Educação financeira e empreendedorismo influenciam crianças na baixada fluminense

[flgallery id=1619 /]

Estudantes de Duque de Caxias aprendem a importância de economizar e reaproveitar

 

Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) mostrou que o estado registrou 811 mil crimes em 2016 – e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é a cidade que lidera o ranking de ocorrências, com mais de 100 mil registros entre 2013 e 2017. Para a diretora do Colégio Sistema de Ensino Integrado de Campos Elísios (Seice), Cristiana Pappacena, a educação é o único meio de reverter esses números. A escola estimula o empreendedorismo e a educação financeira entre os jovens, como ferramenta de desenvolvimento da independência financeira e social da comunidade local.
O trabalho no Colégio Seice tem como auge a Feira do Empreendedor, que acontece ao final do terceiro bimestre e reúne projetos dos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). “Procuramos não só desenvolver o ato do empreender, mas focamos em contribuir para a formação de habilidades como autonomia, liderança, responsabilidade social e criatividade”, expõe a diretora. O processo se dá de acordo com as propostas do material didático Conquista Soluções Educacionais, que apresenta um tema distinto para cada ano de escolaridade. Assim, cada turma tem a responsabilidade de criar empresas conforme o assunto que estiver estudando.
Mariah Luiza, de 8 anos, estava aprendendo sobre consumo consciente e reaproveitamento de materiais, no 3º ano, quando teve a ideia de customizar suas próprias roupas. “Minha avó costura, então ela me ajudou a customizar o vestidinho, a bolsa e pulseirinhas que usei no desfile da escola”, conta. As roupas foram doadas e Mariah aprendeu que nem tudo precisa ir para o lixo. “Por estarmos localizados numa região de alta vulnerabilidade social da baixada fluminense, procuramos motivar nossos alunos e os moradores das comunidades que envolvem o nosso bairro a olharem de uma forma diferente e observarem as oportunidades que podem transformar a vida de cada indivíduo”, relata a diretora do colégio. A escola está localizada no bairro Campos Elíseos.
Para Altemir Farinhas, consultor da Conquista Soluções Educacionais, a criança que recebe educação financeira já começa a entender mais sobre a realidade em que vive. “O importante é que ela comece a lidar com o dinheiro na vida real, nas coisas do dia a dia e os benefícios são inúmeros, pois atingem também a família”, explica Farinhas. “Uma criança que leva para sua casa conceitos aprendidos na escola estimula os pais a reverem valores, hábitos e se interessarem pelo tema. Crianças que aprendem desde cedo sobre economia, serão adultos menos endividados, melhores investidores e empreendedores”, afirma.
Após aprender sobre a importância de delimitar objetivos e economizar, a estudante Amanda Mello de Machado, de 10 anos, conseguiu acumular R$ 700 para comprar uma mesa de pebolim. Ela conta que, para arrecadar o dinheiro, separou uma bolsinha em que, durante seis meses, juntou todo o dinheiro que ganhou dos pais e de familiares. Sobre aprender a cuidar de seu dinheiro na escola, a aluna afirma ter desenvolvido uma consciência: “é importante para o futuro”. A mãe, Aline Machado Campos, conta ter ficado orgulhosa da filha, que demonstrou ter aprendido bem os conceitos que já aprendia em casa e recebeu reforço da escola. Agora, Amanda está fazendo economia para outro objetivo: um Skate Elétrico.

Share:

Latest posts

Health insurance card
Recorde de reclamações contra planos de saúde acende alerta no Judiciário
foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Health insurance card
Recorde de reclamações contra planos de saúde acende alerta no Judiciário
I Congresso Nacional de Direito Médico e da Saúde do IMKN analisa desafios do setor e propõe soluções...
Saiba mais >
foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >