Estudante de Medicina curitibano disputa medalha na esgrima no Pan

Fabrizio Lazzaroto, de 24 anos, já está em solo chileno, focado na disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. O jovem atleta cursa o 3.º ano de Medicina na Universidade Positivo (UP) e compete em torneios de esgrima. Com a segunda posição no ranking nacional em espada, Fabrizio garantiu vaga para competir tanto individualmente quanto em equipe.  

Na última semana, o atleta esteve no campus Ecoville para buscar a bandeira da UP, que levou consigo para o Chile. Ele comentou que, nos anos em que se divide entre os estudos para se tornar médico e a rotina puxada de treinos e viagens como competidor de alta performance, recebeu apoio da UP, de professores e colegas. 

Na segunda-feira (30), Fabrizio conquistou uma sequência de vitórias, mas caiu nas quartas de finais. Na quinta-feira (2), ele volta a competir por medalhas, desta vez em equipe, juntamente com Alexandre Camargo, que ficou com o bronze no individual.  

A esgrima entrou na vida de Fabrizio ainda na infância. Ao visitar o Círculo Militar do Paraná acompanhado pela mãe, ele viu em um painel de divulgação, as modalidades que eram ofertadas e se interessou pelo esporte. Já na primeira competição, venceu um atleta muito mais velho e experiente, o que o motivou  a continuar treinando. Desde então, acumulou muitas vitórias até chegar a posições de destaque no Brasil e no mundo. Ele foi  campeão brasileiro 12 vezes e sul-americano duas vezes, ganhou três medalhas em Pan-Americanos de esgrima e ficou em 9.° lugar no campeonato mundial juvenil, além de conquistar o bronze na copa do mundo juvenil. Fabrizio afirma que está animado para as competições em Santiago. Sua preparação envolveu o alinhamento tanto físico quanto mental, contando até com o suporte de um técnico italiano.  

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >