Educadores se reúnem dia 14 de maio, no Mercure Convention
[flgallery id=2223 /]
A Educação passa por mudanças constantes influenciadas principalmente pelas inovações tecnológicas e sociais, que refletem diretamente no que será exigido dos profissionais em um futuro próximo. Como o Ensino Básico prepara os alunos para enfrentar esses desafios futuros, é necessária a discussão e o pensamento conjunto para que as escolas apliquem, no dia a dia, a Educação 4.0, na qual o professor deixa de ser o protagonista e passa a mediar o desenvolvimento do aluno com foco na realidade diária e o uso ampliado de tecnologia.
É com esse intuito que acontece, na próxima terça-feira, dia 14 de maio, o evento “Um Dia Positivo”, em Florianópolis. Promovido pelo Sistema Positivo de Ensino, o encontro reúne 100 gestores e 500 professores de escolas da região com debates sobre os temas “Gestão de aprendizagem”, “Gestão escolar em um mundo de mudanças”, “O profissional do futuro e seus desafios” e “O uso da neurociência na educação”. “Quando se trata de educar e mediar o conhecimento, não podemos permanecer no mesmo ponto de antes. É preciso refletir, conhecer e discutir para avançar rumo ao futuro”, afirma a diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Acedriana Vogel.
Conforme dados apresentados no The Global Summit 2017, o futuro da Educação, também chamado de Educação 4.0, baseia-se no conceito de Learning by Doing, ou seja “aprender fazendo”. Esse conceito traz a ideia de que todos – principalmente quem está na escola hoje – irão aprender coisas diferentes e de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos, testes e muita ‘’mão na massa’’.“Devemos estar aptos a preparar o aluno não apenas para a aprendizagem das disciplinas, mas para trabalhar conteúdos que lhe sejam significativos e façam parte da sua realidade”, ressalta Acedriana.
O encontro acontece no Mercure Convention, a partir das 8h30. Na programação, a professora e neurocientista Carla Tieppo traz o uso da neurociência na Educação e suas vantagens para a melhora da relação aluno-professor em sala de aula e maior desenvolvimento da qualidade de ensino. Para Carla, “o educador é um ‘fazedor de cérebros’. É ele quem mentora a inserção de conhecimento, que apresenta formas de se fazer escolhas e auxilia na formação intelectual e ética dos alunos – e é por isso que ele precisa entender o funcionamento desse órgão”.
Além dela, o economista Adeildo Nascimento fala sobre o profissional do futuro e seus desafios, expondo ideias sobre vocação e necessidades futuras de mercado. E o professor doutor César Nunes aborda a Gestão Educacional e Escolar e a organização do trabalho pedagógico na perspectiva da humanização e da cultura da paz e da sustentabilidade.
Enquanto os gestores assistem às palestras, os professores participam do programa de cursos. O tema deste ano vai ao encontro do slogan do Sistema Positivo de Ensino: “a educação é para sempre”. “Preparamos cursos voltados para o campo temático das competências no âmbito da Educação Escolar, algo muito relevante e que volta ao centro do cenário educacional em nosso país com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explica Joseph Razouk Júnior, diretor editorial do Sistema Positivo de Ensino. O programa de cursos possibilita aos professores conversar com seus pares de outras escolas e conectar informações da BNCC com o livro integrado do Sistema, com o livro digital e com a plataforma On. São 5.800 horas de cursos presenciais que orientam os professores nas práticas escolares, a fim de potencializar o ensino e a aprendizagem.
Além de Florianópolis, o evento já aconteceu em Belo Horizonte e Salvador – e estão previstas outras edições em Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Belém (PA) e Manaus (AM). O Sistema Positivo de Ensino é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil, presente em 1.816 escolas e atendendo quase 500 mil alunos em 974 municípios do território nacional. Em Santa Catarina são atendidos 179.757 alunos de 134 escolas – 13 delas na capital Florianópolis.
Serviço
Evento: Um Dia Positivo! Florianópolis
Data: 14/05, das 8h30 às 17h
Onde: Mercure Convention – Rod Admar Gonzaga, 600 – Florianópolis
Inscrições e mais informações: grupo@umdiapositivo.com.br
Programação
8:30 – Abertura do Evento
8:45 – O Profissional do futuro e os seus desafios – Adeildo Nascimento
10:15 – A Gestão Educacional e Escolar e a organização do trabalho pedagógico na perspectiva da Humanização e da Cultura da Paz e da Sustentabilidade – César Nunes
13:30 – Relatórios SPE: gestão de aprendizagem – Vitória Rodrigues
14:30 – Comunicando boas práticas – Marketing
15:45 – O Uso da Neurociência na Educação – Carla Tieppo
17:00 – Encerramento
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.
É com esse intuito que acontece, na próxima terça-feira, dia 14 de maio, o evento “Um Dia Positivo”, em Florianópolis. Promovido pelo Sistema Positivo de Ensino, o encontro reúne 100 gestores e 500 professores de escolas da região com debates sobre os temas “Gestão de aprendizagem”, “Gestão escolar em um mundo de mudanças”, “O profissional do futuro e seus desafios” e “O uso da neurociência na educação”. “Quando se trata de educar e mediar o conhecimento, não podemos permanecer no mesmo ponto de antes. É preciso refletir, conhecer e discutir para avançar rumo ao futuro”, afirma a diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Acedriana Vogel.
Conforme dados apresentados no The Global Summit 2017, o futuro da Educação, também chamado de Educação 4.0, baseia-se no conceito de Learning by Doing, ou seja “aprender fazendo”. Esse conceito traz a ideia de que todos – principalmente quem está na escola hoje – irão aprender coisas diferentes e de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos, testes e muita ‘’mão na massa’’.“Devemos estar aptos a preparar o aluno não apenas para a aprendizagem das disciplinas, mas para trabalhar conteúdos que lhe sejam significativos e façam parte da sua realidade”, ressalta Acedriana.
O encontro acontece no Mercure Convention, a partir das 8h30. Na programação, a professora e neurocientista Carla Tieppo traz o uso da neurociência na Educação e suas vantagens para a melhora da relação aluno-professor em sala de aula e maior desenvolvimento da qualidade de ensino. Para Carla, “o educador é um ‘fazedor de cérebros’. É ele quem mentora a inserção de conhecimento, que apresenta formas de se fazer escolhas e auxilia na formação intelectual e ética dos alunos – e é por isso que ele precisa entender o funcionamento desse órgão”.
Além dela, o economista Adeildo Nascimento fala sobre o profissional do futuro e seus desafios, expondo ideias sobre vocação e necessidades futuras de mercado. E o professor doutor César Nunes aborda a Gestão Educacional e Escolar e a organização do trabalho pedagógico na perspectiva da humanização e da cultura da paz e da sustentabilidade.
Enquanto os gestores assistem às palestras, os professores participam do programa de cursos. O tema deste ano vai ao encontro do slogan do Sistema Positivo de Ensino: “a educação é para sempre”. “Preparamos cursos voltados para o campo temático das competências no âmbito da Educação Escolar, algo muito relevante e que volta ao centro do cenário educacional em nosso país com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explica Joseph Razouk Júnior, diretor editorial do Sistema Positivo de Ensino. O programa de cursos possibilita aos professores conversar com seus pares de outras escolas e conectar informações da BNCC com o livro integrado do Sistema, com o livro digital e com a plataforma On. São 5.800 horas de cursos presenciais que orientam os professores nas práticas escolares, a fim de potencializar o ensino e a aprendizagem.
Além de Florianópolis, o evento já aconteceu em Belo Horizonte e Salvador – e estão previstas outras edições em Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Belém (PA) e Manaus (AM). O Sistema Positivo de Ensino é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil, presente em 1.816 escolas e atendendo quase 500 mil alunos em 974 municípios do território nacional. Em Santa Catarina são atendidos 179.757 alunos de 134 escolas – 13 delas na capital Florianópolis.
Serviço
Evento: Um Dia Positivo! Florianópolis
Data: 14/05, das 8h30 às 17h
Onde: Mercure Convention – Rod Admar Gonzaga, 600 – Florianópolis
Inscrições e mais informações: grupo@umdiapositivo.com.br
Programação
8:30 – Abertura do Evento
8:45 – O Profissional do futuro e os seus desafios – Adeildo Nascimento
10:15 – A Gestão Educacional e Escolar e a organização do trabalho pedagógico na perspectiva da Humanização e da Cultura da Paz e da Sustentabilidade – César Nunes
13:30 – Relatórios SPE: gestão de aprendizagem – Vitória Rodrigues
14:30 – Comunicando boas práticas – Marketing
15:45 – O Uso da Neurociência na Educação – Carla Tieppo
17:00 – Encerramento
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.