[flgallery id=1976 /]
Grande participação feminina e ideias sustentáveis marcaram a 3ª edição do concurso que visa capacitar e reconhecer jovens empreendedores
Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), publicada em julho deste ano, revelou o perfil dos empreendedores brasileiros com idade entre 18 e 39 anos. Segundo o estudo, 65% dos jovens são homens e apenas 35% mulheres. Dentre os setores de atuação, 57,9% estão presentes na área de serviços e 30,1% no comércio. Já o concurso cultural Geração Empreendedora – Desafio Paraná, dirigido também ao público jovem empreendedor com o objetivo de reconhecer via investimento e capacitar os participantes, revela dados praticamente semelhantes em relação aos setores de atuação dos inscritos: 31% dedicam-se ao comércio, 53% a serviços e 16% à produção. O que surpreendeu a organização foi o percentual de mulheres inscritas na versão on-line do concurso: 56% mulheres e 44% homens.
O concurso Desafio Paraná, uma iniciativa da Volkswagen e da organização social Aliança Empreendedora, que conta com apoio do Governo do Paraná, já está em sua 3ª edição e oferece capacitação gratuita nas versões on-line e presencial. Na edição anterior, o volume de mulheres inscritas para o treinamento virtual foi de apenas 39%, o que representa um aumento de 14% em um ano. Segundo a organização, nos cursos e treinamentos presenciais, a participação feminina foi ainda maior, compondo entre 70% e 80% dos inscritos. “Ficamos surpresos com o aumento no número de mulheres participantes. Provavelmente seja um reflexo do empoderamento feminino e também uma maior percepção de que o empreendedorismo é uma alternativa para desenvolvimento de carreira e geração de renda”, comenta Barbara Rouze, coordenadora da 3ª edição do Desafio Paraná.
Grande parte dos negócios inscritos valorizam a cultura e produção regional, preocupação com o meio ambiente e geração de empregos. Acessórios femininos produzidos com resíduos sólidos, produção de cosméticos naturais e alimentos veganos, doces produzidos com frutas oriundas da agricultura familiar, programa para implantação de educação emocional nas escolas e um bar campeiro que visa proporcionar contato com a natureza e valorizar a produção local, são algumas das ideias apresentadas.
A cada nova edição, o concurso inova em formatos de capacitação que atendam a um público cada vez maior de jovens empresários do Estado. Em 2018, além da versão on-line do concurso também foram ofertadas opções presenciais para atender a um público com menor acesso à internet ou que tenha mais facilidade de aprendizado com o suporte direto de um orientador. Os cursos presenciais, com duração de uma semana, foram ofertados em 15 cidades paranaenses. Além disso, outras 11 cidades receberam os cineclubes, uma capacitação presencial com duração de três horas e formada pelo uso das web séries do curso on-line e a presença de um facilitador para orientar os participantes.
Ao todo, mais de mil jovens tiveram acesso a treinamentos com o objetivo de oferecer ferramentas de fácil aplicação para análise e controle financeiro, precificação, vendas e marketing. O conceito dos treinamentos é baseado na teoria do “Effectuation” ou Teoria do Fazer, que trata o ato de empreender como um conjunto de habilidades e relacionamentos que o empreendedor já possui na sua história de vida e que geram oportunidades para desenvolver o negócio. “Nós acreditamos que qualquer pessoa tem capacidade para empreender e, por isso, o conteúdo dos cursos visa desenvolver as habilidades, experiências e a rede de relacionamento do empreendedor, mostrando que ele pode empreender imediatamente com as ferramentas que dispõe”, revela Barbara.
Após os dois meses de realização de treinamentos e etapas seletivas, 60 finalistas reúnem-se na próxima sexta-feira (7) para o evento que irá revelar os empreendedores destaque que serão contemplados com certificados em barras de ouro. Serão oito ganhadores (1º e 2º lugares) da versão on-line do concurso, que contemplava as categorias Ideias de Negócio, Negócio, Negócio com Tecnologia e Impacto Social, e quatro ganhadores (1º e 2º lugares) dos cursos presenciais e cineclubes nas categorias iniciantes e atuantes. “A possibilidade de investimento ao final do concurso foi uma motivação para a participação dos empreendedores, mas o principal ganho é o conhecimento recebido por meio de treinamentos, troca de experiências e mentorias. Esse benefício certamente vai se refletir no futuro do negócio de todos os participantes”, completa Barbara.
Serviço
Cerimônia de Reconhecimento da 3ª Edição do Concurso Geração Empreendedora – Desafio Paraná
Data: sexta-feira, 7 de dezembro
Horário: 10 às 12h
Local: Salão de Atos do Palácio Iguaçu – Curitiba (PR)
Entrada: exclusiva para finalistas, parceiros e organizadores
Sobre a Volkswagen do Brasil
Com 65 anos de presença na vida, no coração e na garagem dos brasileiros, a Volkswagen vive um momento único no Brasil. Nasce uma Nova Volkswagen, estratégia que prevê a maior ofensiva de produtos da marca no País, com 20 lançamentos até 2020, fruto de um investimento de R$ 7 bilhões.
A Volkswagen, que tem o maior portfólio de produtos no País, é a marca que mais cresce, tanto em Vendas como em Participação de Mercado, e acumula conquistas expressivas: é a maior produtora, com 23 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história no Brasil, com 3,7 milhões de carros embarcados. Somos 15 mil empregados, atuando em quatro fábricas, um centro de peças e escritórios regionais em todo o País com a missão de oferecer a melhor experiência de mobilidade para melhorar a vida das pessoas.
Sobre a Aliança Empreendedora
Fundada em 2005 em Curitiba (PR), a Aliança Empreendedora é uma organização social que apoia empresas, organizações sociais e governos a desenvolverem negócios inclusivos, além de implementar projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda que oferecem conhecimento, desenvolvimento de redes de relacionamento e mercado e facilidade crédito. Desde sua fundação já apoiou mais de 50 mil empreendedores, por meio de cerca de 130 projetos e mais de 90 parceiros, gerando novas oportunidades de negócios, postos de trabalho e renda através do empreendedorismo. Com sua ação em prol da inclusão e desenvolvimento econômico e social já recebeu diversos reconhecimentos, como o prêmio Visionarius UBS e foi considerada a ONG mais confiável no Brasil na categoria Geração de Renda pela revista Reader´s Digest. Também é membro oficial da Youth Business International e da Rede ANDE (Aspen Network of Development Enterpreneurs).
Mais informações: http://aliancaempreendedora. org.br/
O concurso Desafio Paraná, uma iniciativa da Volkswagen e da organização social Aliança Empreendedora, que conta com apoio do Governo do Paraná, já está em sua 3ª edição e oferece capacitação gratuita nas versões on-line e presencial. Na edição anterior, o volume de mulheres inscritas para o treinamento virtual foi de apenas 39%, o que representa um aumento de 14% em um ano. Segundo a organização, nos cursos e treinamentos presenciais, a participação feminina foi ainda maior, compondo entre 70% e 80% dos inscritos. “Ficamos surpresos com o aumento no número de mulheres participantes. Provavelmente seja um reflexo do empoderamento feminino e também uma maior percepção de que o empreendedorismo é uma alternativa para desenvolvimento de carreira e geração de renda”, comenta Barbara Rouze, coordenadora da 3ª edição do Desafio Paraná.
Grande parte dos negócios inscritos valorizam a cultura e produção regional, preocupação com o meio ambiente e geração de empregos. Acessórios femininos produzidos com resíduos sólidos, produção de cosméticos naturais e alimentos veganos, doces produzidos com frutas oriundas da agricultura familiar, programa para implantação de educação emocional nas escolas e um bar campeiro que visa proporcionar contato com a natureza e valorizar a produção local, são algumas das ideias apresentadas.
A cada nova edição, o concurso inova em formatos de capacitação que atendam a um público cada vez maior de jovens empresários do Estado. Em 2018, além da versão on-line do concurso também foram ofertadas opções presenciais para atender a um público com menor acesso à internet ou que tenha mais facilidade de aprendizado com o suporte direto de um orientador. Os cursos presenciais, com duração de uma semana, foram ofertados em 15 cidades paranaenses. Além disso, outras 11 cidades receberam os cineclubes, uma capacitação presencial com duração de três horas e formada pelo uso das web séries do curso on-line e a presença de um facilitador para orientar os participantes.
Ao todo, mais de mil jovens tiveram acesso a treinamentos com o objetivo de oferecer ferramentas de fácil aplicação para análise e controle financeiro, precificação, vendas e marketing. O conceito dos treinamentos é baseado na teoria do “Effectuation” ou Teoria do Fazer, que trata o ato de empreender como um conjunto de habilidades e relacionamentos que o empreendedor já possui na sua história de vida e que geram oportunidades para desenvolver o negócio. “Nós acreditamos que qualquer pessoa tem capacidade para empreender e, por isso, o conteúdo dos cursos visa desenvolver as habilidades, experiências e a rede de relacionamento do empreendedor, mostrando que ele pode empreender imediatamente com as ferramentas que dispõe”, revela Barbara.
Após os dois meses de realização de treinamentos e etapas seletivas, 60 finalistas reúnem-se na próxima sexta-feira (7) para o evento que irá revelar os empreendedores destaque que serão contemplados com certificados em barras de ouro. Serão oito ganhadores (1º e 2º lugares) da versão on-line do concurso, que contemplava as categorias Ideias de Negócio, Negócio, Negócio com Tecnologia e Impacto Social, e quatro ganhadores (1º e 2º lugares) dos cursos presenciais e cineclubes nas categorias iniciantes e atuantes. “A possibilidade de investimento ao final do concurso foi uma motivação para a participação dos empreendedores, mas o principal ganho é o conhecimento recebido por meio de treinamentos, troca de experiências e mentorias. Esse benefício certamente vai se refletir no futuro do negócio de todos os participantes”, completa Barbara.
Serviço
Cerimônia de Reconhecimento da 3ª Edição do Concurso Geração Empreendedora – Desafio Paraná
Data: sexta-feira, 7 de dezembro
Horário: 10 às 12h
Local: Salão de Atos do Palácio Iguaçu – Curitiba (PR)
Entrada: exclusiva para finalistas, parceiros e organizadores
Sobre a Volkswagen do Brasil
Com 65 anos de presença na vida, no coração e na garagem dos brasileiros, a Volkswagen vive um momento único no Brasil. Nasce uma Nova Volkswagen, estratégia que prevê a maior ofensiva de produtos da marca no País, com 20 lançamentos até 2020, fruto de um investimento de R$ 7 bilhões.
A Volkswagen, que tem o maior portfólio de produtos no País, é a marca que mais cresce, tanto em Vendas como em Participação de Mercado, e acumula conquistas expressivas: é a maior produtora, com 23 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história no Brasil, com 3,7 milhões de carros embarcados. Somos 15 mil empregados, atuando em quatro fábricas, um centro de peças e escritórios regionais em todo o País com a missão de oferecer a melhor experiência de mobilidade para melhorar a vida das pessoas.
Sobre a Aliança Empreendedora
Fundada em 2005 em Curitiba (PR), a Aliança Empreendedora é uma organização social que apoia empresas, organizações sociais e governos a desenvolverem negócios inclusivos, além de implementar projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda que oferecem conhecimento, desenvolvimento de redes de relacionamento e mercado e facilidade crédito. Desde sua fundação já apoiou mais de 50 mil empreendedores, por meio de cerca de 130 projetos e mais de 90 parceiros, gerando novas oportunidades de negócios, postos de trabalho e renda através do empreendedorismo. Com sua ação em prol da inclusão e desenvolvimento econômico e social já recebeu diversos reconhecimentos, como o prêmio Visionarius UBS e foi considerada a ONG mais confiável no Brasil na categoria Geração de Renda pela revista Reader´s Digest. Também é membro oficial da Youth Business International e da Rede ANDE (Aspen Network of Development Enterpreneurs).
Mais informações: http://aliancaempreendedora.