Serviço desenvolvido e operacionalizado pelo ICI para a Prefeitura de Curitiba pode ser acessado via portal, chat e telefone
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O recente boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná mostrou aumento nos casos de dengue no Estado: na última semana, foram 305 novos casos registrados, sendo que a grande maioria contraiu a doença no município de residência. O mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir até três doenças diferentes (dengue, febre chikungunya e zika), se prolifera em ambientes quentes e úmidos e, em casos mais graves, pode levar até a morte.
Campanhas de combate e prevenção são formas de incentivar a população a tomar os cuidados necessários para evitar a reprodução do mosquito. Além disso, Curitiba conta com serviços da Central 156, canal de comunicação entre o cidadão e a prefeitura desenvolvido e operacionalizado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). Por meio do portal, chat e telefone, é possível solicitar limpeza de locais públicos, como praças e parques, denunciar locais que tenham água parada, além de obter orientações para prevenção e combate dos focos do mosquito.
O coordenador de Atendimento do Cidadão do ICI, Ozires de Oliveira, comenta que o serviço de inspeção de imóveis com possíveis focos de mosquito da dengue teve mais movimentação neste ano. “Até 30 de novembro foram feitos 1.289 registros, o que representa um aumento de 148% em relação ao ano passado”, diz Ozires.
Para atender todas as demandas, a Secretaria Municipal do Urbanismo e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente fazem uma força-tarefa, dando prioridade nas solicitações dessa origem.
Sobre o ICI
O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.