Empresas e organizações se reúnem para ampliar práticas filantrópicas no Paraná

Nos dias 2 e 3 de setembro, empresas e instituições de todo o estado se reuniram nas regiões Norte e Noroeste do Paraná para fomentar boas práticas e estratégias na filantropia, fortalecendo o desenvolvimento social no estado e transformando profissionais e empresas em agentes de mobilização. 

Os encontros foram promovidos pela Rede de Investidores Sociais do Paraná (RIS), uma iniciativa dedicada a reunir representantes de diversos setores que investem socialmente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A RIS reúne cerca de 36 organizações e mais de 50 profissionais. A programação aconteceu na sede da Suco Prats, em Paranavaí, e da Sicredi Dexis, em Maringá, com o apoio da Associação Comercial de Paranavaí e da Associação Comercial de Maringá. Tanto a Suco Prats como a Sicredi Dexis já integram a Rede de Investidores Sociais do Paraná. 

Representantes de empresas como Instituto Positivo, Instituto GRPcom, Instituto IBGPEX, Instituto Amélia Casagrande, Rede Marista Brasil, Votorantim Cimentos, Neodent e Copel se deslocaram de Curitiba, representando a rede, para compartilhar as experiências de atuação filantrópica, dialogar e trocar com os profissionais das empresas da região e aprender com as práticas locais. 

“O Estado do Paraná é grande e possui excelentes experiências de iniciativas sociais empresariais em prol da nossa comunidade. Por outro lado, também existem muitas companhias que querem dedicar investimentos para a área social, seja com recursos próprios ou via leis de incentivo, mas não sabem bem como começar. Ao atuarmos em rede podemos aprender juntos e somar, gerando valor compartilhado e impacto positivo à população paranaense”, afirma a consultora de Transformação Social da Votorantim Cimentos, Fernanda Ramos

A Rede de Investidores Sociais do Paraná surgiu em 2015 em Curitiba e, desde então, se mantém ativa. É um braço do Gife – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, sediado em São Paulo e que congrega as lideranças nacionais do setor social. A RIS PR é uma rede de profissionais que trocam experiências e se fortalecem mutuamente e não há custos para integrar e participar dos encontros. 

Segundo a superintendente do Instituto GRPcom, Ana Gabriela Simões Borges, “foram nos momentos de crise, como a pandemia de covid-19 ou a triste situação dos alagamentos no Rio Grande do Sul, que percebemos a força e o potencial de estarmos juntos. Durante a pandemia muitas vezes tínhamos dificuldade de contatar e apoiar algumas regiões. No caso do RS, nos apoiamos mutuamente para acelerar e potencializar a ajuda humanitária à população atingida, ao lado do poder público”.

O maior número de integrantes da rede está localizado em Curitiba e Região Metropolitana. Uma das propostas da missão é apresentar a rede aos profissionais dedicados a gerir recursos sociais disponibilizados pelas empresas e fortalecer as conexões.

“Acreditamos que essa missão foi valiosa para ampliar nosso impacto, ao conectar experiências e práticas de diferentes regiões do Paraná. Tivemos a oportunidade de dialogar com aproximadamente 21 organizações e empresas, ao mesmo tempo que conhecemos os profissionais e as estratégias da atuação social da Prats e do Sicredi.  O Paraná é uma potência econômica, mas, ao mesmo tempo, existem bolsões com inúmeras necessidades sociais. A troca de conhecimento é fundamental para fortalecer nossa capacidade de transformação social”, afirma Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo (IP), uma das instituições que integram a rede.

Para empresas que desejarem conhecer e integrar a Rede de Investidores Sociais do Paraná é possível entrar em contato por meio do LinkedIn da RIS: www.linkedin.com/company/ris-rede-de-investidores-sociais.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >