Mercado digital segue em crescimento e expectativa é que setor feche 2017 com faturamento de R$ 60 bilhões no Brasil
Quando os consumidores migraram dos corredores dos shoppings para as lojas virtuais, as empresas precisaram acordar para um novo fenômeno: o mercado digital. Hoje são mais de 71 mil lojas de comércio online que colocam o Brasil entre os 10 maiores e-commerces do mundo. São mais de 38 milhões de compradores únicos. E de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor deve fechar o ano com faturamento de R$ 60 bilhões.
Mas os desafios para atender e compreender o comportamento do novo consumidor são comuns para pequenas e grandes empresas. Mesmo marcas já consolidadas precisaram buscar estratégias para entrar nesse mercado. Foi o que aconteceu com a Positivo Tecnologia. Desde 2015, a empresa vende seus produtos diretamente ao consumidor pelo e-commerce. “Nós percebemos uma mudança no comportamento do consumidor e, diante disto, concluímos que teríamos benefícios ao adentrar neste mercado digital. Deixou de ser opção e passou a ser necessário estar lá”, conta Marcus de Paula Machado, analista de mercado na empresa. A tecnologia escolhida para criar a loja virtual da marca foi a Ciashop Store, Plataforma de E-commerce da TOTVS.
Marcus acredita que a grande sacada é perceber que não é preciso começar tudo do zero. É importante tirar proveito do que já foi desenvolvido de inovador na área e adaptar às necessidades da empresa. “A palavra-chave é parceria e nós tivemos a sorte de encontrar bons parceiros. Não é preciso tocar o negócio de ponta a ponta. Muitas vezes, nós travamos porque tentamos dominar todo o escopo do projeto. Sendo que há parceiros que poderiam trazer soluções muito mais fáceis e inteligentes”, comenta. “Cabe aos desenvolvedores de tecnologia oferecer soluções poderosas, mas com possibilidade de adaptação aos diversos portes e segmentos. É preciso entender o que o cliente do nosso cliente busca”, analisa o CEO da TOTVS Curitiba, Márcio Viana.
Em dois anos no novo mercado, os números do e-commerce da Positivo Tecnologia impressionam. Eram 60 SKUs para venda em 2015, esse ano esse número passou para 300 e a expectativa é chegar a 500 em 2018. “Antes tínhamos uma visão muito reduzida e hoje sabemos que o cliente quer muito mais”, diz Marcus. Os números do faturamento do setor também confirmam o sucesso da estratégia. Foram R$ 15 milhões em 2015, número que pode ser até 10 vezes maior em 2018. “Isso nos dá a dimensão de como o mercado cresce e como ele se direciona para esse lado”, finaliza.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.
Mas os desafios para atender e compreender o comportamento do novo consumidor são comuns para pequenas e grandes empresas. Mesmo marcas já consolidadas precisaram buscar estratégias para entrar nesse mercado. Foi o que aconteceu com a Positivo Tecnologia. Desde 2015, a empresa vende seus produtos diretamente ao consumidor pelo e-commerce. “Nós percebemos uma mudança no comportamento do consumidor e, diante disto, concluímos que teríamos benefícios ao adentrar neste mercado digital. Deixou de ser opção e passou a ser necessário estar lá”, conta Marcus de Paula Machado, analista de mercado na empresa. A tecnologia escolhida para criar a loja virtual da marca foi a Ciashop Store, Plataforma de E-commerce da TOTVS.
Marcus acredita que a grande sacada é perceber que não é preciso começar tudo do zero. É importante tirar proveito do que já foi desenvolvido de inovador na área e adaptar às necessidades da empresa. “A palavra-chave é parceria e nós tivemos a sorte de encontrar bons parceiros. Não é preciso tocar o negócio de ponta a ponta. Muitas vezes, nós travamos porque tentamos dominar todo o escopo do projeto. Sendo que há parceiros que poderiam trazer soluções muito mais fáceis e inteligentes”, comenta. “Cabe aos desenvolvedores de tecnologia oferecer soluções poderosas, mas com possibilidade de adaptação aos diversos portes e segmentos. É preciso entender o que o cliente do nosso cliente busca”, analisa o CEO da TOTVS Curitiba, Márcio Viana.
Em dois anos no novo mercado, os números do e-commerce da Positivo Tecnologia impressionam. Eram 60 SKUs para venda em 2015, esse ano esse número passou para 300 e a expectativa é chegar a 500 em 2018. “Antes tínhamos uma visão muito reduzida e hoje sabemos que o cliente quer muito mais”, diz Marcus. Os números do faturamento do setor também confirmam o sucesso da estratégia. Foram R$ 15 milhões em 2015, número que pode ser até 10 vezes maior em 2018. “Isso nos dá a dimensão de como o mercado cresce e como ele se direciona para esse lado”, finaliza.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.