Educadores do Amazonas levam neurociência para sala de aula

Manaus sedia evento nacional de Educação no dia 11 de outubro

Professores e gestores escolares do Amazonas se reúnem, no dia 11 de outubro, no Blue Tree Premium Manaus, para o evento “Um Dia Positivo”. Promovido pelo Sistema Positivo de Ensino, o encontro reúne 800 profissionais da região com debates sobre os temas “O uso da Neurociência na Educação”, “O profissional do futuro e os seus desafios” “Gestão de aprendizagem”. “Quando se trata de educar e mediar o conhecimento, não podemos permanecer no mesmo ponto de antes. É preciso refletir, conhecer e discutir para avançar rumo ao futuro”, afirma a diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Acedriana Vogel.

Conforme dados apresentados no The Global Summit, o futuro da Educação, também chamado de Educação 4.0, baseia-se no conceito de Learning by Doing, ou seja “aprender fazendo”. Esse conceito traz a ideia de que todos – principalmente quem está na escola hoje – aprenderão coisas diferentes e de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos, testes e muita ‘’mão na massa’’. “Devemos estar aptos a preparar o aluno não apenas para a aprendizagem das disciplinas, mas para trabalhar conteúdos que lhe sejam significativos e façam parte da sua realidade”, ressalta Acedriana.

O encontro tem início às 8h30. Na programação, a professora e neurocientista Carla Tieppo traz o uso da Neurociência na Educação e suas vantagens para a melhora da relação aluno-professor em sala de aula e maior desenvolvimento da qualidade de ensino. Para Carla, “o educador é um ‘fazedor de cérebros’. É ele quem mentora a inserção de conhecimento, que apresenta formas de se fazer escolhas e auxilia na formação intelectual e ética dos alunos – e é por isso que ele precisa entender o funcionamento do cérebro humano”. A especialista ainda aborda a necessidade de oferecer mais experiências psicomotoras às crianças, reduzindo o contato com telas e aumentando as ações manuais e sensoriais. 

Além dela, o economista Adeildo Nascimento fala sobre o profissional do futuro e seus desafios, expondo ideias sobre vocação e necessidades futuras de mercado. Segundo ele, “nós sempre recebemos de nossos pais uma ‘receita pronta de sucesso’: você estuda, se forma, arranja um emprego, trabalha e se aposenta. Mas o mundo está mudando, não vemos mais tanto essa trajetória linear. Para se adaptar a essas mudanças, é preciso saber qual a sua ocupação e qual a sua vocação – e estar preparado mentalmente para isso”, aponta Nascimento. E o professor doutor César Nunes aborda a Gestão Educacional e Escolar e a organização do trabalho pedagógico na perspectiva da humanização e da cultura da paz e da sustentabilidade.

Enquanto os gestores assistem às palestras, os professores participam do programa de cursos. O tema deste ano vai ao encontro do slogan do Sistema Positivo de Ensino: a Educação é para sempre. “São cursos voltados para o campo temático das competências no âmbito da Educação Escolar – algo muito relevante e que volta ao centro do cenário educacional em nosso país com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explica Joseph Razouk Júnior, diretor editorial do Sistema Positivo de Ensino. O programa de cursos possibilita aos professores conversar com seus pares de outras escolas e conectar informações da BNCC com o livro integrado, com o livro digital e com a plataforma On, presentes nas escolas conveniadas. São 5.800 horas de cursos presenciais que orientam os professores nas práticas escolares, a fim de potencializar o ensino e a aprendizagem.

Neste ano, o evento aconteceu em Belém, Ribeirão Preto, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte e Salvador. O Sistema Positivo de Ensino é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil, presente em 1.816 escolas e atendendo quase 500 mil alunos em 974 municípios do território nacional. No estado do Amazonas, são 26 escolas conveniadas, sendo 22 delas na capital.


Serviço

Evento: Um Dia Positivo! Manaus
Data: 11 de outubro, das 8h30 às 17h
Onde: Blue Tree Premium Manaus (Av. Jorn. Umberto Calderaro Filho, 817 – Adrianópolis, Manaus)
Inscrições e mais informações: grupo@umdiapositivo.com.br


Programação

8:30 – Abertura do Evento

8:45 – O Profissional do futuro e os seus desafios – Adeildo Nascimento

10:15 – O Uso da Neurociência na Educação – Carla Tieppo

13:00 – A Gestão Educacional e Escolar e a organização do trabalho pedagógico na perspectiva da Humanização e da Cultura da Paz e da Sustentabilidade – César Nunes

14:30 – Comunicando boas práticas – Marketing

15:50 – Relatórios SPE: gestão de aprendizagem – Vitória Rodrigues

17:00 – Encerramento

Share:

Latest posts

Multiracial medical workers in face masks recording vlog
Na luta contra fake news, profissionais de saúde combatem desinformação com conteúdo confiável
Cipel inaugura nova Linha Sincro e dobra sua capacidade produtiva
Valmet e Cipel realizam start-up da Linha SINCRO 4.5, que dobra capacidade produtiva da fabricante de tissue
Colégio Positivo
Colégio Positivo promove Abril Literário com programação gratuita no Parque Barigui

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Multiracial medical workers in face masks recording vlog
Na luta contra fake news, profissionais de saúde combatem desinformação com conteúdo confiável
Mais de 80% dos brasileiros já acreditaram em notícias falsas. Na área da saúde, informações incorretas...
Saiba mais >
Cipel inaugura nova Linha Sincro e dobra sua capacidade produtiva
Valmet e Cipel realizam start-up da Linha SINCRO 4.5, que dobra capacidade produtiva da fabricante de tissue
Planta industrial localizada em Santo Antônio de Pádua (RJ) inicia operações com novo maquinário de ponta,...
Saiba mais >
Colégio Positivo
Colégio Positivo promove Abril Literário com programação gratuita no Parque Barigui
Com a proposta de incentivar a leitura para além dos muros da escola e aproximá-la da comunidade, o Colégio...
Saiba mais >
Crédito: Joel Rocha
Líderes e entidades de Educação assinam nota técnica em defesa do Regime de Colaboração Intermunicipal no novo PNE
Especialistas, organizações educacionais e territórios colaborativos defendem que a cooperação entre...
Saiba mais >