Evento nacional acontece dia 10 de junho, no Mercure Brasília Lider
[flgallery id=2289 /]
A Educação passa por mudanças constantes, influenciadas principalmente pelas inovações tecnológicas e sociais, que refletem diretamente no que será exigido dos profissionais em um futuro próximo. Como o Ensino Básico prepara os alunos para enfrentar esses desafios futuros? São necessários a discussão e o pensamento conjunto para que as escolas apliquem, no dia a dia, a Educação 4.0, na qual o professor deixa de ser o protagonista e passa a mediar o desenvolvimento do aluno com foco na realidade diária e no uso ampliado de tecnologia.
É com esse intuito que acontece, no dia 10 de junho, o evento “Um Dia Positivo”, em Brasília. Promovido pelo Sistema Positivo de Ensino, o encontro reúne 100 gestores e 300 professores de escolas da região com debates sobre os temas “O uso da neurociência na educação”, “O Currículo em uma sociedade 4.0”, “O Profissional do Futuro e os Seus Desafios” e “Gestão de aprendizagem”. “Quando se trata de educar e mediar o conhecimento, não podemos permanecer no mesmo ponto de antes. É preciso refletir, conhecer e discutir para avançar rumo ao futuro”, afirma a diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Acedriana Vogel.
Conforme dados apresentados no The Global Summit 2017, o futuro da Educação, também chamado de Educação 4.0, baseia-se no conceito de Learning by Doing, ou seja “aprender fazendo”. Esse conceito traz a ideia de que todos – principalmente quem está na escola hoje – irão aprender coisas diferentes e de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos, testes e muita ‘’mão na massa’’.“Devemos estar aptos a preparar o aluno não apenas para a aprendizagem das disciplinas, mas para trabalhar conteúdos que lhe sejam significativos e façam parte da sua realidade”, ressalta Acedriana.
O encontro acontece no Hotel Mercure Brasília Lider, a partir das 8h30. Na programação, a professora e neurocientista Carla Tieppo traz o uso da Neurociência na Educação e suas vantagens para a melhora da relação aluno-professor em sala de aula e maior desenvolvimento da qualidade de ensino. Para Carla, “o educador é um ‘fazedor de cérebros’. É ele quem mentora a inserção de conhecimento, que apresenta formas de se fazer escolhas e auxilia na formação intelectual e ética dos alunos – e é por isso que ele precisa entender o funcionamento desse órgão”.
Além dela, o economista Adeildo Nascimento fala sobre o profissional do futuro e seus desafios, expondo ideias sobre vocação e necessidades futuras de mercado. Segundo ele, “nós sempre recebemos de nossos pais uma ‘receita pronta de sucesso’: você estuda, se forma, arranja um emprego, trabalha e se aposenta. Mas o mundo está mudando, não vemos mais tanto essa trajetória linear. Para se adaptar a essas mudanças, você precisa saber qual a sua ocupação e qual a sua vocação – e estar preparado mentalmente para isso.” E o professor Miguel Thompson Rios fala sobre “o currículo em uma sociedade 4.0”.
Enquanto os gestores assistem às palestras, os professores participam do programa de cursos. O tema deste ano vai ao encontro do slogan do Sistema Positivo de Ensino: “a educação é para sempre”. “Preparamos cursos voltados para o campo temático das competências no âmbito da Educação Escolar, algo muito relevante e que volta ao centro do cenário educacional em nosso país com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explica Joseph Razouk Júnior, diretor editorial do Sistema Positivo de Ensino. O programa de cursos possibilita aos professores conversar com seus pares de outras escolas e conectar informações da BNCC com o livro integrado do Sistema, com o livro digital e com a plataforma On. São 5.800 horas de cursos presenciais que orientam os professores nas práticas escolares, a fim de potencializar o ensino e a aprendizagem.
O evento já aconteceu em Cuiabá, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte e Salvador – e estão previstas outras edições em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Belém (PA) e Manaus (AM). O Sistema Positivo de Ensino é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil, presente em 1.816 escolas e atendendo quase 500 mil alunos em 974 municípios do território nacional. No Distrito Federal são atendidas 23 escolas, 13 delas na capital Brasília.
Serviço
Evento: Um Dia Positivo! Brasília
Data: 10/06, das 8h30 às 17h
Onde: Mercure Brasilia Lider – SHN Q. 5 bl 1 – Asa Norte
Inscrições e mais informações: grupo@umdiapositivo.com.br
Programação
8:30 – Abertura do Evento
8:45 – O Profissional do futuro e os seus desafios – Adeildo Nascimento
10:15 – O Uso da Neurociência na Educação – Carla Tieppo
13:30 – O Currículo em uma sociedade 4.0 – Miguel Angelo Thompson
14:45 – Comunicando boas práticas – Marketing
16:00 – Relatórios SPE: gestão de aprendizagem – Vitória Rodrigues
17:00 – Encerramento
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.
É com esse intuito que acontece, no dia 10 de junho, o evento “Um Dia Positivo”, em Brasília. Promovido pelo Sistema Positivo de Ensino, o encontro reúne 100 gestores e 300 professores de escolas da região com debates sobre os temas “O uso da neurociência na educação”, “O Currículo em uma sociedade 4.0”, “O Profissional do Futuro e os Seus Desafios” e “Gestão de aprendizagem”. “Quando se trata de educar e mediar o conhecimento, não podemos permanecer no mesmo ponto de antes. É preciso refletir, conhecer e discutir para avançar rumo ao futuro”, afirma a diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Acedriana Vogel.
Conforme dados apresentados no The Global Summit 2017, o futuro da Educação, também chamado de Educação 4.0, baseia-se no conceito de Learning by Doing, ou seja “aprender fazendo”. Esse conceito traz a ideia de que todos – principalmente quem está na escola hoje – irão aprender coisas diferentes e de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos, testes e muita ‘’mão na massa’’.“Devemos estar aptos a preparar o aluno não apenas para a aprendizagem das disciplinas, mas para trabalhar conteúdos que lhe sejam significativos e façam parte da sua realidade”, ressalta Acedriana.
O encontro acontece no Hotel Mercure Brasília Lider, a partir das 8h30. Na programação, a professora e neurocientista Carla Tieppo traz o uso da Neurociência na Educação e suas vantagens para a melhora da relação aluno-professor em sala de aula e maior desenvolvimento da qualidade de ensino. Para Carla, “o educador é um ‘fazedor de cérebros’. É ele quem mentora a inserção de conhecimento, que apresenta formas de se fazer escolhas e auxilia na formação intelectual e ética dos alunos – e é por isso que ele precisa entender o funcionamento desse órgão”.
Além dela, o economista Adeildo Nascimento fala sobre o profissional do futuro e seus desafios, expondo ideias sobre vocação e necessidades futuras de mercado. Segundo ele, “nós sempre recebemos de nossos pais uma ‘receita pronta de sucesso’: você estuda, se forma, arranja um emprego, trabalha e se aposenta. Mas o mundo está mudando, não vemos mais tanto essa trajetória linear. Para se adaptar a essas mudanças, você precisa saber qual a sua ocupação e qual a sua vocação – e estar preparado mentalmente para isso.” E o professor Miguel Thompson Rios fala sobre “o currículo em uma sociedade 4.0”.
Enquanto os gestores assistem às palestras, os professores participam do programa de cursos. O tema deste ano vai ao encontro do slogan do Sistema Positivo de Ensino: “a educação é para sempre”. “Preparamos cursos voltados para o campo temático das competências no âmbito da Educação Escolar, algo muito relevante e que volta ao centro do cenário educacional em nosso país com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explica Joseph Razouk Júnior, diretor editorial do Sistema Positivo de Ensino. O programa de cursos possibilita aos professores conversar com seus pares de outras escolas e conectar informações da BNCC com o livro integrado do Sistema, com o livro digital e com a plataforma On. São 5.800 horas de cursos presenciais que orientam os professores nas práticas escolares, a fim de potencializar o ensino e a aprendizagem.
O evento já aconteceu em Cuiabá, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte e Salvador – e estão previstas outras edições em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Belém (PA) e Manaus (AM). O Sistema Positivo de Ensino é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil, presente em 1.816 escolas e atendendo quase 500 mil alunos em 974 municípios do território nacional. No Distrito Federal são atendidas 23 escolas, 13 delas na capital Brasília.
Serviço
Evento: Um Dia Positivo! Brasília
Data: 10/06, das 8h30 às 17h
Onde: Mercure Brasilia Lider – SHN Q. 5 bl 1 – Asa Norte
Inscrições e mais informações: grupo@umdiapositivo.com.br
Programação
8:30 – Abertura do Evento
8:45 – O Profissional do futuro e os seus desafios – Adeildo Nascimento
10:15 – O Uso da Neurociência na Educação – Carla Tieppo
13:30 – O Currículo em uma sociedade 4.0 – Miguel Angelo Thompson
14:45 – Comunicando boas práticas – Marketing
16:00 – Relatórios SPE: gestão de aprendizagem – Vitória Rodrigues
17:00 – Encerramento
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.