Educação de Iomerê cresce 24% e bate meta do MEC

Município alcança melhor nota histórica no Ideb nos anos finais do Ensino Fundamental

Iomerê (SC) no Ideb

*Ideb 2019 Anos Finais: 6.2 (Meta: 6.2)
*Aumento de 24% de 2017 para 2019
*Pontuação acima da média nacional
*Alcançou 100% da meta deste ano
*Obteve pontuação 26% maior que a média estadual 

Os dados do Ideb 2019 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), mostraram um relevante crescimento na nota de Iomerê nos anos finais do Ensino Fundamental, com resultados maiores que as médias nacional e estadual. A nota de 6.2 (em uma escala de 0 a 10) foi 24% maior que a de 2017 (5.7), atingindo a meta estipulada para 2019 (6.2). 


O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo do município, Maurício Bridi, conta que o aumento significativo da nota, em comparação à avaliação anterior, de 2017, foi recebida com alegria. “Esse resultado nos surpreendeu. O sistema de ensino que aplicamos ao longo de quase oito anos tem sido muito interessante para a Educação em Iomerê. É um trabalho coletivo e o resultado diferenciado, com aumento significativo, com certeza é fruto desse trabalho”, opina. 

O Ideb foi criado em 2007 e está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em Português e Matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. O Ideb é obtido por meio da nota do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e da taxa de aprovação escolar, sendo divulgado a cada dois anos.

Para Damila Bonato, gerente de marketing e produto da Editora Aprende Brasil, responsável pelo sistema de ensino de Iomerê desde 2013, esses números são resultado de um bom investimento e gestão educacional apropriada em conjunto com os docentes. “A partir do momento que a escola tem amparo pedagógico e bons materiais didáticos, o estudante começa a sentir a diferença – e isso reflete nos resultados”, afirma Damila, que destaca também a média acima da nacional dos municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que alcançaram a avaliação média de 6.0, considerando as duas etapas do Ensino Fundamental, frente à 5.1 dos municípios brasileiros.


Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 275.000 alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

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