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Na hora de definir as estratégias de marketing para sua empresa é preciso que você se atente às duas vertentes dessa prática: o outbound marketing e o inbound marketing.
Em linhas gerais, o outbound marketing é o marketing tradicional, focado em propagandas e contato direto com o cliente.
O inbound marketing visa atrair os clientes com conteúdos relevantes, de modo a agregar valor à marca.
Apesar de serem diferentes, essas duas técnicas podem ser muito bem conciliadas em um plano de marketing de sucesso.
Portanto, acompanhe o texto a seguir para conhecer as principais características, vantagens e diferenças do outbound e do inbound marketing.
O que é outbound marketing?
O outbound marketing é toda e qualquer estratégia que aborda potenciais clientes diretamente.
Para isso ser concretizado, primeiro a empresa deve realizar pesquisas de mercado e conhecer o público-alvo pretendido.
Depois, saber como alcançar essas pessoas, você pode fazer isso usando formatos como:
- Telemarketing;
- Comerciais na televisão;
- Anúncios em jornais e revistas;
- Panfletos.
O foco na abordagem direta faz desse tipo de marketing um instrumento valioso para empresas de diversos ramos.
Principais vantagens
A abordagem direta é a vantagem mais importante do outbound marketing.
Visto que a segmentação de clientes é mais geral, o que permite que as empresas alcancem públicos maiores.
Portanto, ter a possibilidade de contatar públicos que não usam a internet tão frequentemente também é um grande diferencial.
O que é inbound marketing?
A principal característica do inbound marketing é que ele se realiza predominantemente no meio digital.
O método de atração do cliente também é diferenciado, a ideia básica é atrair as pessoas com conteúdos que sejam do interesse delas.
Essa técnica tem até mesmo um nome específico: marketing de conteúdo.
Quando o público acessa esses conteúdos, eles são convertidos em leads (clientes em potencial).
O conteúdo se torna uma forma de nutri-los com informações que privilegiem o processo de compra.
Por fim, quando a compra é concluída a empresa deve manter contato com o cliente para que ele volte.
Principais vantagens
O inbound marketing privilegia segmentações de público mais específicas.
As plataformas de anúncios virtuais, por exemplo, possibilitam que você desenvolva anúncios com base em dados como localização, idade e interesses do público.
Essa modalidade de marketing também é útil para agregar mais valor à marca.
Por isso, a empresa que alimenta as redes sociais com conteúdos informativos está realizando um impacto mais direto no dia a dia de quem a acompanha.
Além disso, o impacto das campanhas pode ser medido em tempo real por meio de ferramentas como Google Analytics.
Isso garante que a marca possa fazer alterações estratégicas enquanto a campanha está no ar.
Divergências entre inbound e outbound
Isto posto, agora você tem as informações básicas sobre o inbound marketing e o outbound marketing, e pode compreender com facilidade as principais diferenças entre eles.
Fazer esse comparativo é importante para definir quando e como usar cada uma das estratégias.
Método de comunicação
Enquanto o outbound se baseia na abordagem direta, o inbound investe em métodos mais sutis. Os formatos utilizados são bons exemplos disso.
Anúncios de Twitter Ads, panfletos e propagandas são formas clássicas e claras de publicidade.
No inbound marketing, por outro lado, a divulgação de conteúdos é mais indireta.
Iniciativa
Chegamos, assim, a outra diferença crucial, os responsáveis pela iniciativa de contato.
No outbound, quem dá o primeiro passo é sempre o vendedor, ele é o principal divulgador do produto ou serviço.
No inbound, quem entra em contato é o cliente, normalmente, por pesquisas em buscadores, incentivadas por alguma dúvida ou dificuldade que ele deseja resolver.
Canais escolhidos
O outbound marketing aposta em canais mais clássicos, já que a ideia é empregar uma abordagem de venda frontal.
No inbound essa não é uma prioridade, a ideia é construir um relacionamento com o cliente ao longo do tempo por meio de canais interativos, como e-mail, blog e redes sociais.
Conclusão
Portanto, o outbound marketing é a técnica mais consagrada, já que ela está presente na vida de todos nós há mais tempo com resultados altamente expressivos.
O inbound faz parte das novas tendências do marketing digital e representa uma série de oportunidades diferenciadas.
O objetivo desse texto não é que você escolha apenas um deles, mas sim, que conheça ambos para poder aplicá-los com propriedade.