Desafios na carreira e empoderamento aliado à realidade do cotidiano serão abordados durante o 3º Summit Comitês Mulher, realizado pelo Sicredi
[flgallery id=2662 /]
Inspirar mulheres a partir da desconstrução de estereótipos de gênero ainda presentes na sociedade, esse é um dos objetivos do 3º Summit Comitês Mulher, evento anual realizado pela Central Sicredi PR/SP/RJ, nos dias 12 e 13 de novembro, no Hotel Four Points by Sheraton, em Curitiba. A iniciativa, que auxilia no desenvolvimento de lideranças femininas dentro do Sicredi, é voltada para integrantes dos Comitês Mulher, desenvolvidos em 24 das 31 cooperativas da instituição que atuam no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. “Ao longo dos anos temos trabalhado em projetos que ajudem a encorajar as mulheres na busca pelo aprimoramento profissional para uma atuação mais presente nos cargos de liderança da nossa instituição e na sociedade”, afirma o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.
O trabalho desenvolvido pelo Sicredi por meio dos Comitês Mulher conta com a participação de 842 integrantes que realizam ações e trabalhos regionais na busca pelo desenvolvimento das potencialidades. No evento, o protagonismo feminino dentro do Sicredi será destacado com a participação de mulheres que atuam na instituição. As líderes em suas áreas falarão sobre os desafios e possibilidades no mercado e os diferenciais do cooperativismo nesse processo de desconstrução.
E foi justamente por notar a necessidade de repensar a construção cultural nos ambientes onde as mulheres estão inseridas, e para propor um novo olhar também para as participantes, que o Summit Comitês Mulher reúne, em um único evento, mulheres ativas em suas comunidades e palestrantes que também atuam para a promoção de lideranças femininas. A ideia é ajudar a compreender as dificuldades e apontar caminhos de empoderamento para as mulheres reais em seus cotidianos. “O Summit retrata a diversidade que buscamos dentro do Sicredi. O empoderamento das mulheres reflete a essência de igualdade e democracia tão presente no cooperativismo”, analisa o presidente.
Programação
A diretora executiva da Confederação Asiática de Cooperativas de Crédito, Elenita San Roque abre a programação do 3º Summit Comitês Mulher, na manhã do dia 12 de novembro. Ainda no primeiro dia de evento, o presidente do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ destaca a importância do envolvimento de homens e mulheres na busca pela inclusão e diversidade (He for She e She for She) e o trabalho realizado pelo Sicredi para aumentar as lideranças femininas nas cooperativas filiadas.
Ainda no dia 12 de novembro, a presidente da Sicredi Nossa Terra PR/SP, Maura Carrara, a presidente da Sicredi Rio RJ, Denise Damian, a produtora rural e conselheira Administrativa da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Márcia Piatti e a corredora Tatielle Carvalho, atleta patrocinada pela Sicredi União PR/SP, conversam com as participantes do evento sobre o protagonismo da mulher. Encerrando o primeiro dia, a presidente do grupo Europa de Purificadores de Água, Manuella Curti, conta como superou dificuldades na família e assumiu o cargo aos 26 anos. História que também ajudou a mudar a cultura da empresa.
No dia 13 de novembro, a performance feminina será destaque na palestra da jornalista e empreendedora Natália Leite. A co-fundadora da Escola de Você trabalha para potencializar carreiras femininas gerando apoio também em temas como maternidade. O evento ainda contará com workshop sobre planejamento com Heloisa Biscaia e encerra com a palestra do Editor Chefe do site Papo de Homem e membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres, Guilherme Valadares, que trata do conceito atual de masculinidade tóxica e dos prejuízos do machismo para a sociedade.
Iniciativas inspiradoras
Ao longo dos anos, o Sicredi vem desenvolvendo iniciativas inspiradoras que têm encorajado mulheres no aprimoramento profissional e na atuação junto ao cooperativismo. Somente em 2018, foram implementados 20 comitês Mulher nas cooperativas que integram a Central Sicredi PR/SP/RJ com o objetivo de promover lideranças locais. No mesmo ano, a instituição financeira cooperativa foi reconhecida internacionalmente com o Athena Award – distinção entregue pela Confederação Mundial das Cooperativas de Crédito – pelo desenvolvimento de lideranças femininas.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.=