Encontro tem como objetivo fortalecer habilidades técnicas dos profissionais nas áreas de educação, gestão administrativa, orçamentária, financeira, recursos humanos, insumos e logística
Caderno, caneta, sala de aula e carteira. Dirigentes municipais de Educação do litoral paranaense voltam para as salas de aula, juntos, a partir da próxima segunda-feira, dia 10 de julho. Sete dos municípios do litoral buscarão fortalecer habilidades técnicas nas áreas de educação, gestão administrativa, orçamentário-financeira, recursos humanos, insumos e logística. O encontro técnico faz parte do projeto “Vamos Fazer essa Conta Juntos”, do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Litoral Paranaense, em parceria com Instituto Positivo e com os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
O projeto pretende colaborar no estudo de processos administrativos, para adequar a gestão da Educação, priorizando o direito de aprendizagem dos estudantes. Juntos, os participantes do ADE discutiram o atual contexto da Educação brasileira e definiram algumas temáticas para aprofundamento ao longo de 2023. Entre capacitações, reuniões técnicas e ferramentas, serão nove encontros ao longo deste ano para tirar dúvidas e colocar em prática as decisões tomadas a partir dessas reuniões.
De acordo com Cristiane da Fonseca, coordenadora de de implantação de projetos do Instituto Positivo, essas iniciativas colaborativas fortalecem ainda mais os secretários municipais de Educação e suas equipes técnicas. “Elas promovem a troca de experiências, bem como a transferência de conhecimentos técnicos sobre o novo cenário da educação”, afirma. “Nós selamos o compromisso social de estarmos juntos para fazer o melhor por uma educação de qualidade para nosso litoral”, afirma.
Desde 2022, os municípios que compõem a Associação dos Municípios do Litoral Paranaense têm atuado em forma de Arranjo, pensando e planejando ações conjuntas para o desenvolvimento de uma educação com equidade. Ou seja, que todos os estudantes avancem juntos e com qualidade. Para isso, foram elencadas metas prioritárias a serem trabalhadas no território, por meio do diagnóstico territorial. “Todas as temáticas do projeto foram constituídas pelo grupo formado por secretários de educação, equipes técnicas e Instituto Positivo, de forma coletiva”, lembra Cristiane.
Para Adriana Assumpção, secretária de Educação de Morretes, a participação no ADE Litoral tem sido muito importante. Durante os encontros há muita análise e reflexão sobre os pontos fracos e necessários para mudar. “Iniciamos os encontros com objetivo de unir forças e melhorar índices da região. E agora, com as atualizações das legislações educacionais, em que se procura dirimir as desigualdades sociais, o ADE Litoral passa a ter uma importância ainda maior”, afirma. “Ele mostra também que as formações que estão acontecendo promoverão um fortalecimento a todos os envolvidos diretamente nas equipes diretivas das redes municipais de ensino, para que estes entendam e assumam o compromisso para uma educação de qualidade”, afirma.
Compreendendo as novas orientações nacionais para melhorar a educação
De acordo com Cristiane da Fonseca, o projeto “Vamos fazer essa conta juntos?” é uma iniciativa necessária e importante porque contará com eventos coletivos e também individuais, além de convidar para o diálogo outras secretarias que tenham interface com a Educação. “A expectativa é grande para que possamos, juntos, somar forças e fortalecer a realidade atual”, avalia.
Para Tenile Xavier, secretária de Educação de Paranaguá, as expectativas quanto à participação no projeto são positivas, visto a relevância do tema. “As questões financeiras e econômicas são pontos sensíveis quando se trata do setor público. Portanto, essa iniciativa ocorre em momento oportuno para que possamos juntos, refletir e agir na organização orçamentária”, afirma. “Acredito que o diferencial do projeto Vamos fazer essa conta juntos? É a possibilidade de olhar os próprios indicadores para que eles auxiliem nas tomadas de decisões, assim como,aprofundar e traçar um panorama a partir da nossa realidade, com o objetivo de avançar financeira e economicamente”, promete.
O que são os ADEs?
Os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) são um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar em conjunto – e não mais isoladamente, somando esforços, recursos e competências para solucionar conjuntamente as dificuldades na área da Educação. A proposta dos Arranjos foi homologada pelo MEC em 2011, e incluída como uma opção para o alcance de metas e estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014 (art. 7.º, parágrafo 7.º).
Instituto Positivo
O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo: instituto.positivo.com.br.