Reconhecer, ressignificar e revolucionar o ensino. Com essas reflexões, a Central Sicredi PR/SP/RJ realiza, nesta quinta-feira, 28 de outubro, mais uma edição do Summit Educação. O evento on-line, que tradicionalmente é voltado aos professores que participam do Programa A União Faz a Vida (PUFV), esse ano também estará aberto a todos os profissionais que atuam na área de educação.
O Programa A União Faz a Vida é realizado há mais de 25 anos pelas cooperativas do Sicredi. Com uma metodologia própria, o projeto propõe uma aprendizagem participativa que já envolve mais de 2,6 mil escolas e cerca de 150 mil educadores de todo o país. “A iniciativa possibilita uma maneira diferente de ensinar e aprender a partir do engajamento de uma rede de compromisso formada por assessores pedagógicos, gestores das escolas, apoiadores e, claro, pelos professores, alunos e familiares. Por isso, para nós do Sicredi é tão importante mantermos a conexão com a comunidade acadêmica, visando um ensino cada vez mais baseado nos conceitos de cooperação e cidadania”, afirma o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.
Programação
A jornalista especializada em educação e direitos humanos Marta Avancini abre a programação da primeira parte do evento com reflexões sobre a importância da educação para a transformação. O bloco com o tema “Reconhecer” terá, também, a participação de Ana Cardoso, autora do best seller “A mamãe é rock”, que ajudará a trazer para o debate a visão dos pais na educação. Para somar com o olhar da comunidade e do educador, o professor de filosofia Audino Vilão, que ficou conhecido na internet por descomplicar conceitos filosóficos de pensadores como Nietzsche e Aristóteles, participa do evento, que também trará a perspectiva de religiosas e professoras que atuam na Institution Sacré Coeur de Jésus – escola de Porto Príncipe, no Haiti, que trabalha com o PUFV desde 2019.
Para ajudar a debater a importância de ressignificar os processos de aprendizagem, a mestre em Educação pela Universidade de Harvard e presidente do Instituto Sidarta, Ya Jen Chang, abordará o potencial dos indivíduos e a neurociência. O segundo bloco do evento ainda contará com a participação do designer de serviço em educação, autor e co-autor de seis livros na área, Caio Dib. O especialista viajou por cinco meses para conhecer as práticas educacionais mais inovadoras desenvolvidas em diferentes regiões do Brasil, e, durante o encontro virtual, vai compartilhar sua experiência pessoal e profissional para abordar as diferentes oportunidades em educação.
O Summit Educação ainda irá proporcionar momentos de interação entre participantes e convidados, além de exibir depoimentos de educadores que trabalham com o Programa A União faz a Vida para a promoção de uma educação mais colaborativa, ética e empreendedora. O encerramento contará com a participação do rapper e escritor Gabriel, o Pensador, que vai trazer “um presente em forma de rima para os educadores”.
Serviço:
Summit Educação – Sicredi
Evento on-line para professores do Programa A União Faz a Vida e profissionais que atuam na área de educação.
Data: quinta-feira, 28 de outubro
Horário: 18h
Inscrições pelo site summitsicredi.com/educacao
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube
Legenda: Evento on-line é voltado aos profissionais que atuam na área de educação. Créditos: divulgação