Relatório "Violências contra crianças e adolescentes em dados" reforça debate sobre a importância de olhar para os direitos na infância Créditos: Divulgação/Centro Marista de Defesa da Infância

Estatutos e leis fortalecem a defesa de direitos de crianças e adolescentes

ECA e Lei Menino Bernardo levantam debate sobre importância da educação respeitosa

Neste mês de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 34 anos. O direito à vida, à dignidade e ao respeito são alguns dos direitos estabelecidos no ECA, bem como o direito a não ser objeto de nenhuma forma de violência, crueldade e opressão. Nesse sentido, é fundamental que meninas e meninos cresçam em espaços acolhedores, em que possam se expressar, brincar e se desenvolver de forma segura.  

A Lei Menino Bernardo, Lei nº 13,010/2014, reforça que crianças e adolescentes devem ser cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel. Essa lei, que completa 10 anos em 2024, faz referência a Bernardo Boldrini, de 11 anos, que foi vítima de agressões e morto pela madrasta e pelo pai, em Três Passos (RS). O aniversário da lei resgata um marco na legislação em proteção das infâncias e adolescências.

Os dados ressaltam a importância de olhar para o tema. Em 2023, o Disque 100 recebeu uma denúncia de violência física contra crianças ou adolescentes a cada dois minutos, com a maioria das agressões ocorrendo na própria casa da vítima. Essas e outras informações são apresentadas na publicação “Violências contra crianças e adolescentes em dados”, produzida pelo Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI), que utilizou três bases de dados oficiais: Sipia, Sinan e Disque 100. Nas três formas de violência apresentadas no relatório – sexual, física e psicológica -, pessoas próximas são os principais agressores. 

“Essas legislações representam avanços na forma como a sociedade olha para crianças e adolescentes, para que eles sejam efetivamente reconhecidos como sujeitos de direitos. Ainda temos um longo caminho a percorrer, pois ainda temos altos números de violências contra as infâncias, e as leis, apesar de importantes, são apenas parte desse caminho”, comenta a pedagoga e analista do Centro Marista de Defesa da Infância, Cecília Landarin Heleno. 

O CMDI desenvolve a Campanha Defenda-se, que promove a autodefesa contra a violência sexual por meio de vídeos educativos, com linguagem acessível para meninas e meninos de 4 a 12 anos, e conteúdos formativos para adultos. Em 2024, a campanha enfatiza a importância de criar espaços seguros e estabelecer relações respeitosas com as infâncias.


Sobre o Centro Marista de Defesa da Infância  

O Centro Marista de Defesa da Infância atua, desde 2010, na proteção e defesa de crianças e adolescentes. Ao trabalhar com a sociedade, conectamos vidas e organizações para que os direitos da infância não sejam apenas reconhecidos, mas ativamente respeitados e promovidos. Com uma abordagem multidisciplinar, o Centro de Defesa se dedica a duas temáticas principais: prevenção e enfretamento às violências contra crianças e adolescentes e políticas públicas informadas por evidências. Saiba mais em centrodedefesa.org.br

Share:

Latest posts

Cópia de Prêmio Curitiba Mais Criativa
Prêmio Curitiba Mais Criativa 2025 abre inscrições para projetos inovadores
Divulgação Senior Sistemas
Crescimento do mercado de tecnologia no Brasil impulsiona empresas na formação de profissionais
Obesidade
Novas gerações de medicamentos contra obesidade movimentam pesquisas na indústria farmacêutica

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Cópia de Prêmio Curitiba Mais Criativa
Prêmio Curitiba Mais Criativa 2025 abre inscrições para projetos inovadores
O Prêmio Curitiba Mais Criativa 2025 está com inscrições abertas até o dia 15 de março para...
Saiba mais >
Divulgação Senior Sistemas
Crescimento do mercado de tecnologia no Brasil impulsiona empresas na formação de profissionais
Multinacional catarinense investe em iniciativas para desenvolver e capacitar talentos no setor O mercado...
Saiba mais >
Obesidade
Novas gerações de medicamentos contra obesidade movimentam pesquisas na indústria farmacêutica
Mais de 1 bilhão de pessoas estão obesas no mundo e números vêm crescendo entre jovens Mais de 1 bilhão...
Saiba mais >
Crédito: freepik
Financiamento de veículos deve se manter aquecido em 2025, dizem especialistas
Com emprego em alta, inadimplência em queda e expansão do crédito, expectativas para 2025 são otimistas Em...
Saiba mais >