[flgallery id=924 /]
O verdadeiro aprendizado começa dentro de casa. Quando os pais estimulam as crianças desde cedo e acompanham a vida escolar, os filhos desenvolvem o raciocínio com mais facilidade, aprendem de maneira natural, conseguem obter notas mais altas e adquirem o prazer do conhecimento ao longo de toda vida. A interação adequada entre pais e filhos proporciona segurança e amplia os vínculos afetivos, o que repercute na melhor formação do indivíduo.
Segundo a gerente pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Cleia Farinhas, o acompanhamento dos responsáveis vai muito além. “É necessário instigar, motivar, valorizar, ensinar, conversar e discutir. E isso tudo só é possível quando se estabelece um canal de comunicação aberto. Quando você ouve seu filho, ele se sente apoiado e prestigiado, tem motivação para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola oferece”.
Segundo uma pesquisa do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), de São Paulo, apenas incentivar o jovem a fazer as tarefas de casa, ir à escola todos os dias, providenciar um local adequado para que ele estude e comparecer às reuniões de pais já é suficiente para aumentar as notas em cerca de 15%. Viu como a ajuda pode ser simples? Então, mãos à obra. Confira as dicas da pedagoga e saiba como participar ativamente da educação do seu filho:
1) Estimule o aprendizado e a autonomia – proponha jogos e pequenas ações que estimulem o raciocínio, novas pesquisas e atividades. Além da magia da descoberta, seu filho perceberá que também pode contribuir para obter novos conhecimentos. Convidar as crianças e os jovens para ajudar em pequenas tarefas domésticas pode ser um bom momento de troca e aprendizado.
2) Esteja presente na escola de seu filho – falta de tempo não pode ser uma desculpa. Priorize sua participação nas atividades e na comunidade escolar. Isso traz segurança aos filhos, estreita os laços afetivos e você conhece o grupo de pessoas com quem ele interage.
3) Crie uma rotina de estudos em sua casa – isso também requer organização. Crie o hábito de estudos, mas evite o excesso de atividades e cobranças. Seja firme no momento certo, mas reconheça os esforços. Lembre também que criança precisa de tempo para brincar, enquanto os jovens gostam de estar com outras pessoas da mesma idade e pertencer a determinados grupos.
4) Interaja e dê o exemplo – seu filho trouxe uma atividade diferente, como a tarefa de casa? Envolva-se com o trabalho, mas não o faça por ele. Auxilie em questões pontuais e elabore perguntas que o ajudem a encontrar as respostas. A proposta é a leitura de um livro? Aproveite, pegue sua obra de cabeceira e reserve um tempo para ler juntos.
5) Dialogue e demonstre interesse – esteja disposto a ouvir e promova o diálogo. Escute com atenção, olhe para os filhos e dê importância à fala das crianças e jovens. Afinal, ninguém gosta de ser ignorado ou ter a sensação de que “minhas atividades não interessam para os demais membros da família”.
6) Respeite as diferenças – conhecer o ritmo de aprendizagem de cada filho é importante. Isso reflete na maneira em como os pais vão conversar com cada indivíduo, orientar, estimular e cobrar do jeito certo. As crianças são diferentes e tem processos de maturidade que divergem uns dos outros.
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.
Sobre a Editora Positivo
Fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino e com o Conquista. Cerca de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.