Eficiência energética aumenta competitividade das empresas

[flgallery id=20 /]

Indústria é o setor que mais desperdiça energia no Brasil

A tarifa de energia elétrica sofreu um aumento total de 51% no ano passado, afetando o bolso de consumidores residenciais e, principalmente, das empresas, que consomem mais durante o mês. De acordo com os dados do Ministério de Minas e Energia, o setor industrial é o maior consumidor de energia do país, respondendo por cerca de 37,6% de todo o consumo final. Na indústria, o gasto com energia elétrica representa um dos custos mais elevados para o processo de produção.
A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) alerta que a indústria é o setor com maior potencial para geração de riqueza na economia – no entanto, é também o que mais desperdiça energia, no Brasil. Em uma análise do Conselho Americano para Economia Energeticamente Eficiente, que avaliou as 16 maiores economias do mundo, o Brasil obteve a pior avaliação no segmento industrial e o pior número entre os países analisados.
De acordo com Rodrigo Aguiar, presidente da Abesco, a conscientização é o primeiro passo para a resolução do problema, seguida por ações concretas como o diagnóstico energético da planta industrial. “Os gestores das indústrias precisam saber que a energia representa um custo fixo significativo e esse recurso pode ser mais bem administrado com a implantação de programas de eficiência energética, visando aumentar sua competitividade e produtividade”, explica.
A Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina, consome em média 1,5 milhão de kilowatts de energia por mês e, para diminuir a despesa, tem adotado uma série de medidas de economia. A primeira delas foi na iluminação: 30% das lâmpadas foram substituídas por tecnologia LED, que dura mais e consome, em média, 55,5 watts/hora a menos, comparada à incandescente.
Outra medida tomada pela empresa foi diretamente no maquinário utilizado na produção, aplicando-se automação eletrônica. O engenheiro mecânico Paulo César Ceresia, gerente de manutenção da Posigraf, afirma que antes haviam seis compressores que não tinham variação de velocidade. “Com a aquisição do equipamento, que varia a velocidade e fornece o ar comprimido que a produção está pedindo, é como reduzir de 600 HP para 300 HP o consumo de ar comprimido e, consequentemente, a energia gasta”, explica.
A Posigraf também tem criado uma cultura de economia em seus colaboradores. Eles são incentivados a desligar os equipamentos quando não estão sendo utilizados, apagar luzes e manter portas e janelas fechadas para melhor aproveitamento dos 70 aparelhos de ar-condicionado instalados na empresa. A gráfica também envia e-mails para os funcionários com dicas para economia de energia em casa e premia as iniciativas que se comprovem eficazes.
 
Sobre a Posigraf
Atuando há mais de 40 anos no mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é uma das maiores gráficas da América Latina. Instalada em uma área de 50 mil m2, a companhia tem um centro de distribuição em São Paulo, representações em todo o Brasil e Mercosul e atende clientes nos Estados Unidos, Japão e Europa. Seu portfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >