Hospital Marcelino Champagnat é reacreditado pela Joint Commission International

É a terceira conquista da acreditação internacional que avalia protocolos de cuidado e segurança ao paciente; hospital é o único do Paraná com esse reconhecimento

O Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR), recebeu, pela terceira vez, a acreditação da Joint Commission International (JCI), sendo reconhecido internacionalmente pela excelência nos cuidados com a segurança do paciente. A acreditação foi concedida pela primeira vez em 2016, reacreditada em 2020 e, neste ano, teve seus protocolos de atendimento e cuidado novamente avaliados pela instituição, recebendo assim uma das mais importantes acreditações internacionais concedidas a hospitais. O hospital, que faz parte do Grupo Marista, é referência em procedimentos de alta e média complexidade e continua sendo o único do  Paraná com esse reconhecimento.

A JCI é uma organização não governamental líder mundial em acreditação de instituições da área de saúde. Busca a cultura de qualidade e segurança oferecida ao paciente por meio de padrões rigorosos de atendimento em estabelecimentos de saúde do mundo todo.

A gerente de Qualidade do hospital, Caroline Lima, lembra que a cultura de segurança ao paciente foi estabelecida já na fundação. “O manual da JCI foi utilizado desde a concepção do hospital para garantir o máximo de qualidade e segurança ao paciente nos serviços prestados. Isso já é uma premissa qualitativa que o hospital optou antes da sua inauguração. A justificativa é a literatura, assim como os trabalhos internacionais mundialmente conhecidos nos quais também nos baseamos”, explica.

Protocolos de segurança

A renovação da acreditação concedida pela JCI enfatiza que o hospital adota padrões estabelecidos pela organização. Esses padrões são: acesso ao cuidado e continuidade de cuidado; direitos do paciente e da família; avaliação dos pacientes; cuidados ao paciente; anestesia e cuidados cirúrgicos; gerenciamento e uso de medicamentos; educação do paciente e familiares; melhoria da qualidade e segurança do paciente; prevenção e controle de infecções; governança, liderança e direção; gerenciamento e segurança das instalações; educação e qualificações dos profissionais; e gerenciamento da informação. A reacreditação também mostra que o hospital adota no seu dia a dia boas práticas internacionais, com o compromisso de sempre elevar a qualidade e segurança no seu cuidado.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >