Anotar, ouvir ou realizar testes: cada estudante tem maior facilidade com uma metodologia de estudo
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As pessoas são diferentes umas das outras, incluindo o modo como aprendem. Segundo estudos da neurolinguística, existem três diferentes formas de percepção de informação: visual (que faz uso da visão); auditivo (que vale-se da audição); e cinestésico (que aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações). Cada indivíduo, em regra, tem predominância em um destes. Para os vestibulandos, conhecer qual o estilo predominante para si mesmo pode ser um diferencial para se preparar para as provas.
Nos corredores e salas de cursinhos não é difícil encontrar alunos com apostilas grossas, cheias de anotações, com cada detalhe do que foi aprendido. Outros, mais auditivos, preferem prestar atenção e ouvir muito bem o que o que o professor explica, talvez até gravar para ouvir novamente mais tarde. E, aqueles mais cibernéticos, fazem dos familiares e amigos seus próprios estudantes, pois aprendem melhor quando ensinam, se movimentando ou falando sobre aquilo que aprenderam.
“Em geral, eu percebo que a maioria dos alunos gosta de ler a teoria e fazer testes. É raro o aluno que fica só na teoria e não tão raro alunos que ficam só nos testes. Porém, tanto uma quanto outra acho que são formas equivocadas. A melhor maneira é o aluno dedicar um tempo para estudar a teoria e fazer tantos testes quanto possível”, instrui o professor e orientador do Curso Positivo, Luiz Fernando Cordeiro.
Quanto ao método de anotar, o professor conta que não é uma unanimidade. “Alguns alunos preferem ficar observando, ouvindo e vendo o professor, mas sem o hábito de anotar. Mas isso são alguns. Vários alunos preferem anotar, às vezes o conteúdo da lousa, algum detalhe do slide, alguns até o que o professor tá falando. E eu vejo uma quantidade expressiva de alunos que gostam de anotar porque enquanto ele anota, isso o ajuda a manter a atenção durante a aula, evita a dispersão”, expõe. “Já gravar a aula é muito raro vermos, porque, na preparação do vestibular, o tempo é muito curto, então, gravar pra depois ouvir depois é um desperdício de tempo”.
Ele conta que, em seu trabalho de orientação com os alunos, tenta encontrar um equilíbrio entre as formas que aquele estudante mais aprende, para que a leitura, resolução de exercícios e simulados se complementem. “O que devemos lembrar é que, no vestibular, é importante que o aluno tenha o conhecimento necessário para realizar a prova, independente da forma pela qual ele adquiriu esse conhecimento. O mais importante é aprender”.
E aprender utilizando os meio mais efetivos para si foi o que levou Lucas Fritzen, aluno do Curso Positivo, a conquistar uma vaga de medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Lucas conta que sempre misturou bastante os métodos de estudo, mas que tem predominância cinestésica e auditiva. “Eu fazia muitos testes, como forma de revisar e até aprender coisas novas, e nunca anotava nada nas aulas, prestar atenção na explicação do professor era o suficiente para que eu absorvesse a informação e conseguisse revisar depois”, explica.
Para saber qual o estilo de aprendizagem é predominante, o aluno pode fazer o teste abaixo e otimizar seu tempo de estudos, de modo que tire proveito de suas facilidades:
1. Eu gostaria mais de fazer este exercicio:
a. Por escrito
b. Oralmente
c. Realizando tarefas
2. Gosto muito de ganhar um presente que seja:
a. Bonito
b. Sonoro
c. Útil
3. Tenho mais facilidade de lembrar nas pessoas:
a. A fisionomia.
b. A voz.
c. Os gestos.
4. Aprendo mais facilmente:
a. Lendo.
b. Ouvindo.
c. Fazendo.
5. As atividades que mais me motivam são:
a. Fotografia, pintura.
b. Música, palestra.
c. Escultura, dança.
6. Na maioria das vezes prefiro:
a. Observar.
b. Ouvir.
c. Fazer.
7. Ao me lembrar de um filme, vem a minha mente:
a. As cenas.
b.Os diálogos.
c. As sensações.
8. Nas férias, gosto mais de:
a. Conhecer novos lugares.
b. Descansar.
c. Participar de atividades.
9. O que mais valorizo nas pessoas é:
a. A aparência.
b. O que elas dizem.
c. O que elas fazem.
10. Percebo que alguém gosta de mim:
a. Pelo jeito de me olhar.
b. Pelo jeito de me falar.
c. Por suas atitudes.
11. Meu carro preferido tem principalmente que ser:
a. Bonito.
b. Silencioso.
c. Confortável.
12. Quando vou comprar algo procuro:
a. Olhar bem o produto.
b. Ouvir o vendedor.
c. Experimentar.
13. Tomo decisões com base principalmente no que:
a. Vejo.
b. Ouço.
c. Sinto.
14. Em excesso, o que mais me incomoda é:
a. Claridade.
b. Barulho.
c. Ajuntamento
15. O que mais me agrada em um restaurante:
a. O ambiente.
b. A conversa.
c. A comida
16. Em um show, valorizo mais:
a. A iluminação.
b. As músicas.
c. A interpretação.
17. Enquanto espero alguém, fico:
a. Observando o ambiente.
b. Ouvindo as conversas.
c. Andando, mexendo com as mãos.
18. Eu mais me entusiasmo quando:
a. Me mostram.
b. Me falam.
c. Me convidam para participar.
19. Ao consolar alguém, procuro:
a. Mostrar um caminho.
b. Levar uma palavra.
c. Dar um abraço.
20. O que mais gosto em uma fogueira é:
a. Olhar as chamas.
b. Ouvir o crepitar da madeira.
c. Sentir o calor
Agora some quantas vezes você indicou cada letra e multiplique por cinco para obter os percentuais:
a. Visual x5
b. Auditivo x5
c. Cinestésico x5
Sobre o Curso Positivo
Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com quatro sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino.
Nos corredores e salas de cursinhos não é difícil encontrar alunos com apostilas grossas, cheias de anotações, com cada detalhe do que foi aprendido. Outros, mais auditivos, preferem prestar atenção e ouvir muito bem o que o que o professor explica, talvez até gravar para ouvir novamente mais tarde. E, aqueles mais cibernéticos, fazem dos familiares e amigos seus próprios estudantes, pois aprendem melhor quando ensinam, se movimentando ou falando sobre aquilo que aprenderam.
“Em geral, eu percebo que a maioria dos alunos gosta de ler a teoria e fazer testes. É raro o aluno que fica só na teoria e não tão raro alunos que ficam só nos testes. Porém, tanto uma quanto outra acho que são formas equivocadas. A melhor maneira é o aluno dedicar um tempo para estudar a teoria e fazer tantos testes quanto possível”, instrui o professor e orientador do Curso Positivo, Luiz Fernando Cordeiro.
Quanto ao método de anotar, o professor conta que não é uma unanimidade. “Alguns alunos preferem ficar observando, ouvindo e vendo o professor, mas sem o hábito de anotar. Mas isso são alguns. Vários alunos preferem anotar, às vezes o conteúdo da lousa, algum detalhe do slide, alguns até o que o professor tá falando. E eu vejo uma quantidade expressiva de alunos que gostam de anotar porque enquanto ele anota, isso o ajuda a manter a atenção durante a aula, evita a dispersão”, expõe. “Já gravar a aula é muito raro vermos, porque, na preparação do vestibular, o tempo é muito curto, então, gravar pra depois ouvir depois é um desperdício de tempo”.
Ele conta que, em seu trabalho de orientação com os alunos, tenta encontrar um equilíbrio entre as formas que aquele estudante mais aprende, para que a leitura, resolução de exercícios e simulados se complementem. “O que devemos lembrar é que, no vestibular, é importante que o aluno tenha o conhecimento necessário para realizar a prova, independente da forma pela qual ele adquiriu esse conhecimento. O mais importante é aprender”.
E aprender utilizando os meio mais efetivos para si foi o que levou Lucas Fritzen, aluno do Curso Positivo, a conquistar uma vaga de medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Lucas conta que sempre misturou bastante os métodos de estudo, mas que tem predominância cinestésica e auditiva. “Eu fazia muitos testes, como forma de revisar e até aprender coisas novas, e nunca anotava nada nas aulas, prestar atenção na explicação do professor era o suficiente para que eu absorvesse a informação e conseguisse revisar depois”, explica.
Para saber qual o estilo de aprendizagem é predominante, o aluno pode fazer o teste abaixo e otimizar seu tempo de estudos, de modo que tire proveito de suas facilidades:
1. Eu gostaria mais de fazer este exercicio:
a. Por escrito
b. Oralmente
c. Realizando tarefas
2. Gosto muito de ganhar um presente que seja:
a. Bonito
b. Sonoro
c. Útil
3. Tenho mais facilidade de lembrar nas pessoas:
a. A fisionomia.
b. A voz.
c. Os gestos.
4. Aprendo mais facilmente:
a. Lendo.
b. Ouvindo.
c. Fazendo.
5. As atividades que mais me motivam são:
a. Fotografia, pintura.
b. Música, palestra.
c. Escultura, dança.
6. Na maioria das vezes prefiro:
a. Observar.
b. Ouvir.
c. Fazer.
7. Ao me lembrar de um filme, vem a minha mente:
a. As cenas.
b.Os diálogos.
c. As sensações.
8. Nas férias, gosto mais de:
a. Conhecer novos lugares.
b. Descansar.
c. Participar de atividades.
9. O que mais valorizo nas pessoas é:
a. A aparência.
b. O que elas dizem.
c. O que elas fazem.
10. Percebo que alguém gosta de mim:
a. Pelo jeito de me olhar.
b. Pelo jeito de me falar.
c. Por suas atitudes.
11. Meu carro preferido tem principalmente que ser:
a. Bonito.
b. Silencioso.
c. Confortável.
12. Quando vou comprar algo procuro:
a. Olhar bem o produto.
b. Ouvir o vendedor.
c. Experimentar.
13. Tomo decisões com base principalmente no que:
a. Vejo.
b. Ouço.
c. Sinto.
14. Em excesso, o que mais me incomoda é:
a. Claridade.
b. Barulho.
c. Ajuntamento
15. O que mais me agrada em um restaurante:
a. O ambiente.
b. A conversa.
c. A comida
16. Em um show, valorizo mais:
a. A iluminação.
b. As músicas.
c. A interpretação.
17. Enquanto espero alguém, fico:
a. Observando o ambiente.
b. Ouvindo as conversas.
c. Andando, mexendo com as mãos.
18. Eu mais me entusiasmo quando:
a. Me mostram.
b. Me falam.
c. Me convidam para participar.
19. Ao consolar alguém, procuro:
a. Mostrar um caminho.
b. Levar uma palavra.
c. Dar um abraço.
20. O que mais gosto em uma fogueira é:
a. Olhar as chamas.
b. Ouvir o crepitar da madeira.
c. Sentir o calor
Agora some quantas vezes você indicou cada letra e multiplique por cinco para obter os percentuais:
a. Visual x5
b. Auditivo x5
c. Cinestésico x5
Sobre o Curso Positivo
Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com quatro sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino.