Chef da Alegra ensina a preparar pratos simples com carne de porco
1. Sanduíche de lombo suíno
Os sanduíches são excelentes opções de lanches rápidos, que agradam principalmente às crianças. Podem ser feitos de forma simples ou mais elaborada, de acordo com a preferência do consumidor e com os ingredientes utilizados. A sugestão do Chef Dobis para um lanche da tarde é o sanduíche de lombo.
Ingredientes:
- 180g de lombo
- 1 pão
- 2 fatias de queijo
- Óleo de canola
- Sal
- Pimenta
- ½ Cebola
- 2 rodelas de tomate
- 1 folha de alface
- Molho de mostarda.
Modo de preparo:
O primeiro passo é passar o óleo na frigideira e, assim que estiver bem quente, colocar o lombo fatiado e temperar com sal e pimenta, a gosto. Cada lado deve ser frito por aproximadamente três minutos e, quando os dois lados estiverem dourados, adicione as cebolas e tempere-as também com sal e pimenta. O queijo deve ser colocado sobre a carne ainda na frigideira, a fim de dar uma leve derretida. Na sequência, é hora de montar o sanduíche: abra o pão, adicione o molho de mostarda nos dois lados, alface e tomate. Coloque a carne com o queijo, cubra com a cebola temperada e feche. “O bacana é que, caso tenha sobrado um pedaço de lombo do almoço, por exemplo, é possível aproveitar e criar uma nova receita para o lanche da tarde, sem desperdiçar alimentos”, comenta o Chef Dobis.
2. Salada Caesar com picanha suína
Quem disse que salada é um prato “sem graça”? Com ingredientes variados, acompanhamentos diferentes e molhos saborosos, esses pratos se tornam a alimentação ideal, capaz de agradar até os paladares mais exigentes. A segunda sugestão de prato simples para o verão é uma salada Ceasar com picanha suína. “Aos poucos, estamos conseguindo mudar a visão das pessoas com relação à carne de porco. Muitas diziam que o alimento era muito gorduroso e que fazia mal por desencadear doenças. Mas esses problemas só acontecem quando a carne não é de qualidade e o preparo é feito de modo inadequado”, comenta o consultor da Alegra.
Ingredientes:
- 180g de picanha suína
- 1 alface americana
- 1 pacote de queijo parmesão ralado grosso
- Torradinhas
- Maionese
- Suco de ½ limão
- 1 dente de alho
- Azeite de oliva
Modo de preparo:
Aqueça a frigideira (ou grill), coloque a picanha suína, tempere conforme preferência (sal, alho, cebola, etc) e grelhe por aproximadamente quatro minutos. Vire a carne e mantenha por mais quatro minutos. Para a salada, bata a maionese, o alho, o suco de limão e o azeite até formar um molho. Pique a alface em pedaços grandes e forre o prato com as folhas. “O segredo é preservar a crocância da alface e das torradas, que podem ser compradas prontas ou feitas em casa com pão”, comenta o Chef Dobis. Derrame o molho por cima com as torradinhas e com o queijo parmesão e junte com a carne já preparada.
3. Shawarma recheado com pernil suíno
De origem árabe, o shawarma é um prato que se popularizou no Brasil por ser de rápido preparo e permitir grandes variações de recheios. “Comumente, são preparados com frango e carne bovina, mas podemos utilizar também a carne de porco”, conta Chef Dobis. O pernil suíno é uma ótima opção de recheio, por ser considerada uma carne leve e sem muita gordura.
Ingredientes:
- 100g de pernil suíno em tiras
- Pão Sírio
- Alface picada
- 1 tomate fatiado
- 1/2 cebola roxa
- Pimenta
- Sal
- Creme de alho (pronto ou feito em casa com alho, leite, sal e azeite)
- Azeite de oliva
Modo de preparo:
Coloque um fio de azeite na frigideira e, quando estiver quente, adicione a carne já temperada com sal e pimenta a gosto. Enquanto estiver grelhando (demora em torno de cinco minutos), comece a montagem do prato. Primeiro, passe o creme de alho no pão Sírio. Na sequência, coloque o alface picado, o tomate fatiado e a cebola roxa picada. Acrescente o pernil e feche o pão.
Dica do chefe: para facilitar o manuseio, embrulhe o sanduíche em um papel vegetal ou papel alumínio.
Sobre a Alegra
A fabricante de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.
Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem-estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.