Educação: Carlos Barbosa conquista 6ª melhor posição no estado

Município ultrapassa meta para 2021 do MEC, com pontuação maior que a média estadual em todos os anos do Ensino Fundamental

Bom Sucesso do Sul (PR) no Ideb

*Ideb 2019 Anos Iniciais: 8.0 (Meta: 6.3)
*5ª melhor nota do Paraná na rede municipal
*Vem seguindo pontuação bem acima da média nacional desde 2007
*Anos iniciais: Alcançou 127% da meta
*Já ultrapassou a meta de 2021 
*Obteve pontuação maior que a média estadual nos anos iniciais (12%)
e finais (16%) do Ensino Fundamental


Os dados do Ideb 2019 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), mostraram números de destaque em Bom Sucesso do Sul, com a nota 8.0 – quinta melhor do estado nos ano iniciais do Ensino Fundamental. O resultado foi 27% maior que a meta estipulada para 2019 (6.3) e ultrapassa as médias estadual e nacional. 

Como se não bastasse, Bom Sucesso do Sul também já ultrapassou a meta projetada para 2021. O histórico é consistente: o município segue bem acima da média nacional desde a avaliação de 2013. As notas de anos finais não foram computadas por não ter número de participantes suficientes para gerar os dados.l

Elisana Pilloneto, diretora do Departamento de Educação, Cultura e Esportes do município, conta que o bom desempenho é fruto do trabalho em conjunto de toda a equipe pedagógica e da avaliação contínua dos resultados em sala de aula. “Realizamos uma análise com o professor a cada bimestre sobre avanços, dificuldades individuais ou coletivas e fazemos os encaminhamentos necessários, como aulas de reforço, caderno de apoio, conversa com os familiares, reformulação no planejamento do professor e uma avaliação do perfil de cada profissional, para que atue na turma que se identifique”, explica. 

Sobre os recursos, Elisana atribui o sucesso ao sistema de ensino que o município utiliza desde 2012. “Os professores aprenderam a trabalhar com a proposta do Aprende Brasil e, apesar das dificuldades desse tempo adverso e de 50% dos professores serem novos, estamos conseguindo manter a qualidade do ensino”.

O Ideb foi criado em 2007 e está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em Português e Matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. O Ideb é obtido por meio da nota do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e da taxa de aprovação escolar, sendo divulgado a cada dois anos.

Para Damila Bonato, gerente de marketing e produto da Editora Aprende Brasil, esses números são frutos de um bom investimento e gestão educacional apropriada em conjunto com os docentes. “A partir do momento que a escola tem amparo pedagógico e bons materiais didáticos, o estudante começa a sentir a diferença – e isso reflete nos resultados”, afirma Damila, que destaca também a média acima da nacional dos municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que alcançaram a avaliação média de 6.0, considerando as duas etapas do Ensino Fundamental, frente à 5.1 dos municípios brasileiros.


Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 275.000 alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Share:

Latest posts

Health insurance card
Recorde de reclamações contra planos de saúde acende alerta no Judiciário
foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Health insurance card
Recorde de reclamações contra planos de saúde acende alerta no Judiciário
I Congresso Nacional de Direito Médico e da Saúde do IMKN analisa desafios do setor e propõe soluções...
Saiba mais >
foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >