Indústria 4.0 exige novo perfil de profissional

Nova revolução industrial deve chegar ao Brasil em Breve – e já faltam especialistas no mercado

A nova revolução industrial está aí e faltam profissionais capacitados para lidar com ela. Presente nos Estados Unidos, França e Alemanha, a indústria 4.0, como vem sendo chamada, envolve automação, controle e tecnologia da informação. Significa que num futuro próximo tudo estará interligado. “O big data interliga todas as fases de consumo e da indústria”, explica Ricardo Werner Arins, professor do curso de Automação Industrial do Centro Tecnológico Positivo.
Ele prevê que as novas tecnologias, responsáveis por “fábricas inteligentes” e pela mudança na indústria e consumo, devam afetar o mercado, em breve. Embora o Brasil ainda tenha dificuldades, principalmente na velocidade e qualidade na internet, a indústria 4.0 deve chegar num futuro próximo e já faltam especialistas no mercado. “As máquinas não vão substituir o homem. Comparando com o século XVI, temos cada vez mais gente na indústria. Existem hoje mais de 3 milhões de trabalhadores nas fábricas brasileiras. Os trabalhos manuais, do chão de fábrica, serão substituídos por mão de obra automatizada, mas isso vai gerar novas demandas. É preciso de talentos para lidar com elas. O caminho é que nos tornemos cada vez mais especialistas e isso gere empregos novos, principalmente na área de Automação Industrial”, pontua Werner.

Mas o que é a indústria 4.0?

A indústria 4.0 representa a quarta revolução industrial, que modifica padrões de produção, trabalho e consumo, em todo o mundo. A primeira – e mais conhecida historicamente, começou na Inglaterra, em 1700. Depois, foi com a adoção da energia elétrica e o petróleo, a partir de 1870. Em meados da década de 1940, após a Segunda Guerra Mundial, com o início da automação, deu-se a segunda revolução. “A diferença dos dias de hoje é a velocidade com que as mudanças estão acontecendo, num ritmo jamais visto”, ressalta Werner.
O termo indústria 4.0 foi cunhado em um projeto de estratégias do governo alemão para a tecnologia e usado pela primeira vez em 2011. Uma das características do novo modelo é que a indústria terá uma produção em menor escala e de forma mais personalizada, numa época marcada pela conectividade dos aparelhos, comunicações móveis, redes sociais e inteligência artificial. “A mudança de comportamento do consumidor já pode ser percebida no Brasil e envolvem a colaboração, a sustentabilidade, afirma Werner.
Um estudo da KPMG, intitulado Global CEO Outlook, destaca que os próximos três anos trarão consigo uma transformação sem precedentes, e que serão muito mais decisivos para a evolução da economia do que os 50 anteriores. De acordo com o professor Werner, num futuro próximo, as empresas poderão criar redes inteligentes ao longo de toda cadeia produtiva. As “fábricas inteligentes” terão autonomia para prever falhas e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção. No consumo, as empresas anteciparão as necessidades e desejos das pessoas, com base em informações coletadas nas mídias sociais.
 
Sobre o Centro Tecnológico Positivo – O Centro Tecnológico (CT) Positivo materializa, na Educação Superior, a excelência que o Grupo Positivo alcançou na oferta de educação. Para assegurar uma sólida formação profissional, com base nos valores do saber, da ética, do trabalho e do progresso, e adequada às exigências do mercado de trabalho, mantém parcerias com diversas entidades nacionais e internacionais. Fundado em 2009, o CT Positivo oferece Cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogos) objetivos, práticos e rápidos, com duração de dois a três anos, em cinco unidades: Batel, CIC, Ecoville, Hauer e Praça Osório. Entre os diferenciais do Centro Tecnológico Positivo estão a infraestrutura de ponta, com salas e laboratórios modernos e especializados; o corpo docente com experiência prática;  a oferta de disciplinas em formato modular; e os programas dos cursos construídos em parceria com empresas.

Share:

Latest posts

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tributo ao Dream Theater com músicos do Angra e Massacration chega a Curitiba
@mariizi.fotografia
Donavon Frankenreiter recebe menção honrosa em Curitiba
foto-uti-c1 (1) (1)
UTIs dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru estão entre as melhores do Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tributo ao Dream Theater com músicos do Angra e Massacration chega a Curitiba
Apresentação acontece no dia 19 de abril, às 22h, no Hard Rock Cafe Curitiba Um supergrupo formado...
Saiba mais >
@mariizi.fotografia
Donavon Frankenreiter recebe menção honrosa em Curitiba
Músico californiano desembarcou na capital paranaense para duas apresentações O cantor e compositor...
Saiba mais >
foto-uti-c1 (1) (1)
UTIs dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru estão entre as melhores do Brasil
Unidades de terapia intensiva das instituições do Grupo Marista se destacaram em avaliação que monitorou...
Saiba mais >
Créditos: Shopping Palladium Curitba
Shopping Palladium Curitiba promove chá encantado gratuito com Coelhinho da Páscoa
Evento conta com oficinas criativas e show temáticos, garantindo uma experiência mágica para toda família O...
Saiba mais >