Pratos permitem praticidade e sofisticação para refeições especiais
Apesar da mudança na forma de celebrar as datas comemorativas, o cardápio dos brasileiros não deve mudar nas festas de fim de ano. Na maioria das mesas, a estrela é a carne suína, que, além de saborosa e de fácil preparo, combina com diversos tipos de acompanhamentos típicos do Natal e Ano Novo. Nos últimos anos, o consumo do produto cresceu nesta época. De acordo com o IBGE, em 2019, o aumento no volume de abate de suínos nos três últimos meses do ano foi de 6,2%, se comparado ao período anterior.
Neste ano, por conta da recomendação de isolamento social, a necessidade de criar momentos especiais e prazerosos sem sair de casa é ainda mais importante para manter a mente e o corpo saudáveis. “Nós sabemos que a culinária pode levar para dentro dos lares o sentimento de união, empatia, companheirismo e carinho que as festas de fim de ano celebram”, ressalta o assessor de comunicação e marketing da Alegra, Amauri Castro.
Para festejar a chegada de 2021, a Alegra separou algumas receitas práticas, porém sofisticadas, com o intuito de levar alegria e bem-estar para os lares. Aproveite a dica e bom apetite!
Lombo suíno com manga
Ingredientes:
Suco de 3 limões
3 colheres de sopa de azeite
½ cabeça de alho
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Louro e alecrim a gosto
Lombo temperado Alegra
Molho
½ cebola roxa em cubos pequenos
400g de manga
¼ de xícara de açúcar
¼ de xícara de vinagre de maçã
1 colher (de sobremesa) de curry e sal
Modo de preparo:
Comece processando o suco de limão com o azeite, o alho, a pimenta do reino, o louro e o alecrim até formar uma pasta. Faça alguns furos na carne, passe a pasta que se formou com os temperos e deixe na geladeira de um dia para o outro.
Para assar, leve a carne enrolada em papel alumínio ao forno preaquecido e em temperatura alta. Depois de cerca de uma hora, retire o papel e deixe ficar bem dourada.
Para o molho, refogue a cebola no azeite, adicione o restante dos ingredientes e abaixe o fogo. Cozinhe, mexendo sempre, até a manga estar completamente desmanchada (cerca de 20 minutos). Transfira para um recipiente de vidro, tampe e deixe esfriar, leve para a geladeira até a hora de servir. Sirva com o lombo.
Pernil suíno com coco
Ingredientes:
3kg de pernil temperado Alegra
3 dentes de alho amassados
100g de coco
1 colher (sobremesa) de orégano
1 xícara de vinho branco
2 colheres (sopa) de suco de limão
200ml leite de coco
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água fria
Tomilho fresco a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Tempere o pernil com a pimenta, o alho, o coco e o orégano. Regue com o vinho e o suco de limão e cubra com filme plástico. Leve à geladeira e deixe por pelo menos 12 horas.
Retire da geladeira e transfira para uma assadeira com o tempero. Despeje o leite de coco e cubra a assadeira com papel alumínio. Asse em forno médio preaquecido (170ºC a 190ºC) e, durante o cozimento, regue o pernil com o molho que se forma no fundo da assadeira. Calcule aproximadamente 1 hora de forno para cada quilo de carne.
Quando a carne estiver assada, faça um caramelo à parte. Derreta o açúcar até ficar dourado e adicione a água. Cozinhe até formar um caramelo e regue o pernil. Devolva ao forno por mais 15 minutos. Sirva em fatias com batatas cozidas e polvilhadas com tomilho fresco.
Sobre a Alegra
A indústria de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.
Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem- estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.