[flgallery id=829 /]
O Grupo Assistencial Caminheiros da Luz, de Uberlândia, é uma das sete entidades brasileiras beneficiadas com doações de livros didáticos da Editora Positivo. A doação faz parte de um projeto da editora que, ao longo do trimestre, deve doar 85 mil volumes a instituições que trabalham com crianças e jovens no Brasil. Além da instituição mineira, foram contempladas entidades de Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná.
Segundo o responsável pela entidade, André Borges, desde 2005 o Grupo Assistencial Caminheiros da Luz realiza um trabalho de assistência à famílias em situação de pobreza extrema. São moradores do bairro Morada Nova e que, até 2016, era considerado zona rural de Uberlândia. “A região ainda não dispõe de infraestrutura de saneamento e esgoto, o atendimento à saúde pública é precário, não existem vagas em escola e creches para todas as crianças, o índice de violência é significativo e os de conflitos familiares também”, relata.
A entidade atende 60 famílias, totalizando mais de 200 pessoas ao mês. Suas atividades vão desde a distribuição de cestas básicas e sopa, ao auxílio psicológico; além da ajuda para a retirada de documentos (identidade e certidão de nascimento), reforço escolar para crianças e a alfabetização de adultos. “A parceria com a Editora Positivo permitiu a realização de um desejo antigo: conseguir estruturar o trabalho de reforço escolar tendo algum material de apoio. O material que recebemos é de qualidade superior, e conseguiremos atender a todos os assistidos, do ensino infantil ao ensino médio, nos próximos 2 anos”, enfatiza Borges.
O diretor geral da Editora Positivo, Emerson dos Santos, explica que as doações para as sete entidades somam mais de 13 mil livros e, juntas, ultrapassam os R$ 230 mil. “Dentro da missão da editora, que é construir um mundo melhor por meio da educação, prevemos a doação de cerca de R$ 1,5 milhão em livros, este ano. O trabalho das sete instituições contempladas neste momento abrange 13.361 crianças e jovens, sendo de extrema relevância para as comunidades onde estão inseridas”, destaca o diretor.
As doações incluem as coleções Ecobox, Mais Cores, Projeto Eco para o Ensino Médio, Caderno Enem para o Ensino Médio, Livro Portal do Saber, Coleção História – Cultura e Sociedade, e a Coleção Linhas e Letras.
Sobre a Editora Positivo
Fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino e com o Conquista. Cerca de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.