Disrupção digital: 4 tecnologias que empresas não podem deixar de fora dos negócios em 2023

Faltando pouco mais de um mês para a virada do ano e com os jogos da Copa do Mundo tomando parte do expediente até lá, é hora das empresas fecharem os planejamentos de investimentos para 2023. E uma fatia considerável deveria ir, após todos os aprendizados da pandemia, para serviços de tecnologia de qualidade, que são vistos como grandes impulsionadores para os negócios e foram o apoio nos momentos de reinvenção urgente. Um estudo da TNS Research aponta que as empresas que investem em tecnologia têm aumento na receita e crescem até 60% a mais em comparação com as empresas que descartam esse tipo de investimento. Por isso, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, 5G e Cibersegurança estão no radar de corporações que entendem a importância da disrupção digital.

Diante das mais diversas possibilidades de desenvolvimento, as empresas têm adotado a digitalização como aliada nos negócios. Segundo especialistas, para tornar possível o crescimento de uma empresa por meio dos recursos tecnológicos, é preciso não somente investir, mas saber como otimizar esse investimento. “É necessário, primeiramente, entender as novas ferramentas, quais delas serão úteis e como aplicá-las para aperfeiçoar os processos na organização, sejam eles as formas de gestão, produção ou a experiência do cliente”,  explica o diretor-executivo da TOTVS Curitiba, Márcio Viana.

Nessa perspectiva, é necessário considerar as tecnologias que vieram para ajudar a alavancar os negócios. Confira a seguir as tendências para ficar de olho e saiba porque os empreendedores devem estar mais atentos do que nunca a essas práticas e ferramentas.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) vem sendo cada vez mais utilizada no meio empresarial. Com funcionamento formado pela combinação entre Big Data (grande volume de dados) e algoritmos, a ferramenta tem potencial para ser aplicada em diversas áreas de atuação. Além de ler dados, interpretar informações por meio de sistemas de aprendizado, detectar padrões e possuir ferramentas que conseguem simular capacidades humanas, a IA otimiza os processos de trabalho e, ao mesmo tempo, transforma as relações. “Uma empresa que conta com Inteligência Artificial pode também cortar custos operacionais por meio da redução de erros e aumento de produtividade nos processos gerados por esse recurso”, pontua Márcio Viana.

5G

A tecnologia, que chegou ao Brasil em julho de 2022, é indispensável para as empresas que desejam fazer parte do conceito de indústria 4.0. A rede 5G promete ter até cem vezes mais velocidade que a geração anterior, além de entregar conexões estáveis e ampla cobertura. Ainda, a nova tecnologia possibilita a conexão de diversos aparelhos à internet ao mesmo tempo, desde celulares até automóveis. Nas indústrias, as melhorias de velocidade, tempo de resposta e confiança na rede devem abrir um leque de aplicações. De acordo com especialistas, essa conexão avançada contribui para que as máquinas conversem entre si e tornem realidade a chamada Internet das Coisas (IoT). “A automação industrial e a integração de tecnologias são pontos importantes para promover a digitalização das atividades industriais, otimizar processos e produtividade”, sinaliza o diretor-executivo da TOTVS.

Internet das Coisas 

Os aparelhos inteligentes que integram o conceito de Internet das Coisas (IoT) estão cada vez mais presentes no dia a dia. Com a capacidade de se comunicar entre si por meio da internet, tal tecnologia pode auxiliar as empresas com novos insights, ao registrar e transferir dados para monitoramento de processos. Importante aliada na tomada de decisões, a IoT traz clareza e melhor visibilidade para informações. Já o controle a distância e a automação de dispositivos são possibilitados pela conexão entre pessoas, máquinas e equipamentos em escritórios, indústrias e até nas residências. Também, os dados coletados por esses aparelhos podem ser combinados à Inteligência Artificial e, a partir disso, identificados novos padrões de uso.

Segurança digital

O acesso rápido e abrangente às tecnologias exige também das empresas o investimento em proteção cibernética. A segurança digital é uma importante aliada na proteção de  empresas contra ataques cibernéticos e acessos não autorizados aos dados presentes nas plataformas. De acordo com uma pesquisa da Deloitte, 80% dos empresários consideram o investimento em segurança digital como um dos mais importantes. A prática é indispensável para que a empresa assegure não somente que estará protegida de ataques, mas também forneça ao consumidor e aos colaboradores a proteção contra o vazamento de dados, prevista na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “É essencial que as organizações estejam alinhadas quanto à proteção de dados e informações presentes em seus registros e plataformas para que todas as demais ferramentas tecnológicas tenham pleno funcionamento e possam gerar o resultado e crescimento esperados”, finaliza Márcio Viana.

Sobre a TOTVS  
Líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas, a TOTVS entrega produtividade para 70 mil clientes por meio da digitalização dos negócios. Indo muito além do ERP, oferece serviços financeiros e soluções de business performance, investindo R$ 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio de sua tecnologia. Para mais informações, acesse o site.  

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >