Gráfica inteligente une mídia física a mundo digital e abre oportunidades para mercado de impressão

[flgallery id=3401 /]

Automatização de processos, técnicas atrativas no varejo e realidade aumentada são alternativas para conquistar novos públicos

Automatização de processos, técnicas atrativas de captação de clientes e métodos como a realidade aumentada (RA) são apenas algumas das técnicas utilizadas por grandes varejistas, como Amazon e Ikea para atrair novos mercados e atingir cada vez mais pessoas no ambiente digital. Segundo estudo da Harvard Business Review, a estimativa é que os investimentos do mercado de vendas em realidade aumentada ultrapassem os US$ 60 bilhões até o fim de 2020 em todo mundo.

Ciente dessa nova onda tecnológica que tomou todas as relações humanas, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, investiu esforços em um plano de inovação, que buscou alianças com startups brasileiras para oferecer novos serviços ao mercado de impressão gráfica. A coordenadora de Marketing da Posigraf, Karinna Morais, explica que o projeto surgiu em 2018 e buscou identificar oportunidades em empresas com modelos de negócio promissores e alinhados aos objetivos e valores da companhia. “A iniciativa surgiu a partir do conceito da Gráfica Inteligente, pois desejávamos trazer modernidade e inovação ao nosso portfólio. Percebemos que era necessário integrar soluções que trouxessem interação e valorizassem ainda mais nossos serviços. A partir disso, fizemos parcerias com startups que oferecem serviços alinhados aos nossos produtos, após um extenso processo seletivo”, explica.

Com a junção da expertise de quase cinquenta anos no segmento varejista e dos serviços tecnológicos de três startups parceiras selecionadas, a Posigraf passou a oferecer novas ferramentas, como o serviço de cupons rastreáveis, a automatização da comunicação de preços e ofertas no ponto de venda (PDV) e a realidade aumentada, também aplicável para os setores editorial e educacional.

Cupons rastreáveis

Em parceria com a startup OUVI, a Posigraf lançou o serviço de cupons rastreáveis para empresas varejistas. A plataforma consiste em fornecer uma carteira de cupons digitais para lojas físicas. A ferramenta permite que o cliente capture descontos inseridos nas mídias impressas e possibilita que a empresa direcione suas promoções a públicos-alvo sensíveis a essa estratégia de vendas. “Além disso, o sistema proporciona o monitoramento de toda a ação, desde a leitura da mídia até a compra no ponto de venda, além de permitir a aplicação de remarketing e dar ao empresário a possibilidade de acompanhar a ação em tempo real e conhecer sua audiência e taxas conversão por mídia”, explica Karinna.

Comunicação de preços e ofertas

O sistema de automatização de produção de cartazes para a comunicação de preços em comércios físicos é outra novidade da Posigraf. Desenvolvido pela  startup Pricefy, a plataforma digital aumenta a produtividade na divulgação de campanhas em lojas e elimina a possibilidade de erros ortográficos nesse meio de comunicação, comumente cometidos durante a produção manual, além de auditar de forma simples as ativações de campanhas e alterações de preço no PDV. “Nosso objetivo é otimizar e personalizar a comunicação visual das empresas, de acordo com o perfil de cada uma e evitar erros na confecção dessas peças”, conta a coordenadora de marketing.

Realidade aumentada

Com apenas um smartphone e um marcador (imagem que ativará a realidade aumentada), a Posigraf traz para os mercados editorial, varejista e educacional a união entre o mundo físico da mídia impressa e a tecnologia de experiência do consumidor. Em parceria com a startup xAR, a plataforma de RA fornece ao usuário a oportunidade de enxergar além do que a embalagem de um produto ou a folha de um livro podem mostrar a olho nu.

“Conseguimos gerar materiais com animação, vídeos e uma interação com o consumidor ou aluno, no caso dos livros interativos”, explica Karinna. A tecnologia também reduz custos de comunicação e ainda monitora, em tempo real, o alcance da campanha, além de gerar maior interação entre fornecedor e cliente.

Sobre a Posigraf

Há mais de 45 anos no mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é uma das maiores gráficas da América Latina. Instalada em uma área de 52 mil m2, a companhia tem representações em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >