Uma máquina do tempo criada em uma sala de aula comum, no interior do Brasil, levou os estudantes para um local desconhecido, com dinossauros gigantes, cavernas, sons e cheiros surpreendentes. Para ensinar sobre a pré-história, professores dos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) Pequeno Anjo e A Caminho do Futuro, de Campos Novos, em Santa Catarina, resolveram dar vida à teoria.
Com criatividade e esforço conjunto, uma sala foi totalmente transformada e se tornou atração também para outras escolas da rede pública, que foram visitar o espaço. Todo o trabalho foi desenvolvido a partir do tema Exploradores Fantásticos, sugerido no material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil, utilizado pelo município. De acordo com a Superintendente de Educação Infantil de Campos Novos, Célia Fernanda Petri Biolo, o material trouxe como proposta a máquina do tempo e, a partir dela, surgiu a necessidade de criar algo que realmente encantasse as crianças. “Queríamos que elas encontrassem um lugar mágico e cheio de aventuras. Então, confeccionamos uma caverna temática dos dinossauros, com imagens, sons e efeitos realísticos. Assim, foi possível levar nossos estudantes a uma viagem no tempo”, destaca.
De forma lúdica e divertida, a proposta de estudo ganhou vida a partir de muito planejamento. Em um primeiro momento, os professores precisaram buscar uma fantasia para caracterizar o personagem e surpreender as crianças do G5, o que despertou interesse e curiosidade. Depois, as próprias crianças ajudaram na construção da caverna, amassando papel pardo. O dinossauro gigante foi confeccionado na parede, utilizando material reciclável. Para completar, as crianças se caracterizaram de dinossauro e brincaram com mascotes trazidos de casa, em uma parceria entre famílias e escola, tudo registrado em uma sessão fotográfica. Por fim, foi feita a socialização do trabalho com as músicas Dança dos Dinossauros e Passeio pelo Jardim, junto a um grande passeio ao Parque Bicho do Mato, para que as crianças tivessem contato com a natureza, relacionando-a ao habitat dos dinossauros, e um piquenique coletivo, inclusive com “ovos de dinossauro”.
Dois dos “viajantes do tempo” foram Graziela e Davi, ambos com cinco anos. Davi conta que aprendeu sobre os arqueólogos e seu trabalho com os ossos de dinossauros. “Foi muito divertido”, diz. Já Graziela ficou interessada por descobrir o que esses animais pré-históricos comiam no seu cotidiano. “Tem os que comem carne e os que comem folha. Alguns são grandes e outros, pequenos”, narra.
Para a gerente de marketing e produto do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Damila Bonato, iniciativas como a de Campos Novos potencializam a aprendizagem. “É fantástico quando os conteúdos trazidos pelo material ganham vida por meio das mãos de professores criativos e dedicados. Em todas as fases da vida escolar, essa é uma maneira de garantir que esses conteúdos sejam realmente absorvidos pelos estudantes”, pontua. A atividade foi desenvolvida por meio de uma dinâmica pela professora Rosely Liston, do CMEI Pequeno Anjo, e Angélica Xavier, do CMEI A Caminho do Futuro. “Foram momentos de muito aprendizado para as crianças. De forma prática e lúdica, os alunos puderam experimentar as sensações daquela época. Continuamos recebendo visitas nessa sala, que permite viverem junto com os dinossauros e descobrirem os sons, as cores e os cheiros daquela época”, finaliza Célia.
_______________________________________
Sobre o Aprende Brasil
O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, consultoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.