Dia das crianças: o presente certo para cada idade

Especialista orienta na escolha do presente ideal

[flgallery id=2560 /]

Escolher presente para crianças geralmente é uma tarefa difícil e que gera muitas dúvidas. Saber o que presentear de acordo com a idade pode beneficiar a diversão e, até mesmo, proporcionar mais segurança para as crianças durante a brincadeira. Com a proximidade do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, a psicóloga escolar do Colégio Positivo Internacional, Michelle Cristina Norberto, orienta como presentear os pequenos.

De acordo com a especialista, no processo de desenvolvimento cognitivo de uma criança, as brincadeiras possuem uma função importante e os brinquedos, por sua vez, são ferramentas fundamentais nesse processo. “Na escolha de um brinquedo, alguns cuidados são fundamentais, como a identificação de quais estímulos à aprendizagem ele proporciona, se é adequado quanto à segurança e se possui certificação do INMETRO”, reforça Michelle. Com relação aos estímulos para o desenvolvimento infantil, alguns brinquedos são mais adequados para determinadas fases do desenvolvimento. 

De 0 a 2 anos: brinquedos coloridos, com sons e texturas diferentes são ideais para crianças de até dois anos, já que estimulam o desenvolvimento das percepções táteis, auditivas, visuais e psicomotoras. Segundo a psicóloga, esse é o período de maior desenvolvimento da criança e com maiores saltos de aprendizagem. “Os brinquedos ideais são os que propiciam estímulos sensoriais e coordenação motora, como objetos sonoros, mordedores, móbiles, jogos de encaixe, jogos de ação e reação para bebês e que se desloquem a partir do movimento da criança”, sugere. 

De 2 a 4 anos: Nesta fase, a criança aprende muito por imitação e inicia os jogos simbólicos e o faz de conta. Os brinquedos que permitem e estimulam o faz de conta são os mais indicados. Exemplos de brinquedos são os blocos de montar, jogos de panelinhas, kits de ferramentas, fantasias, bonecos e bonecas, brinquedos que recriam cenários e jogos de encaixe. 

De 4 a 6 anos: princesas, bonecas, cavaleiros e futebol são as atividades preferidas desta faixa etária. “Para essas crianças, os brinquedos podem ser ferramentas também no desenvolvimento do aprendizado acadêmico, estimulando a memória, a coordenação motora fina e ampla, a coordenação viso-motora, a atenção, o raciocínio e a criatividade. Algumas possibilidades são massinhas, tintas, bolas de diferentes tamanhos, quebra-cabeças, Lince, jogos de alinhavo, fantasias e blocos de montar”, diz Michelle. 

A partir de 6 anos: nesta fase, as crianças já conseguem expressar seus interesses e vontades e os brinquedos podem ser mais direcionados a partir das características e aspectos motores de cada um. “Cada dia mais a interação social e entre os pares se mostra mais presente nas brincadeiras; o brincar de faz de conta já ocorre em grupo, já há elaboração de contextos e troca de papéis. São importantes brinquedos que sejam utilizados em grupo, como jogos de tabuleiro, corda, bola, jogos de regras que exijam troca de turnos (minha vez/sua vez) e saber lidar com o ganhar e perder”, sinaliza a psicóloga. 

A partir de 8 anos: as crianças já conseguem expressar seus interesses e vontades. Por isso, os brinquedos já podem ser mais direcionados a partir dos interesses da criança, para estimular os aspectos motores. 

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende cinco unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo –  Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo Hauer e o Colégio Positivo Internacional atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Língua Inglesa diferenciadas, além de aprendizado internacional na unidade que leva essa proposta em seu nome. Em 2016, foi incorporado ao Positivo o Colégio Positivo Joinville (SC) e, em 2017, o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo ganhou duas unidades em Ponta Grossa (PR): Colégio Girassol e Positivo Master.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >