Empresa de mobilidade urbana prevê R$ 100 milhões em investimentos para ampliação de frota e melhorias tecnológicas

Nano locação, digitalização e conectividade do mercado automotivo, investimentos em soluções para mobilidade urbana, menos estoque, foco na experiência e custo unificado pelo tempo de uso do bem com tecnologia aliada ao pagamento. Essas são algumas das tendências de 2023 para o mercado automobilístico. Pode-se afirmar que o Brasil tem potencial para se tornar um celeiro de novas tecnologias e de investimento em sustentabilidade e soluções para os desafios urbanos. Dentre eles, um dos principais reveses é o trânsito e inchaço populacional e a inadiável necessidade de deslocamento com mais conveniência e inteligência pela cidade. Nesta linha, os veículos por assinatura, modelo de negócios que naturalmente retira muitos carros da rua, e a locação pontual por necessidade são comportamentos cada vez mais consolidados no país.

De acordo com a ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), o serviço de assinatura cresceu 16,4% de janeiro a setembro de 2022. Para fins de comparação, o país contava com 91 mil veículos assinados em dezembro de 2021. Em setembro de 2022, esse número total saltou para 106 mil automóveis. No que tange à locação de carros, a projeção é que o setor avance até 20,7% em 2023.

Corroborando a performance positiva do setor, o V1, empresa de mobilidade urbana por app do Grupo Águia Branca, anuncia investimento de R$ 100 milhões, visando à renovação e ampliação da frota, assim como inovações tecnológicas, incluindo usabilidade, novas funcionalidades e melhoria na experiência do cliente. Os investimentos são justificados pelas positivas prospecções para o setor, que deve crescer em 15% somente durante o verão, comparado ao ano anterior, segundo a ABLA. As estatísticas detalham que viagens turísticas de lazer e negócios somaram 48% da demanda em 2022 e permanecerão em alta neste ano.

“O turismo intensifica a necessidade de mobilidade e o consumidor prioriza alternativas flexíveis e econômicas. Os serviços de aluguel e assinatura 100% digitais via aplicativo proporcionam agilidade e menos dores de cabeça, uma vez que toda a burocracia de comprar e manter um automóvel é responsabilidade da empresa, e não do cliente”, explica o diretor de negócios do V1, Leonardo Balestrassi. É importante ressaltar que a assinatura também é percebida como alternativa aos clientes que buscam capitalizar e investir em outros setores e apenas arcar com parcelas mensais mais enxutas que cabem no orçamento. “Percebemos que o consumidor prefere vender o carro próprio e investir o dinheiro. Mas essa decisão não exclui a necessidade de locomoção, é claro. A facilidade que proporcionamos de assinar um carro 100% digital contribui para o aumento da procura. No que tange a locação, nós atendemos às diversas necessidades dos usuários. Com a locação de meia diária, proporcionamos liberdade para resolver as demandas do dia a dia sem necessidade de arcar com uma diária inteira para compromissos em horário comercial. Já as locações mais duradouras, para eventuais viagens de negócio e turismo, também estão em alta, já que o brasileiro não quer arcar com despesas oriundas do carro próprio”, complementa.

Custos logísticos: solução de frota terceirizada para empresas

O V1 promove o serviço de locação especializado para pessoas jurídicas, com a possibilidade de migrar o uso de veículos próprios para terceirizados, reduzindo os custos, e sem precisar se preocupar com a manutenção e inutilização dos veículos nos períodos de baixa demanda. Inclusive, uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Sebrae com empresas de pequeno, médio e grande porte, revelou a porcentagem, do gasto médio que as empresas têm com logística. As empresas pequenas têm gasto médico de 6,6% em relação ao faturamento anual, enquanto as médias consomem 6,1% e as grandes 7,5% da receita. Vale lembrar que frota própria exige infraestrutura para guardar os veículos.

“As empresas têm reconhecido os benefícios do aluguel de frota terceirizada. O time de soluções do V1 disponibiliza um sistema de gestão inteligente de carros e vans. Dentre os serviços propostos, oferecemos estações dedicadas exclusivamente às empresas, transporte de pessoas e gestão de viagens. A terceirização de frota tornou-se uma opção para gestores que buscam praticidade e economia, já que possui custos previsíveis acordados de antemão e carros disponíveis para substituição a qualquer momento, evitando, assim, que a empresa tenha capital parado”, explica o diretor.

V1 fecha 2022 com faturamento recorde de R$ 100 milhões

O V1 encerrou 2022 com o maior faturamento de sua história, R$ 100 milhões, montante 62% superior ao de 2021. Em relação à frota, houve um crescimento de 20% no mesmo período. “A estratégia na localização das estações e os modelos dos veículos são pontos essenciais para atender às necessidades dos clientes e, assim, avançar a cada ano”, finaliza.

No total, foram realizados 35.372 aluguéis e 1.650 assinaturas no Brasil, com alcance de 11.850 clientes. A expectativa de atendimento para o serviço de locação neste ano chega perto da ocupação total das frotas, sendo 80% para Curitiba (PR) e 75% para Vitória (ES). “Projeto que 2023 será um ano positivo para os modelos de negócio de locação e assinatura de veículos. A compra de carros no Brasil implica em arcar com juros altos e não enxergamos previsão de baixa desses encargos. É essa incerteza de redução de juros que nos convence de excelentes resultados em 2023. O brasileiro não quer pagar por um bem de uso contínuo com valores de entrada altos que irá depreciar. As modalidades de assinatura e locação são alternativas para usufruir de um veículo e de mobilidade urbana, sem entrada, juros de financiamento e com a certeza do investimento”, finaliza Leonardo.

Sobre o V1

O V1 é uma plataforma de mobilidade urbana que atua no aluguel e assinatura de carros de forma 100% digital, para uso pessoal e empresarial.  Oferece soluções em gestão de frotas terceirizadas para empresas, fleet service, traslado de pessoas e outras demandas personalizadas. Considerado um dos maiores players do setor no país, o V1 faz parte do Grupo Águia Branca e atua nas cidades de Vitória (ES) e Curitiba (PR). O app está disponível na Apple Store e Google Play.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >