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Diferenciação entre métodos de ensino foi um dos temas do primeiro episódio do PodAprender, podcast focado em Educação
O termo “educação a distância” não havia sido tão procurado no Google desde 2011, segundo o Google Trends. O fechamento das instituições de ensino e as aulas remotas geraram bastante interesse e discussão sobre o tema. O que pouca gente sabe, porém, é que a maior parte das escolas não está utilizando a educação a distância neste período – e quem esclarece isso é o professor Paulo Tomazinho, doutor em Educação, Google Innovator e consultor-chefe da Meta Aprendizagem.
“O que é proposto no Brasil hoje é um ensino remoto emergencial, porém entregue de formas alternativas, bastante comum em países com guerras civis ou catástrofes climáticas. O termo educação a distância não é apropriado porque pressupõe o apoio de tutores de forma atemporal, carga horária diluída em diferentes recursos midiáticos e atividades síncronas e assíncronas. E isso não é, exatamente, o que está sendo feito durante o isolamento”, explica.
Essas e outras discussões estão disponíveis no primeiro episódio do podcast PodAprender, que tem como objetivo discutir assuntos que envolvem a educação, a aprendizagem e a rotina de quem vive essa realidade. O episódio “O que aprendemos (e ainda estamos aprendendo) com a pandemia” conta com a participação de Paulo Tomazinho e Carlos Sanches, mestrando em Educação e ex-presidente da Undime Nacional.
Com produção da Central Press Brasil, o programa é uma realização da Editora Aprende Brasil, que atende 266 mil alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Ao longo de 24 episódios quinzenais, serão abordados temas como as diferentes formas de aprender, os dilemas de lidar com várias gerações em um mesmo ambiente e tantos outros que fazem parte desse universo. O programa pode ser ouvido no site http://sistemaaprendebrasil.com.br/podaprender/, Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts disponíveis.