Aproveitar o tempo disponível para selecionar itens importantes e arrumar a casa é uma boa dica para passar o ano mais tranquilo
[flgallery id=2811 /]
O período de férias não significa apenas descanso. Para muitas pessoas é o momento de colocar em prática aquela promessa que ficou pendente durante o ano: organizar a casa. A tarefa não é simples, pois demanda tempo e avaliação criteriosa do que realmente é útil e pode ser reaproveitado.
Para ajudar na arrumação e seleção, sem arrependimentos futuros, basta seguir algumas dicas. Confira:
Primeiro, avalie com a razão!
Guardar objetos e lembranças é uma tendência do ser humano. Os livros e apostilas da faculdade, que um dia podem ser necessários para uma consulta. As fotos e souvenirs daquela viagem inesquecível, para lembrar de vez em quando e mostrar para os amigos. Os brinquedos e objetos da infância, que guardam memórias felizes e no futuro podem ser repassados para os filhos ou sobrinhos. São muitas as justificativas que as pessoas dão para não se desfazerem de objetos que carregam um certo valor sentimental.
Apesar das boas lembranças, o acúmulo de objetos e coleções pode causar um grande transtorno em casa. Além de ocuparem espaço e deixarem os ambientes desorganizados, podem acumular poeira e mofo se não forem limpos e organizados periodicamente. Por isso, é preciso investir tempo na avaliação dos objetos guardados e manter somente o que pode ter uso futuro ou que realmente tenha alto valor sentimental. Desapegar faz bem.
Organize o que vai ficar!
Definidos os objetos que serão guardados, é hora de organizar. Coleções de livros, brinquedos e souvenirs podem compor a decoração da casa. Aposte em nichos e prateleiras para acomodar os itens mais bonitos e, em quadros e painéis, para expor fotografias e impressos.
Nem tudo poderá ficar exposto? Então embale-os com cuidado e armazene em caixas devidamente identificadas para facilitar a busca quando necessário. E grandes objetos como móveis e peças de decoração antigos ou herdados da família? Acomodá-los é bem mais difícil, mas muitas vezes podem ter utilidade futura.
Para quem não tem espaço em casa, uma boa dica são os self storages, empresas que alugam boxes temporariamente para armazenagem de artigos de pessoas e empresas. “Nossos clientes alugam os espaços para guardar itens enquanto avaliam se irão se desfazer ou não ou para guardar objetos de uso esporádico como decorações de Natal, ferramentas de jardim, roupas e utensílios da estação”, comenta a gerente de operações da Espaço A+ Self Storage, Rousy Rojas. Na Espaço A+ é possível locar um box conforme o tamanho necessário (as medidas variam de 1m2 a 100m2), com contratos mensais e sem necessidade de fiador.
Somente os locatários têm acesso ao interior do box, por isso as dicas de organização valem para esse espaço também. Caixas devidamente identificadas, lista do que foi armazenado e móveis e utensílios embalados e distribuídos de forma que o acesso seja fácil são dicas importantes para que o box seja um espaço funcional e não um novo “cantinho da bagunça”.
Sobre a Espaço A+
A Espaço A+ Self Storage é uma rede de self storages, com unidades em pontos estratégicos de Curitiba (PR) e São José dos Pinhais (PR), que disponibiliza boxes para locação de pessoa física ou jurídica. Além da fachada moderna, os espaços possuem sala de reuniões e uma infraestrutura com corredores claros em tons de laranja e azul, sistema de controle de acesso e monitoramento 24 horas. Mais informações: www.espacoamaisself.com.br