Ao som da Orquestra Sinfônica do Paraná, Clássicos Positivo exibe Tempos Modernos no dia 22 de agosto
[flgallery id=2443 /]
Na quinta-feira, dia 22 de agosto, o Teatro Positivo será palco da ilustre combinação do clássico filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin com a Orquestra Sinfônica do Paraná. O grupo de música erudita vai apresentar o Concerto Chaplin – Tempos Modernos. Sob a condução do premiado maestro Stefan Geiger, será executada a trilha sonora original do longa-metragem. Ao longo da exibição da obra, a música erudita dará voz ao último filme mudo do artista.
Em 2019 é comemorado os 130 anos do nascimento de Charles Chaplin, artista multifacetado que participou ativamente da história do cinema. Famoso por seus filmes, nos quais fazia a roteirização, direção e, muitas vezes, a atuação, Chaplin sempre buscou trazer o humor por meio da crítica social. “Um dos personagens mais famosos criado por ele foi Carlitos, um homem pobre, mas com maneiras de gente chique, que usava um fraque velho e sapatos furados. No papel de Carlitos, Chaplin fez filmes que misturavam comédia, ironia e preocupações sociais”, conta a Britannica Digital Learning. “O apelo do ‘Vagabundo’ era universal: o público adorava sua audácia, sua deflação de pompa, sua selvageria casual, sua galanteria inesperada e sua resiliência diante da adversidade”, completa a enciclopédia. Como diria o próprio cineasta, “um dia sem sorrir é um dia desperdiçado”.
De acordo com o maestro Stefan Geiger, as pessoas costumam não saber que além de ator, ele também produzia, dirigia e compunha as músicas de seus filmes. “Ele não sabia escrever música, mas narrava para os compositores aquilo que queria ouvir e só aceitava quando estivesse exatamente do jeito que ele havia imaginado”, comenta Geiger.
Patrocinado pelo Grupo Positivo, o espetáculo faz parte do calendário da série “Clássicos Positivo”, que reforça o posicionamento do Grupo enquanto incentivador da cultura e da arte no Paraná, tendo como principal viés o incentivo à música clássica. A bilheteria do espetáculo será revertida para o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP).
Tempos Modernos
Dirigido e roteirizado por Charles Chaplin, Tempo Modernos é considerado uma de suas grandes obras. Enquanto o mundo já experimentava o cinema com falas há nove anos, Chaplin optou em realizar filmes mudos – e Tempos Modernos foi o último conhecido na história, em 1936, até que o gênero retornasse em 2011.
Mais que uma obra renomada, o filme é um indicativo para compreender a situação econômica de uma época. A história traz o personagem Carlitos, protagonizado pelo próprio Chaplin, e mostra sua vida como operário na mudança da produção artesanal para a produção em série. O longa-metragem apresenta as dificuldades enfrentadas por Carlitos ao ter de lidar com novas técnicas de produção e desenvolve uma crítica à desigualdade social que os Estados Unidos passavam na Grande Depressão.
Clássicos Positivo
Idealizado pelo Grupo Positivo, o projeto cultural Clássicos Positivo traz, desde 2018, concertos de música clássica da mais alta qualidade para o Teatro Positivo, em Curitiba. Com esse projeto, o Grupo Positivo reforça seu posicionamento enquanto incentivador da cultura no Paraná, investindo na promoção e no desenvolvimento de novas plateias eruditas. A agenda de 2019 totaliza nove atrações, incluindo espetáculos internacionais, como a Boston Philarmonic Young Orchestra, que se apresentou no dia 27 de junho; e a English Baroque Soloists, sob o comando do regente Sir John Eliot Gardiner, que se apresenta com o Monteverdi Choir, no dia 19 de novembro. Para o mês de setembro, o Clássicos Positivo traz a 5ª Sinfonia de Beethoven, no dia 21.
Serviço
Clássicos Positivo – Filme-Concerto Tempos Modernos
Data: 22 de agosto
Horário: 20h30
Local: Teatro Positivo – Grande Auditório (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville)
Classificação: livre
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Vendas: www.diskingressos.com.br ou na bilheteria do Teatro Positivo
Direitos autorais Charles Chaplin: Modern Times © Roy Export S.A.S. Music for Modern Times Copyright © Roy Export Company Ltd. and Bourne Co. All rights reserved.
Informações: www.apoiosinfonicaparana.com.br / contato@apoiosinfonicaparana.com.br
_________________________________________________________________________
Sobre o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná
O Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP) foi criado em novembro de 2016, por iniciativa do maestro Stefan Geiger e de entusiastas apoiadores da arte e da cultura paranaense. Entre eles estão o seu presidente, o advogado Wilson José Andersen Ballão, e seus diretores, o produtor cultural Samuel Lago e a gerente do Goethe-Institut Curitiba, Claudia Römmelt. A Série Clássicos Universais com o concerto A Sagração da Primavera marca a continuidade da atuação desta associação civil sem fins lucrativos que trabalha em prol da Orquestra Sinfônica do Paraná e da música clássica paranaense, com o objetivo de viabilizar projetos e atividades em parceria com instituições, públicas e privadas, comprometidas com a valorização e fomento da música erudita.
Sobre a Orquestra Sinfônica do Paraná
Fundada em 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná é um dos quatro corpos estáveis do Centro Cultural Teatro Guaíra. Atualmente o maestro-titular é Stefan Geiger, eleito em 2016 pelos músicos e reeleito em 2018. A OSP é mantida pelo Governo do Estado do Paraná, uma orquestra que pertence a todos os paranaenses.
Sobre o Grupo Positivo
O Positivo nasceu em 1972, a partir da ideia um grupo de professores visionários que criaram um curso pré-vestibular inovador. Hoje, a marca Positivo consolidou sua liderança em todas as áreas em que atua (Ensino, Soluções Educacionais, Cultura, Tecnologia e Gráfica), graças à qualidade de seus serviços e produtos. Na área de Ensino, o Grupo atua desde a Educação Infantil até o Ensino Superior – Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia), Especialização, Mestrado e Doutorado, contando com aproximadamente 52 mil alunos em escolas próprias. Mais de 1 milhão de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão. Escolas de mais de 40 países utilizam soluções desenvolvidas pela divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia. A Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina, imprime e distribui mais de 50 milhões de livros por ano. Na área cultural, conta com cinco espaços destinados a eventos e exposições (Expo Barigui, Teatro Positivo – Pequeno Auditório, Teatro Positivo – Grande Auditório, Expo Unimed Curitiba e Estação Eventos). O Grupo Positivo conta ainda com o Instituto Positivo, que tem foco em Investimento Social por meio de ações voltadas para a melhoria da educação pública e, atualmente, beneficia 32 mil alunos da rede pública de ensino.