente preparado e bem equipado ajuda a aumentar o engajamento dos estudantes”, afirma.
A gestão eficaz da infraestrutura também é um fator determinante para o sucesso do ensino público brasileiro. Cuidar da manutenção dos espaços para que eles não se deteriorem com o passar do tempo é essencial. “Esse cuidado com o todo permite que todos os alunos brasileiros, estejam matriculados em escolas públicas ou privadas, tenham as mesmas oportunidades de aprendizado”, pontua o diretor-executivo do APG Gov, Isaac de Paula Carvalho. A infraestrutura escolar não pode ser vista apenas como um conjunto de instalações físicas, mas precisa ser encarada como um componente vital do sistema educacional. Investir em uma infraestrutura adequada é essencial para garantir que todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade e possam desenvolver todo o seu potencial.
Experiências de sucesso no Paraná
Por meio de uma projeto educacional do governo do Paraná, as duas escolas que receberam uma versão piloto do Programa Parceiro da Escola apresentaram melhorias significativas na infraestrutura, recebendo mais de 90% de aceitação da comunidade escolar.
No Colégio Estadual Anibal Khury Neto, no Paraná, os corredores, por exemplo, receberam telhas translúcidas para deixar entrar a luz natural, o que deixou os ambientes mais claros e seguros para todos, sem aumentar gastos para a gestão. Nas salas de aula, nova pintura e espaços modernizados facilitam o aprendizado e contribuem para a concentração dos alunos, nos laboratórios, as reformas estruturais e a modernização dos equipamentos possibilitaram que os estudantes tenham mais aulas práticas. Biblioteca, sala dos professores, cozinha e refeitório também foram devidamente modernizados. “Levantamos as principais necessidades da escola, no sentido de entender os impactos dessas melhorias para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Entendemos que, se o ambiente não está adequado, há um claro prejuízo no desempenho de professores e estudantes”, afirma Cunha.
Por sua vez, o Colégio Estadual Anita Canet ganhou áreas de convívio com mesas de xadrez e novos toldos nas passagens ao ar livre, para proteger do sol e da chuva. O laboratório de informática foi totalmente reformado e plotado e os banheiros ganharam portas e corredores também plotados. “Levantamos as principais necessidades das escolas, no sentido de entender os impactos dessas melhorias para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Entendemos que, se o ambiente não está adequado, há um claro prejuízo no desempenho de professores e estudantes”, afirma Carvalho.
Falta o básico
Saneamento básico ainda é um dos fatores que mais preocupam, quando o assunto é a qualidade da educação brasileira. Um levantamento feito pelo Todos pela Educação mostrou, por exemplo, que 59% das escolas de Educação Infantil não têm acesso à rede de esgoto. E até mesmo a água é raridade: 36% das escolas simplesmente não têm abastecimento de água.
A infraestrutura escolar é fundamental para o desenvolvimento educacional, especialmente na América Latina, onde há grande disparidade nas condições das escolas, quando se compara a rede pública e a rede privada. O Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) demonstra que a qualidade da infraestrutura escolar, incluindo o acesso a serviços básicos como eletricidade, água, saneamento e telefone, está fortemente associada aos resultados acadêmicos dos alunos em disciplinas como linguagem e matemática. “Observar esses indicadores é importante para compreendermos que priorizar a infraestrutura garante uma educação de mais qualidade para nossos estudantes. Focar nessas questões é fundamental para que todas as escolas possam oferecer condições adequadas para o aprendizado e o bem-estar dos alunos”, finaliza Isaac de Paula Carvalho.