Especialista destaca principais dicas para se proteger da dengue em 2025

O verão de 2025 traz um alerta importante para a população – a previsão é de que a epidemia de dengue, que já foi bastante forte no último ano, seja ainda pior. De acordo com o painel de monitoramento do Ministério da Saúde, já são mais de 150 mortes confirmadas causadas pela doença e mais de 350 mil casos prováveis. Além desses dados alarmantes para um período de menos de 50 dias, a principal preocupação é a confirmação da circulação do sorotipo 3 da dengue, que não aparecia no Brasil desde 2007, o que significa que boa parte da população não possui imunidade contra essa variante.

Essa previsão de um aumento no número de casos de dengue em 2025 se deve ao volume elevado de chuva neste início de ano. Como o Aedes aegypti depende de água para se reproduzir, a temporada chuvosa aumenta o número de criadouros da larva do mosquito e, consequentemente, as taxas de transmissão da doença. “Como a temporada de dengue do ano passado já foi intensa, a tendência é que ela seja ainda maior, já que, em geral, os criadouros do ano anterior permanecem sem ser limpos”, pontua o infectologista e professor do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), Marcelo Ducroquet.

O principal alerta, no entanto, é para as pessoas que já tiveram dengue. O especialista lembra que pacientes que já foram infectados anteriormente correm um risco maior de desenvolver dengue hemorrágica na segunda infecção. “Ao ocorrer a reinfecção, os anticorpos da primeira doença chegam a reconhecer o vírus, mas não conseguem neutralizar o novo tipo. Por isso, o organismo acaba facilitando a dissipação do vírus na célula, fazendo com que a dengue seja mais grave”, explica.

A previsão do aumento do número de casos serve para o ano todo, mas é durante o verão que a população deve ficar ainda mais atenta, já que, historicamente, aumenta a proliferação de mosquitos entre os meses de janeiro e abril. “O inseto precisa de duas coisas para se reproduzir com maior velocidade: altas temperaturas e chuva. Esses dois eventos acontecem com maior frequência no verão, que é quando há uma maior incidência da doença por conta da maior população de Aedes aegypti“, alerta o infectologista.

A principal orientação para as pessoas que contraírem a dengue é procurar uma unidade básica de saúde ao experienciar sintomas como febre alta e dores no corpo, além de manter-se atentos para evitar a criação de focos de dengue em casa. “O paciente que apresentar sintomas como dor de barriga, vômito e tontura deve procurar imediatamente um posto de saúde, pois esses sinais podem indicar dengue hemorrágica”, finaliza Ducroquet.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Share:

Latest posts

MUB-Carnaval-do-Parquinho-page-0001
Parque Barigui tem oficinas infantis no Carnaval
Happy caucasian woman in mask blowing glitter to camera at a party in a nightclub. Fun, going out, celebrating and party concept
Doença do beijo: cuidados para curtir o carnaval sem riscos
infantil-Vila-11
Colégio particular em Jurerê amplia unidade e dobra atendimento à Educação Infantil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

MUB-Carnaval-do-Parquinho-page-0001
Parque Barigui tem oficinas infantis no Carnaval
Neste fim de semana, as crianças poderão aproveitar o Carnaval com oficinas temáticas no Parquinho Positivo,...
Saiba mais >
Happy caucasian woman in mask blowing glitter to camera at a party in a nightclub. Fun, going out, celebrating and party concept
Doença do beijo: cuidados para curtir o carnaval sem riscos
Amor de bloquinho não necessariamente dura para além da folia, mas há riscos para saúde Do bloquinho...
Saiba mais >
infantil-Vila-11
Colégio particular em Jurerê amplia unidade e dobra atendimento à Educação Infantil
O Vila Olímpia Bilingual School, em Jurerê Internacional, inaugurou o novo prédio da Educação Infantil....
Saiba mais >
2fe5d8-f0840b5024f043a687384e3cd24c97da-mv2
Grande Rio traz folclore para a avenida no Carnaval 2025
“Quatro contas me protegem”, diz a letra da canção da compositora paraense Dona Onete, que vai guiar...
Saiba mais >