[flgallery id=3918 /]
Ainda dá tempo de celebrar uma das festas mais tradicionais do Brasil e curtir o Inverno com a família
O povo brasileiro ama uma boa festa. Mas, em tempos de isolamento e cuidados com a saúde, é necessário “ajustar” a rotina, sem deixar de aproveitar as delícias de datas comemorativas, como as festas Junina e Julina. Características do Inverno brasileiro, as festividades contam com guloseimas doces e salgadas, que ajudam a “aquecer nossos coraçõezinhos” durante a época mais fria do ano, como o famoso Quentão, a pipoca e o pé-de-moleque.
Por isso, a Alegra e a Unium separaram três receitas especiais para dançar a quadrilha e aproveitar o melhor da Festa Julina, mesmo dentro de casa. Confira:
Pé-de-moleque com Bacon
Ingredientes:
- 200g de amendoim torrado e sem casca
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1/2 lata de leite condensado
- 100 gramas de bacon Alegra picado em pequenos cubos
Modo de preparo:
Frite o bacon e reserve, mantendo a gordura na panela. Coloque o amendoim torrado e o açúcar. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar, até formar um caramelo. Desligue o fogo e adicione a manteiga e o bacon. Depois que a manteiga derreter, coloque o leite condensado. Mexa, até a mistura ficar homogênea. Unte uma superfície lisa com manteiga ou uma forma com papel manteiga e espalhe a massa. Com ajuda de uma colher, separe em porções (antes de esfriar para poder moldar o doce no formato que preferir). Depois de duas horas, está pronto para consumo.
Bolo de Fubá com Erva-Doce
Ingredientes:
- 1,5 xícara de farinha de trigo tradicional Herança Holandesa
- 1,5 xícara de fubá fino
- 1 xícara de leite integral Naturalle
- 3 ovos
- 1 xícara de óleo
- 1 colher (sopa) de sementes de erva-doce
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- Óleo, para untar
- Farinha de trigo tradicional Herança Holandesa, para polvilhar
Modo de Preparo:
Bater no liquidificador o leite com os ovos, o óleo e o açúcar. Peneirar o trigo, o fubá e o fermento juntos em um recipiente grande. Juntar o creme do liquidificador e as sementes de erva doce e misturar até obter uma massa lisa e homogênea. Despejar a massa em uma forma untada e enfarinhada – redonda de furo central, com 22cm de diâmetro e 10cm de altura.
Assar em forno pré-aquecido em 180ºC por aproximadamente 50 minutos – ou até que um palito espetado na massa saia limpo. Desenformar morno. Se quiser incrementar a receita, pode fazer uma cobertura com goiabada cremosa.
Canjica com paçoca
Ingredientes:
- 700 g de canjica branca
- 1 lata de leite condensado
- 1 vidro de leite de coco
- 90 g de coco ralado úmido e adoçado
- 1 litro de leite integral Naturalle
- 8 colheres (sopa) de açúcar
- 5 paçocas
- Canela em pó a gosto
Modo de Preparo:
Antes de começar a cozinhar, lave a canjica em água corrente. Após isso, deixe os 700g de molho na água por, aproximadamente, duas horas. Para a preparação da canjica, cozinhe-a na panela de pressão juntamente de 2 litros de água por, aproximadamente, 20 minutos. Na etapa seguinte, transfira a canjica para outra panela e acrescente leite de coco, um litro de leite, o coco ralado e a caixa inteira de leite condensado.
Deixe a mistura ferver por 10 minutos, sem esquecer de mexer com uma colher. Após atingir um ponto cremoso, desligue o fogo e polvilhe a canela e as paçocas moídas.
Sobre a Alegra
A indústria de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas. Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem-estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.
Sobre a Unium
Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Conta com três marcas de lácteos: Naturalle – com produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium tem a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, com elevados padrões de exigência.
Além disso, fazem parte dos negócios a Alegra, indústria de alimentos derivados da carne suína, e a Energik, usina de produção de energia sustentável, todas reconhecidas pela qualidade e excelência. Mais informações: http://unium.coop.br/.