[foogallery id=”7821″]
Pesquisa mostra que um a cada quatro estudantes do Ensino Médio possuem dúvidas quanto à graduação que querem cursar
Uma pesquisa da Universidade Positivo (UP), de Curitiba (PR), mostra que um a cada quatro vestibulandos ainda não escolheu a graduação que pretende cursar em 2019. O estudo foi feito com 4.331 estudantes inscritos para a Mostra de Profissões da UP, que acontece na próxima quarta-feira, 1° de agosto. Com mais de 50 cursos à disposição, a grande maioria dos estudantes optou por Medicina (9,91%). Em segundo lugar, vem o curso de Direito (8,22%) e, em terceiro, os indecisos (6,37%), que afirmaram ainda não terem escolhido o curso e, por isso, vão participar do evento.
Analisando mais detalhadamente os dados, a pesquisa mostra que 24% dos vestibulandos citaram cursos muito diferentes entre a primeira e a segunda opção, como Medicina e Engenharia Civil – ou Odontologia e Ciências Contábeis -, por exemplo. Para o reitor da UP, o economista José Pio Martins, essas dúvidas representam um grave problema para o Ensino Superior do país. “Dados divulgados recentemente dão conta de que metade dos ingressantes em cursos universitários em 2010 trocaram de turma, curso ou instituições, ou abandonaram o curso”, conta Martins.
Segundo ele, essa situação desemboca em problemas como a demora na qualificação profissional da população em condições de trabalhar; o desperdício de grande massa de força de trabalho, que fica desempregada ou subempregada, quando podia estar ajudando a produzir; o aumento dos gastos do governo com programas sociais e ajuda financeira aos desempregados; o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB); e o atraso na redução da pobreza. “Para o setor educacional em si, sobretudo no segmento das Instituições de Ensino Superior (IES), esse quadro representa ociosidade de vagas, ociosidade de investimentos, perda de capacidade lucrativa e necessidade de reorganizar suas estruturas e os cursos a serem ofertados”, explica o reitor.
Realizada desde 2001, a Mostra de Profissões da UP é esperada todos os anos por estudantes do Ensino Médio da capital e do interior do Paraná e Santa Catarina. Neste ano, espera receber mais de 7 mil alunos do Ensino Médio e esclarecer todas as dúvidas dos participantes, com o objetivo de auxiliá-los na escolha da profissão. Com entrada gratuita, o evento conta com inúmeras atrações para toda a família, como apresentações culturais, praça de food trucks, campeonato de games, estandes dos cursos e visitas guiadas pelo câmpus. Os estudantes que cumprirem cinco atividades específicas terão isenção na taxa de inscrição para o vestibular dos mais de 50 cursos da instituição. Mais informações e inscrições pelo site up.edu.br/mostra.
Serviço
Mostra de Profissões UP 2018
Data: quarta-feira, 1° de agosto
Local: Universidade Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville)
Informações: up.edu.br/mostra
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 30 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do Paraná, pelo sexto ano consecutivo.